O ciclismo não é brincadeira. É um meio de lazer, uma atividade física e um esporte. Se até no urbano precisamos ter cuidado com muitas situações e ações, no pedal mais sério essas atenções precisam ser redobradas!
Se você é iniciante e está querendo partir para as trilhas com a sua MTB ou para as estradas com a sua Speed, se liga nas dicas que você precisa saber para se dar bem.
(A última é SUPER importante!)
1° Use o protetor solar!
Não é só na praia que devemos nos proteger. O Brasil é um país tropical que recebe grandes raios de luz e calor durante todo o dia. Por isso, o uso do protetor solar é essencial no pedal para prevenir transtornos que vão desde uma insolação até um câncer de pele.
De acordo com especialistas, os melhores horários para se evitar o sol variam entre as 10h até às 16h, pois, mesmo sendo os melhores horários para a estimulação da vitamina D, são quando há uma maior quantidade de raios UVB.
Se mesmo assim você só puder sair para o pedal nesses horários, redobre os cuidados com o protetor solar. Aplique o produto pelo menos 20 minutos antes de sair e lembre-se de usar os que possuem altos fatores para maior proteção (indicamos que sejam os fatores acima de fps 50 fps).
2° Se atente aos equipamentos de segurança!
Pode parecer bobeira, mas os equipamentos de segurança são essenciais para ter um pedal protegido caso algo pior venha a acontecer.
Você sabe quais são eles?
Roupa apropriada (camisa e bermuda ou bretelle de qualidade), luvas, capacete e óculos.
E atenção! Nunca pense em pedalar usando chinelos.
O ideal é usar as sapatilhas próprias para o ciclismo, mas, caso ainda não as tenha ou esteja indo para um pedal curto, use um sapato fechado (tênis de preferência).
Falando em segurança, um ponto que precisamos ressaltar é NÃO ANDE COM AS MÃOS PARA FORA DO GUIDÃO. Precisamos ficar atentos a tudo caso algo aconteça e te obrigue a tomar uma ação rápida.
Também vem daí a necessidade de um bom equipamento de segurança.
3° Cuidado ao andar com os amigos
Andar com os amigos ou em grandes pelotões é sempre bom! Mas requer bastante cuidado e atenção com possíveis mudanças na rota ou nas ações dos seus colegas.
O ideal é andar sempre um atrás do outro (fila indiana), mas, geralmente, andamos um do lado do outro.
Dobre a atenção independente de como estiver pedalando para agir rápido caso um dos seus colegas precise tomar uma atitude imprevista. O ideal é estar a 1,5m de distância quando estiver ao lado do seu amigo.
Também recomendamos uma distância segura caso esteja andando atrás do colega para evitar quaisquer complicações e ter tempo de mudar a sua rota ou parar a bike com segurança.
Também aconselha-se usar sinais com os braços que indicam para onde está indo e quais ações está tomando, já auxilia os seus colegas a preferem o que você fará na bike.
4° Você não é uma máquina. As pausas no pedal são sempre bem vindas!
Por último, mas não menos importante…
Nem os atletas de nível avançado ou elite pedalam sem parar. O nosso corpo não é de ferro e não somos uma máquina. É essencial realizar algumas paradas durante o pedal para recompor o fôlego e
as energias.
O ideal é fazer pequenas pausas a cada 30 minutos para respirar, se hidratar, repor as energias, retocar o protetor solar e, aí sim, voltar para o pedal!
E aí! Gostaram das dicas? Nos marque no Instagram @tswbike para vermos vocês evitando esses e outros erros.