As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 1

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country

Assim como você conferiu aqui no Blog da TSW, o mountain biking é um esporte super variado, com modalidades diferentes para quem gosta das subidas e do desempenho atlético, que é o caso do cross-country, ou para quem gosta da adrenalina e da técnica das descidas, que é o caso de modalidades como o enduro e o all-mountain. 

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 2

Até por isso, uma bike de enduro como a TSW All Quest tem características bem particulares, indicadas para quem realmente quer testar os limites da velocidade ladeira abaixo. Mas, até por conta dessa velocidade, os equipamentos usados em cada uma das modalidades costuma variar, e um dos pontos de maior destaque é justamente o capacete. 

Capacete para trail, All-Mountain e Enduro

Por conta da maior velocidade e das trilhas mais técnicas, modalidades como o trail e o all-mountain, além de sua versão competitiva, o Enduro, exigem um nível de proteção maior, especialmente para a cabeça do ciclista.

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 3

Por isso, capacetes como o MTB Enduro 2021/2022 possuem uma construção mais reforçada, e também um prolongamento na parte traseira da cabeça. Com isso, a região occipital, que fica acima da nuca e é super sensível, fica bem mais protegida.

Além disso, o modelo tem uma extensão que aumenta a cobertura das têmporas, o que também ajuda a proteger uma área mais delicada do crânio. Outro detalhe importante é que, assim como todo bom capacete para modalidades mais extremas, ele também tem uma viseira relativamente grande. 

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 4

A viseira ajuda a proteger os olhos e o rosto contra galhos e outros obstáculos que você pode encontrar em uma trilha fechada de alta velocidade e, além disso, em caso de quedas, ela oferece uma barreira de proteção adicional para o rosto – logicamente, ele é ótima para evitar o ofuscamento pelo sol.

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 5

Mesmo sendo mais reforçado, o capacete de Enduro deve manter a ventilação em alta, e por isso o MTB Enduro TSW tem 16 aberturas de ventilação, e um sistema de retenção que prende o acessório firmemente na cabeça, capaz de resistir a trepidações grandes como buracos e saltos, sem que o equipamento saia do lugar – algo fundamental para sua segurança.

Capacetes para XC 

O cross-country, especialmente as modalidades de maratona, costumam ser praticadas em condições menos complicadas para o ciclista. Além disso, com o foco na velocidade e no rendimento, especialmente nas subidas, normalmente o praticante do XC costuma ser mais focado no baixo peso e na alta ventilação. 

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 6

Com estes detalhes em mente, fica fácil entender porque os capacetes para cross-country costumam ser um pouco mais minimalistas do que os de Enduro e All-Mountain. Modelos como o MTB Raptor III, por exemplo, pesam apenas 190 gramas, contra cerca de 270 gramas para um modelo de enduro – existem modelos até mais leves, como o Rava Space 3, que pesa apenas 180 gramas

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 7

Apesar de muitos capacetes para XC também apostarem na viseira, normalmente ela costuma ser menor e, em alguns casos como o Capacete TSW Team Plus, o acessório não é utilizado para reduzir o peso e melhorar o fluxo de ar ao redor do equipamento, o que melhora a ventilação e também a aerodinâmica.

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 8

E por falar em ventilação, este é um dos pontos mais importantes de um capacete para cross-country, já que a cabeça dissipa uma enorme quantidade de calor. Por conta disso, manter o fluxo de ar ao redor dela é fundamental para o bom rendimento atlético – bons capacetes de XC têm muitas aberturas de ventilação, assim como o Raptor 2 que tem 18 entradas de ar

Apesar destes detalhes, o capacete para cross-country deve ser completamente seguro para a prática da modalidade e, até por isso, todos os modelos oferecidos pela TSW apostam em tecnologias modernas como a construção in-mould, que garante um acabamento melhor, além de uma estrutura mais robusta.

Além disso, um bom capacete para encarar treinos, passeios e competições de XC deve ser estável na cabeça e, para isso, o sistema de retenção com catraca é super importante. O equipamento está disponível em diversos modelos da TSW, inclusive no Raptor 2.

Qual capacete usar?

No fim, a escolha do capacete depende demais do seu objetivo na bike. Mas, preste atenção em um detalhe: evite encarar trilhas muito arriscadas usando um capacete que talvez não ofereça proteção o suficiente para isso.

As diferenças entre os capacetes para Enduro e Cross-Country 9

Além disso, caso seu foco não seja o mais alto desempenho, tirando cada segundo de uma subida, talvez seja interessante investir em um capacete como o MTB Enduro. Isso porque, apesar de ser mais robusto, ele pesa apenas 260 gramas e, em caso de quedas, você estará melhor protegido.

Agora, se você quer o máximo de desempenho, assim como os atletas da TSW Racing Team, é melhor apostar suas fichas em modelos super leves, ventilados e aerodinâmicos. 

Mas, seja como for, lembre-se que o capacete é apenas um equipamento de proteção e, para manter-se seguro, o melhor a se fazer é sempre pedalar com responsabilidade, respeitando seus limites e também os da sua bicicleta.

Nos vemos nas trilhas!

Menu

Quickview

Fechar

Categorias