O Mountain Bike, popularmente conhecido como MTB, é o ciclismo de montanha no qual o ciclista enfrenta circuitos e trilhas em percursos montanhosos e irregulares. As primeiras bikes criadas por Gary Fisher e Joe Breeze para descerem os trajetos íngremes originaram o MTB e as modalidades que derivaram dele.
Sim! Modalidades.
Em uma montanha você pode descer, subir, andar em trilhas planejadas, saltar em uma determinada altitude e assim por diante. Cada uma dessas opções são modalidades batizadas com um nome que vão além do MTB, se tornando um estilo de vida!
Quer entender como funcionam essas modalidades e os nomes que receberam? Bora lá!
Cross Country (XC)
O Cross Country, ou XC, é uma das modalidades que envolve muita técnica em corridas de curtas, médias e longas distâncias que podem variar entre os 500 mts a 60 Km em circuitos abertos e fechados, englobando subidas e descidas em piso de terra, raízes de árvores expostas, pedras, depressões e outros obstáculos.
Dentro do XC ainda existem outras 7 modalidades que se subdividem, sendo elas:
1 – XCO (Cross-Country Olímpico) – provas realizadas em várias voltas que concluem em aproximadamente 6km.
2 – XCP (Cross-Country Ponto a Ponto) – provas que totalizam menos de 60km iniciadas em um ponto de partida e possui outro local diferente como ponto de chegada.
3 – XCM (Cross-Country Maratona) – são provas com percurso mínimo de 60km em trilhas de terra e asfalto.
4 – XCE (Cross-Country Eliminator) – provas curtas de 500mts a 1km em pistas com obstáculos naturais, escadas, subidas e descidas realizada em baterias de 4 atletas.
5 – XCC (Cross-Country Short Circuit ou Short Track) – são provas rápidas e mais intensas com distância de até 2km e realizadas em baterias com pelo menos 15 atletas.
6 – XCT (Cross-Country Time Trial) – os ciclistas largam individualmente com o objetivo de finalizar a prova, que varia entre 4 km e 25 km, com o menor tempo.
7 – XCS (Cross-Country Stage Race) – provas realizadas entre 3 e 9 etapas em dias consecutivos.
Se deseja praticar o XC, é necessário possuir uma bike leve para atingir altas velocidade e equipamentos + componentes de alta qualidade e resistência, já que os impactos dessa modalidade são de outro mundo.
Downhill
O Downhill é uma das provas e modalidades do MTB que mais envolve adrenalina. Ele consiste em percursos inclinados, descidas em morros ou colinas e grandes saltos em alta velocidade em pistas que envolvem estradas de chão e cascalho. A habilidade técnica do ciclista nesta modalidade é indispensável e vence a competição aquele que fizer o menor tempo na descida. No entanto, esta é uma prova que exige muito cuidado tendo em vista a periculosidade da modalidade.
As bikes mais apropriadas para tal modalidade são compostas por quadros full suspension, suspensão traseira de cerca de 200mm e garfo com suspensão superior a 160mm.
Freeride
O Freeride é uma modalidade que não se limita apenas às trilhas e à pilotagem. Ela se baseia em manobras e operações elaboradas com bastante técnica e performance sobre a bike em locais como parques, natureza e vias urbanas ricas em obstáculos que dão liberdade para o ciclista realizar suas manobras no chão e, principalmente, no ar com muita criatividade e liberdade, podendo misturar diferentes estilos em uma única manobra.
A coordenação motora e a habilidade são essenciais nessa modalidade, tendo em vista o risco de acidentes devido a quantidade de movimentos realizados sobre os obstáculos.
Com uma modalidade tão criativa, sua bike também não deve ser diferente. As bikes de Freeride são compostas pelo aro 26”, com a geometria hardtail, sem susp. traseira e susp. dianteira de 120mm.
Enduro – All Mountain
O Enduro é a modalidade que combina o Downhill e o Cross Country. Nele, o ciclista percorre longas descidas e subidas em alta velocidade e demonstrando grande performance.
Já no All Mountain (nome da modalidade competitiva do Enduro), diferente das demais competições, vence aquele que mostra um melhor desempenho, resistência e técnica de pilotagem dentro do tempo estimado pela organização do evento — e aqueles que se adiantarem ou ultrapassarem o tempo são penalizados com a perda de pontos.
Uma curiosidade sobre o Enduro é que suas competições só se solidificaram em 2013 com a Enduro World Series.
Clique aqui para saber mais sobre qual é a bike mais adequada para o All Mountain.
Cicloturismo
Diferente das demais modalidades do MTB, o Cicloturismo é a única que não se enquadra como competitiva, isso porque ele é caracterizado como um passeio ciclístico ou viagens turísticas sob a bike de longos e curtos percursos. É a modalidade perfeita para quem quer se aventurar, divertir e conhecer novos lugares. Além disso, ela pode ser praticada por ciclistas de todas as idades e classes sociais. Basta ter uma boa bike, espírito aventureiro e partir para a estrada.
Gostou do cicloturismo? Clique aqui para conferir 5 dicas para iniciar no cicloturismo
Com qual modalidade vocês mais se identificaram?