No dia 27 de agosto comemoramos o Dia do Psicólogo.
Esse profissional é uma peça-chave para que os esportistas apresentem bons resultados em suas atividades cotidianas e, principalmente, nas competições. Agora… Você sabe como e por quê?
Para entender melhor, a gente bateu um papo com ninguém mais, ninguém menos, que o Psicólogo da equipe TSW Racing Team, o fera Antônio Tiago!
Um rápido jogo de perguntas e respostas com quem entende do assunto. Esse bate-volta você precisa conferir!
Então #bora aprender…
1 – Como o psicólogo atua no potencial de nosso rendimento?
Resposta:
O acompanhamento psicológico é considerado importante não só para quem pratica esportes, mas sim, para o ser humano na sua totalidade.
O psicólogo tende ser uma ferramenta de contribuição para que as pessoas se conheçam mais, se amem mais, e principalmente, sejam protagonistas de sua própria história.
Com isso, ela pode interagir melhor com suas emoções e com o mundo que lhes cerca.
2 – Quais as consequências de uma vida esportiva sem acompanhamento psicológico?
Resposta:
A saúde é identificada como uma multiplicidade de aspectos voltados ao completo bem-estar físico, mental e social.
De acordo com alguns dos meus pacientes que praticam esportes (em especial ciclismo/MTB), praticar atividade física tem contribuído para a melhora de seus quadros clínicos que vão de ansiedade até uma depressão.
As consequências de não ter um acompanhamento psicológico na vida esportiva, irão depender do objetivo que este atleta (amador ou alta performance) possui, porque na grande maioria, eles buscam uma atividade lúdica que tende contribuir para sua qualidade de vida.
Mas é perceptível que com o trabalho do profissional (seja ele físico ou psíquico) auxiliando, o atleta tende obter resultados mais satisfatórios.”
3 – Fale um pouco sobre a diferença entre a “fala motivacional” e o treinamento de habilidades psicológicas.
Resposta:
A – A fala motivacional tem sua importância, mas pode ser entendida como algo do ponto de vista de senso comum. A torcida, os fãs, alguns comentários nas redes sociais, ajuda de amigos… Tudo isso pode ser olhado como fala motivacional.
Em geral, praticantes de atividades esportivas (em nosso caso, ciclismo/MTB) tendem praticar o esporte com objetivo de lazer e com isso, não é comum buscarem cientificação para estes treinamentos.
Quando esta prática passa a ser “mais séria”, a busca pelo profissional específico da área, pode contribuir para que estes atletas entendam o porquê de precisar treinar suas habilidades psicológicas.”
B – O treinamento de habilidades psicológicas requer uma dinâmica sistemática de médio ou longo prazo com treinamentos planilhados para que o atleta possa desenvolver repertórios que contribuam com sua evolução enquanto competidor.
Neste caso, o profissional (psicólogo esportivo) atuará com estes atletas passando-lhes exercícios como: meditação, foco, concentração, dinâmica de grupos, autoconhecimento, potencialização a resiliência, e acima de tudo, conhecer a si mesmo, pois antes de ser atleta, todos são seres humanos.
Lembre-se, amigo ciclista, a mente é tão importante quanto os músculos do corpo. Somos uma máquina que recebe comandos a todo tempo, e nossa general é a mente.
Ninguém está mais apto a nos proporcionar um bom preparo mental que um psicólogo. Por isso, sempre conte com esses profissionais incríveis!
Tamo junto.