Acerte na escolha e pedale a bike que mais se encaixa às suas necessidades
Ao procurar por uma nova bike de alto desempenho, muita gente ainda fica em dúvida se vale a pena investir em uma bike com suspensão integral, ou em uma com apenas suspensão dianteira.
Para tirar esta dúvida da sua cabeça, é importante entender os pontos fracos e fortes das hardtails, bikes com suspensão apenas na frente, e das full-suspension, que contam com amortecimento na frente e atrás.
As vantagens da Full-suspension
MAIS CONTROLE – Modelos como a Full Quest da atleta Hercília Najara, por exemplo, são especialmente indicadas para trilhas mais técnicas e provas de XCO. Já bikes como a TSW All Quest são indicadas para o enduro. Nessas modalidades, e em muitas outras, a suspensão traseira ajuda a manter o pneu em contato com o terreno, melhorando o controle da bicicleta.
TRAÇÃO NAS SUBIDAS – Como a suspensão ajuda a manter o pneu no chão, a full é mais eficiente em subidas inclinadas em terrenos técnicos com raízes e pedras.
MAIS CONFORTO – Normalmente, a bike full é mais confortável. Por isso, elas são indicadas para pedais longos, ou em terrenos esburacados. Muitas vezes, uma full pode ser uma ótima opção para aquele pedal de fim de semana com mais quilometragem, ou mesmo uma competição de maratona.
MENOS CANSAÇO – A full ajuda a economizar o corpo. Com ela, você provavelmente vai terminar seus pedais mais inteiro, o que permite pedalar com menos cansaço no dia seguinte.
VERSATILIDADE – A full é mais fácil de pedalar em terrenos variados. Isso porque, seja em trilhas lisas, esburacadas, com pedras, raízes grandes e saltos, normalmente é mais fácil pedalar uma full do que uma HT.
As vantagens da Hardtail
MAIS BARATAS E LEVES – Por terem menos componentes, a bike sem suspensão traseira é mais barata do que uma semelhante, mas com suspensão traseira. Pelo mesmo motivo, a hardtail costuma pesar menos do que a full.
MAIS EFICIENTES – Mesmo comparado com uma full com a suspensão travada, a Hardtail tem uma eficiência muito grande em transferir a potência do ciclista. Por isso, mesmo atletas super fortes acabam optando pela HT quando a trilha é mais lisa.
MENOS MANUTENÇÃO – A manutenção da hardtail é mais simples do que a da full suspension, já que elas não tem pivôs, buchas e shock traseiro.
.
MAIS RÁPIDAS NA SUBIDA – A hardtail pode ser uma boa pedida se suas pedaladas acontecem morro acima, principalmente em terrenos menos agressivos.Afinal, ela tem menos peso com mais eficiência de pedalada.
As desvantagens da full suspension
As bikes com suspensão integral exigem mais manutenção. Apesar de não ser nada super complexo, buchas, rolamentos e shock devem ser inspecionados, limpos e substituídos conforme o desgaste.
Pelo mesmo motivo, elas costumam pesar um pouco mais, embora as bikes modernas tenham o peso altamente competitivo, a ponto de serem a escolha de pilotos profissionais como os atletas da TSW Racing Team.
Mais peças também significam um preço mais elevado, não só por conta da quantidade de componentes, mas também pelo maior custo de desenvolvimento.
Por último, em alguns casos, a full pode perder um pouco da eficiência de pedal, mas isso é resolvido com uma boa cinemática e com a trava.
As desvantagens da Hardtail
Mesmo sendo mais leves, a hardtail costuma judiar mais de seu piloto. Afinal, suas pernas, tronco e braços precisam fazer o papel da suspensão. Com isso, você tende a se cansar mais em pedais longos.
Nas descidas técnicas e esburacadas, você pode acabar perdendo velocidade em relação a full. Mas, não se engane: um piloto habilidoso será rápido com ou sem suspensão traseira.
É preciso dosar melhor a potência da pedalada ao passar em obstáculos como raízes em subidas inclinadas. Nas descidas esburacadas, a hardtail exige atenção no freio traseiro, já que a roda tende a travar com mais facilidade.
A escolha entre uma hardtail ou uma bike com duas suspensões depende do uso que você vai fazer da bike. Mas, seja como for a sua escolha, opte sempre por bikes construídas e projetadas com qualidade – algo que toda a linha da TSW Bike tem de sobra.