Existem costumes que surgem do nada e caem nas graças do povo e logo passam, e tem alguns que vêm de muito tempo atrás e perduram até os dias de hoje, como é o caso da bicicleta, que começou em meados do século XIX, na Europa etnocêntrica.
O que você encontrará por aqui:
Onde tudo começou
A história começa em 1817, quando o barão alemão Karl von Daris desenvolve um meio de transporte que era principalmente composto por duas rodas e uma viga de madeira, que contava com o equilíbrio corporal e o impulso dos membros inferiores para se locomover.
Na época, o veículo ficou conhecido como draisiana e devido às condições de extrema dificuldade em que a Europa se encontrava na época, a invenção do barão claramente foi um sucesso.
Mas lendo como esse meio de transporte funcionava, tem lembra de algo? É isso mesmo! É o mesmo conceito por trás das bikes balance, que são os primeiros passos da criançada para o mundo do pedal.
O processo de evolução da bicicleta
Algumas décadas depois (1839), a bike com pedais foi introduzida no mercado pelo ferreiro escocêz Kirkpatrick Macmillan, foi um avanço e tanto e um grande potencializador na popularização do novo meio de transporte.
E em 1864, a primeira empresa que produzia bicicletas com pedais foi fundada pelo ferreiro Pierre Michaux. Logo em seguida, um novo modelo de bicicleta foi desenvolvido a partir da draisana e ficou conhecido como velocípede.
Graças à Revolução Industrial que acontecia em meio a tudo isso, a bicicleta passou por uma série de melhorias até avançar para onde estamos hoje.
O ciclismo como esporte
Em meados de 1869 as competições ciclísticas já aconteciam, inclusive foi nessa mesma época em que aconteceu a primeira maratona da história. O trajeto da prova foi entre as cidades de Paris e Rouen na França, e teve uma extensão de aproximadamente 123 km.
Foi somente em 1890, ainda em Paris, que o primeiro velódromo foi construído e se popularizou pelo mundo. A comunidade francesa teve um grande papel na fomentação do ciclismo como um esporte.
Tanto é que o Tour de France, criado pelo ciclista Henry Desgranges em 1893, é a competição de ciclismo mais famosa do mundo até os dias de hoje. Três anos depois, em 1896, o ciclismo entra na lista dos esportes presentes nos Jogos Olímpicos.
Atualmente vivemos em um mundo muito mais avançado do que o de Karl von Daris, Kirkpatrick Macmillan e Pierre Michaux, e a luta por mais espaço no cenário mundial ainda é grande, mas foi graças aos primeiros passos deles que chegamos onde estamos hoje e podemos comemorar o dia 03 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.