Selim e canote são componentes que por muitas vezes passam batido em nossa avaliação na hora de montar a bike, mas merecem mais atenção do que você pode imaginar…
Uma escolha ou adaptação errada desses itens pode te causar prejuízos e coloca até a sua segurança em risco. Então chegou a hora de entender um pouquinho a respeito de cada um desses dois componentes.
Qual é a principal função dessa dupla?
A principal de todas é: garantir a postura, o equilíbrio e o conforto do ciclista durante o pedal. Mas pra que isso aconteça, é preciso que saiba o tipo e a medida certa de cada um desses itens.
Selins
Os selins podem ser mais largos, estreitos, acolchoados, rígidos…Tudo vai depender da modalidade do ciclismo, da tecnologia adotada pela marca e do tipo de bike que irá servir. Confira abaixo os tipos de selim correspondentes a cada modalidade:
Urbano:
Como as bike urbanas não têm por objetivo pedais muito longos ou desafiadores, esse modelo costuma ser mais largo, curto e também mais acolchoado. Aqui o foco principal é o conforto do ciclista, tranquilo?!
Speed:
Os selins para bikes de asfalto são lisos e mais estreitos, favorecendo o movimento rápido e preciso das pernas do ciclista, já que não há atrito entre a parte interna das coxas do usuário e as laterais do selim.
Mountain Bike:
Esses já são um pouco menos confortáveis que os outros porque possuem na configuração materiais mais robustos (para resistir a impactos e desgaste), além de serem itens focados na leveza da bike.
Ainda assim, os selins de MTB contam com uma leve camada de acolchoamento e também costumam ser vazados para garantir conforto ao usuário durante os atritos mais pesados entre a bike e o solo.
“Por que preciso escolher um selim sob medida?”
Vamos lá… Você sabe o que são ísquios?
São os ossinhos localizados em cada lado da região de assento do bumbum. E é muito importante que o ciclista tenha conhecimento sobre a medida que corresponde à distância entre esses ossos.
Se os ísquios forem submetidos ao atrito ou compressão com a região mais dura do selim, o ciclista acabará sofrendo muitas dores e desconforto.
Por isso, sempre verifique se o bumbum está perfeitamente acomodado no assento durante o giro. Caso não esteja, troque o selim.
Para descobrir a medida certa da distância entre os ísquios, procure um profissional especializado e faça um Bike Fit.
Outro fator determinante é a largura do selim, que também precisa favorecer a postura do ciclista. Se você quer obter performance, trate sua postura com os mesmos critérios em que avalia as condições da bike.
Canotes
O canote é o tubo metálico onde o selim é apoiado, o que oferta segurança e equilíbrio ao usuário.
Podendo variar entre 22.2 e 33.9 mm de diâmetro, os canotes podem ser feitos de carbono, alumínio, carbono + alumínio, ferro e precisam ser regulados conforme a altura do ciclista.
Também se diferenciam por conter algumas peças como carrinho, castanha, microajustes, amortecimento, etc., pequenas particularidades que trabalham a fixação do selim no canote.
Pedalar com o selim muito alto ou muito baixo te causará dores ou até mesmo problemas na coluna e nos joelhos. Por isso, se for pedalar pela primeira vez ou pegar a bike de um amigo emprestada, lembre-se de ajustar o canote à sua altura, beleza?
Ajustando o canote:
Coloque seu calcanhar no pedal com o pedivela posicionado para baixo. Ajuste a altura do canote de modo que sua perna não fique muito curvada (prejudicando sua postura durante as pedaladas) e nem muito esticada (te levando a movimentar as laterais do quadril nas extremidades do selim).
O correto é que, tendo posicionado o calcanhar no pedal, seu joelho esteja levemente flexionado.
Você pode conhecer nossos modelos de selim, canote e demais itens que te garantem postura e conforto dando um giro aqui pelo site da TSW Bike.
Valeu, tamo junto!