É claro que um belo treino ao ar livre é tudo de bom. Você, sua bike, a natureza, vento no rosto e, às vezes, a galera do pedal pra acompanhar. E pedalar indoor se torna uma atividade não prioritária, mas que complementa seu esforço para adquirir um desempenho cada vez melhor.
E é neste momento mais “isolado” do esporte que entra o rolo de treino. Sempre prático, você só precisa montá-lo num cômodo da sua casa, adaptar ou equilibrar sua bike em cima e pedalar.
Acontece que muita gente compra o seu rolo, guarda e depois pensa “será que vou mesmo usá-lo?”, pois, os apaixonados por ciclismo na maior parte das vezes preferem o pedal fora de casa, justamente pelo espírito aventureiro, o que é supernormal.
É aí que muita gente não conta com o imprevisível, que deve ser sempre levado em consideração. Se marcou um pedal com a galera e choveu demais, por exemplo, já teria um aliado em casa para não deixar de pedalar.
Um exemplo da mega importância deste equipamento
E este cenário que nos pegou de surpresa em 2020? A maioria de nós não esperava vivenciar o que está se passando em todo o mundo, pelo menos não a ponto de nos coibir de sair de casa.
De repente, todas as pessoas do universo se isolam em suas residências e então bate aquela dúvida quanto ao que fazer durante todo esse tempo dentro de casa sem enlouquecer. Nós ciclistas então… Quase surtamos!
Mais uma vez, muitos estão “se salvando” do tédio e da monotonia pedalando bastante. Como? Chegou a hora de gastar seu rolo de treino. Até porque, não há outra forma mais segura de se pedalar dentro de casa.
Você pode manter sua rotina de atividades e, de quebra, ainda potencializa seu sistema imunológico contra o vírus em questão ou contra qualquer outra doença.
Benefícios do rolo de treino tanto para quem é iniciante, quanto para os experientes
Se você é iniciante no ciclismo, considere o rolo de treino um parceiro essencial para a sua evolução no esporte. O motivo disso é que você pode aprender sobre item por item da sua bike, postura, jeito de pedalar, sem se preocupar com queda, trajeto, alterações no solo ou até mesmo com o trânsito durante as primeiras pedaladas.
Será só você e a bike sem mais aflições.
Para quem é iniciante, o modelo mais indicado de equipamento é o rolo fixo. Trata-se de um cavalete que fica preso à roda traseira da bike, promovendo equilíbrio e segurança ao usuário.
O pneu traseiro gira sobre um cilindro, e na medida em que avança na velocidade do pedal, mais resistência o ciclista adquire. Ao usar o rolo fixo, é bom lembrar de utilizar um apoio na roda dianteira da sua bike para que ela não fique inclinada em posição de “descida”.
Os atletas experientes podem contar com este poderoso equipamento para fins de concentração e otimização da performance.
Se o ciclista estiver a fim de aumentar a adrenalina nos treinos, arriscar em mais velocidade e quilometragem ou testar a capacidade da sua bike, pode utilizar o rolo de treino para simular e entrar em contato com a realidade esperada antes de colocar a máquina de fato na estrada.
Quem já é mais experiente, pode contar com o modelo de rolo livre ou “rolo de equilíbrio” como é chamado. Nesse caso, não há apoio em nenhuma das rodas, e a atividade irá depender literalmente do equilíbrio do atleta sobre o rolo de treino.
Lembre-se de que o treino deve ser adaptado ao ambiente
Por estar treinando em local fechado, é bom se lembrar que o empenho colocado ao ar livre deve ser um tanto reduzido estando dentro de casa. Portanto, deposite cerca de metade do esforço que seria feito outdoor e pratique o tempo limite de 01h30min num treino indoor, pois a sua produção de calor aumenta e a falta de circulação do ar fresco pode até causar hipertermia (elevação da temperatura do corpo), prejudicando sua saúde.
O manager do TSW Racing Team, Renato Marinho, ressalta não só a importância, mas a praticidade do treino indoor:
“Os treinos indoor, seja este com bike ergometrica ou em rolo, podem ser mantidos dentro de casa, no conforto do lar. Conseguimos manter uma ótima qualidade na realização dos treinos. Hoje em dia, os equipamentos de treino indoor permitem uma precisão muito elevada na leitura e interpretação dos dados, bem como alguns aplicativos que ajudam, como o Zwift por exemplo, que mantém a motivação para os treinos em grupo de forma on-line!”