O Mountain Bike, ou MTB para os íntimos, é uma das modalidades de ciclismo mais praticadas no Brasil. A própria geografia do país com relevo rico em morros e montanhas contribui para essa popularidade. Mas essa é a única opção de pedal? A resposta é simples: não é.
Existem diversas modalidades de ciclismo, desde o ciclismo de passeio até o de estrada, uma modalidade de alto nível a qual vamos nos aprofundar um pouco hoje. Venha conhecer mais sobre esse esporte com a gente. Você com certeza vai se apaixonar!
Mas afinal, o que é ciclismo de estrada?
O ciclismo de estrada é uma modalidade praticada em circuitos abertos, como ruas e estradas, que conta com dois estilos: estrada e contrarrelógio de estrada. Ambos estilos possibilitam a prática tanto individual, quanto de equipe. Além disso, você pode praticar com foco em competições ou como hobby.
Caso seu interesse seja colecionar medalhas, você precisa conhecer um pouco mais das competições nacionais, organizadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e também internacionais, organizadas pela Union Cycliste Internationale (UCI).
Circuito
Como o nome sugere, essa modalidade do ciclismo de estrada é realizada em um circuito fechado. Usualmente são circuitos pequenos, o foco da modalidade é a velocidade de explosão, ou seja, vence o ciclista que chegar na frente. Dependendo do estilo da prova, o que fizer mais voltas no tempo estipulado, ou que fizer as voltas estipuladas no menor tempo.
Clássicas
O foco aqui é a resistência. As provas clássicas têm longa duração e são disputadas em estradas. Com duração de um dia, essas competições acontecem a nível nacional e mundial. Com percursos extensos, e que exigem muita técnica, o vencedor é o ciclista que cruza a linha de chegada primeiro.
Grandes Voltas
Essa modalidade é realizada por mais de um dia, e aqui é a versatilidade que conta. Isso porque em cada etapa da prova, o atleta enfrenta um desafio diferente, seja de percurso, em terrenos planos ou montanhosos, ou desafios contra-relógio. Desta forma, vence o atleta ou equipe que somar o menor tempo para completar todas as etapas.
Porém, mesmo que você não se saia bem na classificação geral, as grandes voltas também trazem diversas premiações, como para o Rei da Montanha, que se sai melhor nas subidas de montanhas, a Classificação por Equipes, que vence a equipe que somar o menor tempo para completar todas as etapas, Classificação por Pontos e Classificação de Atleta Jovem, para atletas sub 23 que finalizam o percurso no menor tempo.
Contrarrelógio
São provas para distâncias menores e podem ser disputadas individualmente ou em equipe. Porém pode acontecer em diversos tipos de terreno. O melhor desempenho nesse tipo de prova é para o atleta que fizer a distância estipulada, no menor tempo.
“Curti esses desafios, mas como saber qual é o meu perfil?”
Vem com a gente que contamos pra você! São tantas provas diferentes que você pode até ficar perdido ao escolher a que você mais se identifica, por isso separamos alguns tipos de ciclistas que disputam dentro dessa grande categoria que é o ciclismo de estrada. Assim você poderá escolher qual se encaixa melhor ao seu perfil.
Sprinters
Esse tipo de atleta é especialista em explosões, ou seja, em um curto intervalo de tempo, atingem grandes velocidades. O seu diferencial é a força e podem disputar etapas planas das grandes voltas e chegadas nas provas de circuito.
Escaladores
Como o nome sugere, esses atletas se dão bem nas subidas de montanhas. O perfil normalmente é de atletas leves, potentes e resistentes. Não é fácil ser o rei da montanha, a não ser que você seja um escalador!
Contrarrelogista
Conseguem manter uma grande velocidade por muito tempo. Em provas de equipes podem atuar como líderes de pelotão, ditando o ritmo a ser seguido pela equipe. Você tem esse espírito de liderança e resistência?
Gregários
Em provas longas, principalmente nas grandes voltas, eles são essenciais! Auxiliam a equipe em questões táticas, além de transportarem água e suprimentos para os colegas de equipe.
Ufa! E agora, por onde começo?
Para começar essa longa jornada no ciclismo de estrada, você precisa começar a treinar para se descobrir no esporte. Talvez seu interesse inicial mude, ou você descubra um talento natural para algumas dessas provas, mas isso você descobrirá com muito treino e foco.
Para iniciar seus treinos, você precisa de uma bicicleta do tipo speed, que é própria para esse tipo de pedal. Modelos como a TR30 são ideais para os iniciantes nesta modalidade, trazendo uma configuração de entrada para sentir mesmo o esporte, o principal atrativo é a entrada nesse universo e o preço atrativo.
Agora para você que já está treinando e procura uma bike speed para aumentar seu desempenho nesses percursos da estrada, a TR1 vem como uma opção mais completa, com uma configuração mais robusta e um design limpo e muito moderno!