Neste frio da mulesta, sabemos que fica mais difícil acordar cedinho para aquele giro matinal.
E para te ajudar a curtir um pedal mais aquecido, preparamos 7 dicas quentíssimas para você.
Agora é atenção e cuidado redobrados!
Vale ressaltar que devemos evitar ao máximo qualquer possibilidade de adoecermos, não só pelo nosso simples bem estar.
Devido ao Covid-19, o cenário em que se encontra a saúde do nosso país é muito delicado, portanto, considere o fator: menos pessoas indo a hospitais e correndo risco de se contaminar.
Então se liga nas dicas abaixo, pois são importantíssimas para que você tenha um pedal protegido e “quente” na chegada do inverno.
1 – Mantenha-se visível!
No inverno os dias demoram a ficar totalmente claros, no período da manhã ou tardezinha então, a neblina e campo de visão limitados pode ser um gatilho para pequenos ou grandes acidentes envolvendo ciclistas.
Portanto, lembre-se de priorizar o uso de sinalizadores na bike e no vestuário. Você pode apostar numa estampa bem refletiva e de cores vivas. Quanto mais visível você estiver, melhor!
2 – Alongue-se e aqueça-se!
O alongamento é uma prática que deve ser mantida não só no inverno, mas todas as vezes que for pedalar. E no clima do inverno estamos mais propensos a ter músculos mais rígidos, com maiores tendências à contrações.
Por isso, é importante que faça um aquecimento de pelo menos 10 minutos para preparar bem seu corpo e evitar lesões ou incidentes.
3 – Valorize o uso dos equipamentos de segurança
Proteja ao máximo a região da cabeça e olhos. Para isso, você pode contar com o capacete, toucas, óculos (para evitar umidade nos olhos com a ventania gelada) e em casos de temperatura muito baixa, use até acessórios que cobrem o rosto, como balaclavas por exemplo. Bandanas também podem ajudar a proteger o pescoço.
4 – Capriche no vestuário
E não estamos falando apenas do estilo diferenciado, mas da vestimenta adequada em dias gelados ou chuvosos. Lembra do que dissemos no começo, né?! Evite se expor ao risco de doenças comuns no inverno. Então nada de pele à mostra neste inverno.
Chegou o momento de dar uma diversificada no armário e apostar com força nas jaquetas, calças, luvas e meias.
5 – Mantenha o dobro de atenção no trânsito
Assim como os motoristas precisarão estar atentos a nós devido a visibilidade reduzida, também teremos que redobrar a atenção com os pedestres.
Evite ao máximo as famosas freadas bruscas ou desvios repentinos (ao ver a pessoa já no último momento), pois o próprio solo estará mais úmido e favorável a tombos.
6 – Adapte a calibragem dos pneus
Considerando que nesta época ficamos mais expostos ao risco de incidentes musculares, como a dormência, o mais indicado para períodos frios é que reduza a pressão dos pneus.
Isso potencializa a aderência para que a bicicleta absorva melhor os impactos e evite maiores complicações.
7. Mantenha sua bike em um local abrigado
Saiba que o tempo frio também prejudica a bike, principalmente os pneus e freios.
Por isso, separe um cômodo dentro da sua casa para guardar a bicicleta. Você pode mantê-la num quartinho, embaixo de uma escada ou na garagem, desde que seja um local protegido da chuva, garoas e sereno.
Acontece também, que nem todo mundo tem um ambiente espaçoso dentro de casa para proteger a magrela. Nesse caso, se for deixá-la ao ar livre, lembre-se de colocar pelo menos uma capa protetora, ajudará muito!
Valeu,
Tamo junto!