Descubra qual é o pedal perfeito pra sua bike

Os pedais são elementos que nem sempre vêm na bike quando você acaba de comprar, justamente porque não são tão simples assim de se escolher.

Muito mais do que um mero componente, o pedal pode ser uma peça determinante na qualidade do seu giro.

Então agora nós vamos conhecer os diferentes tipos de pedais e qual se encaixa melhor ao seu perfil:

Existem os modelos tradicionais que são utilizados em bikes de entrada e intermediárias. Confira abaixo.

Plataforma

Descubra qual é o pedal perfeito pra sua bike 1
Pedal TSW | Plataforma

Encontrados na maioria das bicicletas, os pedais plataforma permitem que os pés do ciclista estejam bem apoiados e, ao mesmo tempo, livres para se moverem de acordo com o desejo do ciclista. 

Esses modelos planos são muito indicados para iniciantes, pois o ciclista é incentivado a desenvolver técnicas para aproveitar os movimentos, identificar possíveis erros e performar melhor durante as pedaladas.

Os pedais plataforma também são muito usados no cicloturismo por ter uma base mais confortável.

Alumínio

Descubra qual é o pedal perfeito pra sua bike 2
Pedal TSW | Alumínio

Facilmente adaptáveis a todo tipo de terreno, os pedais de alumínio são muito queridos entre os ciclistas, pois proporcionam leveza, resistência e precisão durante a pedalada. 

Para os que buscam uma bike leve para giros mais radicais como no MTB, existem também os pedais de alumínio com partes de carbono.

Descubra qual é o pedal perfeito pra sua bike 3
Pedal Promend | Alumínio/Carbono

Nylon

Os pedais feitos de nylon também são muito populares entre os ciclistas por serem bastante leves e confortáveis.

Vale lembrar que esse material não é indicado para pedais mais “turbulentos” e cheios de obstáculos, pois o nylon é mais frágil e pode quebrar em caso de impactos muito fortes.

Para o ciclista que busca um pedal mais avançado, existem os modelos clipados:

Descubra qual é o pedal perfeito pra sua bike 4
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é H7aAgMAV2TDF4RuD_b18lkoiQd1JuL7Wi3p4JvvRr09P3PU0XmRPMJwDqg-cHg3rClb0ni9OIYcXhZnKoI-0jBZYfyjiBDj30ECGg2fOqmzuLa4zPDj7wPdAvQhNGabOWPUpw0vC

Já percebeu que quando estamos pedalando, apenas um dos pés, de cada vez, transmite força para a bike? Isso acontece quando usamos pedais de plataforma.

O pedal clip dá ao ciclista um giro muito mais ágil e redondinho, pois os pés ficam presos ao pedal. Com isso, a gente aproveita o movimento da força de descida e de subida dos dois pés simultaneamente.

Como a clipagem limita a liberdade dos pés do ciclista, esse tipo de pedal é mais indicado a quem pedala há um certo tempo, possui as experiências e técnicas necessárias e agora deseja dar um ‘up’ na performance. 

Antes de sair para o seu primeiro giro ‘clipado’, treine seu autocontrole e atenção com os pedais, principalmente no momento das paradas. Qualquer tentativa brusca de apoiar um dos pés no chão pode resultar um acidente. Então cuidado, beleza?!

No mais, é só escolher o aliado que vai te garantir uma pisada bruta e partir pra estrada!

Valeu,

Tamo junto!

Comentários (1)

  1. Pingback: Em quais peças da bicicleta devo fazer upgrade? • TSW Bike

Os comentários estão fechados.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias