Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 1

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas

Pretende começar a praticar MTB, mas ainda se encontra com muitas dúvidas?

Fique tranquilo que este artigo vai ajudar você a entender um pouco mais deste universo e sobre como adentrar nele da melhor forma possível!

Vem com a gente?

Entenda o que é o MTB

O Mountain Bike, mais popularmente conhecido como MTB, é um esporte praticado em solos montanhosos e irregulares, contando com bikes de configuração arrojada e resistentes a impactos para o melhor desempenho do praticante. 

Para saber sobre a história do MTB, é só consultar este artigo quando quiser.

Atualmente, o MTB é o núcleo da realização de inúmeras competições no Brasil e no mundo, dividindo-se em três níveis: Cross Country (XC), Enduro /All Moutain e Down Hill

Quem pode praticar MTB?

Qualquer pessoa que tiver muita disposição e sede de adrenalina!

Não existem critérios que definam quem pode ser um mountain biker ou não. O segredo é preparar-se corretamente, estudar bastante o esporte e seguir as 6 dicas que preparamos para você.

Confira!

1 – Escolha a bike certa para o seu objetivo

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 2

As mountain bikes contam com alguns reforços que são específicos da configuração de um equipamento feito para transpor obstáculos: pneus largos e cravudos, guidão mais largo e comprido, suspensões dianteiras e traseiras e marchas que garantem uma oscilação segura e eficiente na velocidade da bike.

As bikes  TSW Jump e TSW Stamina são muito populares entre ciclistas iniciantes pela qualidade e praticidade que apresentam ao nas trilhas.

Esses dois modelos também possuem uma configuração mais leve e compatível com o nível inicial do esporte, sem perder a brutalidade que o MTB exige.

Confira as especificações aqui no site sempre que precisar.

2 – Cuide da sua postura

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 3

Alguns ciclistas iniciantes pecam na postura e isso interfere totalmente no desempenho em cima da bike. 

O cuidado deve ser redobrado porque as consequências da má postura podem repercutir após o pedal, ocasionando problemas na coluna, joelhos e demais membros.

O Bike Fit é de extrema importância nessas horas, pois, antes mesmo de comprar a bike, você precisa realizar as medições corporais necessárias e adquirir um equipamento compatível com o seu tamanho.

Da altura do canote e do selim, tipo de pisada no pedal, ao tamanho do guidão: tudo contribui para que sua postura esteja correta.

3 – Vista-se como um mountain biker!

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 4

O que você nos diz sobre um guerreiro que não veste a sua armadura? Então leve este conceito para a vida de ciclista. 

Não é à toa que existem vestimentas específicas para quem pedala. Roupas comuns, utilizadas no dia a dia (até para exercícios) são inapropriadas para o ciclismo, principalmente de trilha, pois interferem no desempenho do ciclista e aumenta as chances do surgimento de dores causadas pelos impactos sofridos.

Abuse do estilo pedaleiro de se vestir! É neste momento que bermudas, camisas, bretelles, macaquinhos e luvas entram em ação.

Estas peças estão aí para tornar o seu pedal bem mais confortável, performático e livre de lesões.

Ah, e lembrando: não se usa roupa íntima por baixo da roupa de ciclismo. 

4 – Respeite seus limites físicos

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 5

O esporte por si só já exige muito esforço físico, por isso a dica para quem está iniciando é: respeite o tempo do seu corpo.

Exerça as suas capacidades e habilidades sobre a bike de forma gradativa e paciente. Trace uma meta de cada vez e não “estrapole” no nível de força gasto ou a quilometragem percorrida. 

Por falar em força, lembre-se que a sua alimentação também deverá se modificar. Passe a ingerir alimentos que são fontes de energia e ricos em nutrientes que ajudam a manter sua boa estrutura física. Se possível, busque o auxílio de um nutricionista. 

Não recorra à pressa por resultados, mas à constância e persistência. 

5 – Carregue um kit de emergência

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 6

Na hora do imprevisto, um kit com ferramentas de ajuste pode ser o seu “help”, então não deixe de levá-lo consigo os itens pequenos que podem te ajudar no surgimento de algum problema.

Também estão inclusos como “emergência” a água e a comida. Hidratar-se é lei, por isso, ande sempre com a sua caramanhola ou mochila de hidratação. Leve umas barrinhas de cereais para repor as energias e não passar aperto caso sinta fome.

6 – Tenha companheiros de pedal

Vai começar a praticar MTB? Então se liga nestas 6 dicas 7

Apesar de ser um esporte altamente competitivo, um dos princípios do ciclismo é promover a amizade e parceria entre os atletas.

Inserir-se em um grupo de pedal é ter a certeza que terá com quem contar na hora do pedido de socorro. Sem contar que pedalar com outras pessoas te fará aprender e se soltar muito mais. 

E aí? Pronto para se tornar um mountain biker? Pode ter certeza de que vai se sair muito bem seguindo as dicas acima, acreditamos em você!

Aqui no blog temos vários outros artigos que podem esclarecer suas principais dúvidas. Sempre que precisar, dê um giro por aqui!

Tmj.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias