A TSW Full Quest Advanced é uma bike full suspension para cross-country de altíssimo desempenho, criada para quem deseja encarar trilhas, treinos e competições de XC sem nenhum tipo de restrição – mesmo que isso signifique correr uma etapa da Copa do Mundo de MTB XCO.
Para atingir este objetivo, apostamos em um quadro totalmente feito em fibra de carbono com triângulo dianteiro monocoque, balança e triângulo traseiro em carbono , com suspensão integral no sistema Horst Link com flex stay, espaçamento boost, cabeamento interno, caixa cônica e uma geometria e cinemática totalmente renovada, criando um pacote leve, ágil e capaz de encarar subidas e descidas em velocidade máxima.
A bike conta com uma exclusiva pintura com grafismos em prata, com detalhes em preto, a única da linha que segue este padrão, criando um acabamento sóbrio e de bom gosto.
Pacote de componentes super eficiente
De ponta-a-ponta, a nova TSW Full Quest Advanced 21/22 aposta no que existe de mais moderno quando falamos em componentes, com o grande destaque ficando na transmissão da bicicleta. Para manter o peso super baixo e o funcionamento incrivelmente preciso, a marca apostou em um pacote com câmbio traseiro e cassete 10×51 Shimano XTR M9100 de 12 velocidades, controlados por trocadores Shimano XT M8100 – o pedivela tem uma coroa de 34 dentes, permitindo um ótimo rendimento nas subidas, sem sacrificar a velocidade nas descidas e plano.
Vale destacar que, com esse conjunto, o piloto terá a sua disposição todas as melhores tecnologias de trocas de marcha da Shimano, como o padrão de engate de marchas Hyperglide+, que troca as marchas mesmo sem aliviar a força nos pedais, além de sistemas como o Multi Release, que desce várias marchas de uma vez, o 2Way-Release e o Instant Release, que permitem acionar o câmbio de diferentes maneiras, sempre com mais velocidade.
O conjunto rotativo também é um show à parte, construído ao redor de cubos Shimano XTR, com 28 furos, aros WTB ST I30 light com 30mm de largura super leve de alumínio e pneus Vittoria.
Para controlar a velocidade, a bike aposta em freios a disco hidráulicos Shimano XT M8100, mordendo discos XTR Ice-Tech de 180mm – eles são super leves e possuem alta capacidade de dissipação de calor.
Sistema de suspensão de última geração
Para absorver as irregularidades do terreno, a nova Full Quest Advanced 21/22 aposta em uma suspensão traseira com sistema horst-link com 110mm de curso, 4 barras e o pivô traseiro é removido usando o eixo como pivô, usando a flexibilidade do SeatStay para garantir o bom funcionamento, além de remover peso e diminuir manutenção. A bike vem equipada com o remote OneLock da Sram, que acionam o travamento, o shock e a suspensão simultaneamente.
E por falar em garfos, a nova Full Quest Advanced 21/22 vem equipada com a super leve RockShox SID SL Select, uma das suspensões de cross-country mais leves e eficientes do mercado.
Com hastes de 32mm e um projeto que aumenta a rigidez sem acrescentar peso, o modelo aposta na moda de ar Debonair para proporcionar um ótimo suporte de meio de curso, com uma leitura de terreno simplesmente espetacular – além disso, a curva de progressividade pode ser ajustada com o sistema de espaçadores de volume bottomless tokens.
O modelo conta com um offset reduzido de 44 mm, que aumenta o “trail” – que é a face do pneu no solo – alinhando o aro mais largo e pressão mais baixa, ampliando assim o controle em altas velocidades e trechos técnicos. Além disso, a bike ainda tem seus movimentos controlados pelo sistema hidráulico Charger RL, que proporciona diversas opções de ajuste e um funcionamento macio e controlado mesmo em terrenos super agressivos.
Fechando o pacote, a nova Full Quest Advanced 21/22 está disponível em configurações com 100mm ou 120mm de curso dianteiro, criando opções uma opção para quem deseja mais agilidade e outra para quem precisa de uma dose extra de controle em trilhas e circuitos de XCO com um nível técnico mais elevado.
Geometria de última geração
A geometria da nova Full Quest Advanced 21/22 foi inteiramente desenvolvida para encarar trilhas e circuitos de cross-country com total desenvoltura, agilidade e controle. Para isso, a marca apostou em um pacote de números e ângulos super versáteis, com uma pitada do que existe de mais moderno no mercado.
A caixa de direção na versão 120mm tem 68 graus de inclinação, sendo que este número fica em 69 graus na versão de 100mm. Com isso, a agilidade fica garantida, sem prejudicar a capacidade da bike em trechos mais desafiadores. Além disso, o modelo no tamanho M tem espaçosos 430mm de alcance, colocando o piloto em uma posição centralizada na bike, mas sem tirar peso demais do eixo dianteiro, o que prejudica o controle em curvas mais apertadas.
Além disso, o tubo do selim fica com 74.5 graus de inclinação usando 120 mm, o que permite encontrar uma posição de pedalada eficiente nas subidas, sem prejudicar o giro das pernas em trechos planos e descidas. Com uma rabeira de apenas 438mm, o comprimento do entre-eixos não fica exageradamente grande, mantendo a agilidade em alta.
Para completar, o cockpit segue as últimas tendências do mercado, apostando em um desenho integrado com avanço de 70mm e guidão de 800mm de largura – um pacote para quem deseja controle e estabilidade sem prejudicar o baixo peso.
Com esta configuração, trata-se da bike perfeita para quem quer altíssimo rendimento em treinos e competições de XCO e XCM, com uma relação custo-benefício insuperável.
Curtiu? Fique ligado em nosso blog e até a próxima!