O peso da bike é uma das maiores preocupações dos ciclistas de MTB, principalmente competidores.
A explicação por trás disso é que quanto mais leveza, maior a facilidade de performar em alto nível. Uma bike leve torna seus movimentos rápidos, o que favorece a sua velocidade nas estradas.
Mas… Como saber se você está analisando esse critério do jeito correto?
Não se trata de apenas tornar a magrela mais leve.
A qualidade do giro vai depender também de outras características (precisão, transmissão de potência, durabilidade, robustez, etc.) que não podem ser comprometidas com a retirada de elementos da bike.
Quanto mais leve melhor?
Vamos por partes…
Antes de se preocupar com o peso geral da bicicleta, tente se informar de onde vem esse peso, de quais itens específicos.
É muito importante que você preste atenção às peças móveis, pois são bem mais simples de substituir por outras para a redução de peso. São alguns exemplos:
Cada item desses acima possui um peso que pode ser bem significativo para o rendimento da sua bike nas trilhas. O que determina se tais componentes são mais leves ou pesados é o material usado na configuração.
Ex; carbono, alumínio, aço, ferro, as correntes podem ser fechadas ou vazadas…
Enfim, são detalhes incontáveis. Priorize o que for mais acessível, prático e eficiente.
Qual é o peso que mais influencia no desempenho da bike?
Alguns ciclistas focam em considerar o peso do quadro como fator mais importante. Porém, apesar de ter influência na performance, não é o quadro o total centro das atenções nessa avaliação.
Atenção ao peso das rodas:
A roda é um elemento composto por vários itens (pneu, câmara,aro, fita, raios, disco de freio, cubo) e, cada um, possui um peso determinado, certo?
A soma desses pesos vai ditar a qualidade rotacional, que é a principal função da bike. Por exemplo, após uma frenagem – seja brusca ou não -, o ciclista tende a demorar um pouquinho para retomar a velocidade.
Se as rodas são pesadas, o tempo de retomada de velocidade se estende e você tem perda de performance. Mas se as rodas são leves, você não perde o embalo e recupera a velocidade em bem menos tempo.
Tudo vai depender do seu objetivo
Se a sua modalidade é o MTB e você precisa de habilidade e rapidez nas trilhas, ter uma bike leve pode ser crucial ao seu resultado nos giros e competições.
Agora, se você ainda não compete ou não pratica pedais que exigem desempenho e velocidade acima da média, foque em ter uma bike de qualidade, independente do peso, beleza?
Aqui no site da TSW Bike você encontra lindas bikes tanto para a velocidade do MTB/Speed, quanto para a modernidade de um giro urbano. Consulte e conheça nosso modelos quando quiser!
Tamo junto.
Foto destaque: instagram @ararabikefsa