Atleta Hercilia Najara se alongando antes de exercitar

Top 3 aquecimentos para fazer antes do pedal

Que se aquecer antes de fazer qualquer atividade física é importante, todo mundo sabe, mas você sabe o motivo? Vem com a gente entender sobre a importância do aquecimento para o corpo e como ele pode melhorar o seu desempenho no pedal.

Qual a importância do aquecimento antes das atividades físicas?

Muita gente não liga para o alongamento, em sua maioria por conta da falta de tempo causada pela correria do dia a dia, ou só preguiça mesmo. O que pouca gente sabe, é que independente de você ser um atleta amador, semiprofissional e até mesmo um atleta profissional, este tipo de exercício é indispensável para qualquer modalidade esportiva.

Fazer atividades físicas com muita intensidade tende a enrijecer os músculos, o mesmo vale para quando se fica sem praticar nenhum tipo de exercício. O alongamento por sua vez contribui para a flexibilização e o aquecimento desses músculos e articulações, aumentando a disposição e desempenho.

Se alongar antes de praticar uma atividade física auxilia no condicionamento e na performance. Com o ciclismo não é diferente, o alongamento auxilia no decorrer do pedal e após, já que é um grande aliado na hora de prevenir e evitar dores e lesões que ocorrem a partir de treinos mais puxados.

O alongamento e a sua importância para os ciclistas

Antes de mais nada, é preciso entender o porquê do aquecimento antes de praticar qualquer modalidade do ciclismo ser tão importante.

Pedalar exige movimentos que não são naturais para o nosso corpo, como é o caso da caminhada. Enquanto pedalando, o corpo se sujeita a ficar em uma mesma postura por muito tempo, movimento majoritariamente as pernas, o que por sua vez pode causar tensões na região da lombar, além do desbalanceamento muscular.

Buscando te ajudar a prevenir esses tipos de complicações que prejudicam o seu desempenho na hora do pedal, nós preparamos uma lista com os 3 melhores aquecimentos para se fazer antes do seu giro. Bora conferir!

3 aquecimentos para fazer antes do pedal

Praticar atividades físicas regularmente é o segredo para uma vida mais saudável, portanto, lembre-se da frequência.

Confira agora os melhores aquecimentos para se fazer antes do pedal.

1) Prancha Isométrica

A coluna é o que garante a sustentação do nosso corpo. Durante o pedal, essa estrutura óssea passa muito tempo em uma mesma posição, deixando-a tensa, causando dores e desconforto.

Portanto, alongar a coluna antes de praticar o esporte é de extrema importância. Um bom exercício para essa parte do corpo é a prancha isométrica.

Mulher de top e short preto, fazendo o aquecimento prancha isométrica em cima de um colchonete na academia.

A prancha, como é comumente chamada, trabalha vários músculos de todo o corpo e contribui na estabilidade e melhora postural, auxilia no fortalecimento dos ombros e ainda melhora a resistência muscular. 

Paola Machado, colunista do UOL, conta que fazer o exercício de maneira correta é o melhor meio de colher bons frutos e aumentar o seu desempenho. A pesquisadora e mestre em ciências da saúde, preparou 4 passos para executar a prancha isométrica corretamente. Vem dar uma olhadinha!

  1. Deite-se de bruços no chão, com os antebraços no chão e os cotovelos diretamente abaixo dos ombros; 
  2. Eleve todo seu corpo, de forma ereta, com apoio dos cotovelos e dos pés; 
  3. Deixe os seus cotovelos alinhados com os seus ombros (na mesma distância dos mesmos); 
  4. Seu corpo deve formar uma linha reta do topo da cabeça aos calcanhares. Contraia a pelve, o core e os glúteos. Mantenha essa posição contraindo todo o corpo.

2) Agachamentos

O agachamento é considerado um exercício global, ou seja, ele trabalha vários músculos simultaneamente e por conta disto, ele pode ser categorizado como um exercício completo e funcional. 

Há quem acredite que o exercício só afeta os membros inferiores e os glúteos, mas ele vai muito além, vamos conferir?

Quando fazemos o agachamento, nós trabalhamos sim as partes citadas anteriormente, mas além delas, trabalhamos as áreas abdominais, o tronco, a região da lombar, membros estabilizadores em geral e em alguns casos, até os membros superiores.

Homem jovem de barba e sem camisa, de short preto e tenis azul fazendo um agachamento em uma área ao ar livre próximo à praia.

Mas para conseguir bons resultados, é preciso fazer o exercício corretamente, vamos aprender?

  1. Alinhe os seus pés com o seu quadril, acompanhando a linha dos ombros;
  2. Assim como a maioria dos exercícios físicos, o agachamento exige uma postura ereta;
  3. Mantendo a coluna na posição certa, você precisará olhar para frente enquanto faz o exercício;
  4. Sem tirar os calcanhares do chão, você irá se agachar inspirando e mantendo a amplitude do corpo, como se fosse sentar em uma cadeira; 
  5. Os membros superiores são importantes aliados na hora de realizar esse exercício, portanto, deixe os braços esticados com os cotovelos apontando para baixo;
  6. Ao contrair o abdômen enquanto agacha, a postura não sofrerá alteração durante o exercício e trabalhará mais partes do seu corpo;
  7. Cuidado com o joelhos, eles não devem ir além da linha da ponta dos pés;
  8. Para finalizar o exercício, é só estender as pernas, voltando para a posição inicial enquanto expira o ar.

3) Borboleta

Manter o corpo saudável é muito importante, muitos se focam apenas nos músculos e esquecem da saúde das articulações. Exercícios focados em flexibilidade contribuem para que os músculos do corpo consigam se alongar com mais amplitude e prevenir lesões após praticar atividades físicas mais intensas e de maior duração, como é o caso do ciclismo.

Borboleta é um exercício no qual acontece um movimento abdutor do quadril, enquanto os joelhos são flexionados em conjunto.

Mulher de top e legging na cor nude, sentada no chão na posição borboleta.
Para realizar este exercício, você vai precisar:
  1. Primeiramente, sentar-se no chão;
  2. Manter a coluna ereta, deixar os calcanhares próximos da pelve e as solas dos pés juntas;
  3. Com as mãos em torno dos seus pés, faça o movimento de abaixar e levantar os joelhos suavemente, semelhante ao bater das asas de uma borboleta;
  4. É muito importante manter a postura enquanto se faz esse alongamento;
  5. No decorrer do exercício incline-se para baixo mantendo a postura para aumentar a intensidade do alongamento e trabalhar mais as articulações.

Alongamentos são uma importante parte da rotina de exercícios. Eles ajudam a melhorar a flexibilidade, previnem lesões e aumentam a amplitude de movimento. É importante realizá-los de maneira correta e gradual para obter os melhores resultados.

E aí, curtiu o conteúdo? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e não esqueça de nos marcar quando postar algum story! 

Acompanhe também a rotina dos nossos atletas no TSW Racing Team.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias