primeira bicicleta | TSW | Bike | História

Você sabe como surgiu a primeira bicicleta?

Acredite, a origem da primeira bicicleta está relacionada às consequências de uma das maiores erupções vulcânicas que já aconteceram no planeta: a erupção do Monte Tambora, ocorrida em 1815, na Indonésia.

Você sabe como surgiu a primeira bicicleta? 1

Na verdade, as primeiras consequências desta erupção foram desastrosas. A começar pelo fato que a explosão pôde ser ouvida a mais de dois mil quilômetros de distância, e a erupção ocasionou a morte de milhares de pessoas.

A tragédia trouxe efeitos muito prejudiciais ao clima global, causando uma baixa na temperatura que deu àquele período o título de “O ano sem verão”.

O inverno permanente transformou o cenário agrícola da época num verdadeiro caos. Não havia cultivo e os seres vivos daquela região começaram a morrer de fome. 

Na busca por um meio de transporte…

O meio de transporte mais utilizado no século XIX era o animal, mas o que os sobreviventes de tais acontecimentos fariam para se locomover já que milhares de cavalos e gados estavam morrendo todos os dias?

Era necessário um novo recurso, desta vez, um que não fosse vulnerável às terríveis condições climáticas e à fome. 

Em 1817, o poder de criação humano entrou em cena, protagonizado pelo alemão Karl Freiherr Von Drais, que mais adiante ficaria conhecido como o inventor da bicicleta.

Você sabe como surgiu a primeira bicicleta? 2
Karl Freiherr Von Drais

No começo, as invenções de Freiheer eram chamadas de “máquinas de correr” e feitas inteiramente de madeira!

Já se imaginou pedalando uma máquina com quadros e pneus feitos de madeira? 

Você sabe como surgiu a primeira bicicleta? 3
Freiherr e a primeira bicicleta inventada

Você deve estar se perguntando: “E onde estão os pedais?”…

Não existiam. Rsrsrs

Isso mesmo, o que hoje usamos como a principal ação feita em cima da bike não existia neste primeiro momento. 

A bicicleta recém inventada era conduzida pelo impulso do corpo mantendo os pés em contato com o chão. Bem semelhante à pilotagem de um patinete.

A propagação da nova ideia

Não demorou muito para que a invenção de Karl se tornasse a nova alternativa de transporte da época. No ano seguinte, em 1818, vários países já haviam demonstrado interesse em produzir e comercializar as máquinas de correr. E também foram aprimorando o equipamento, cada região à sua maneira.

Na França, por exemplo, a bicicleta passou a ser chamada de velocípede (adaptado ao português), que quer dizer “pé rápido”.

Inserção dos pedais

Os primeiros pedais foram oficialmente inventados em 1863, por Ernest Michaux, um ferreiro francês que produzia peças para carruagens.

Você sabe como surgiu a primeira bicicleta? 4
Ernest Michaux e a primeira bicicleta com pedais

E foi Ernest também o dono da primeira empresa do mundo a fabricar velocípedes com pedais, a partir do ano de 1863.

Nesta época, pedalar em estradas de pedra era tão, mas tão desconfortável, que o velocípede também ganhou o apelido de “agitador de ossos”. 

Dá pra acreditar que hoje utilizamos este equipamento exclusivamente para pegar um estradão?!

Isso tudo, graças à evolução constante que a indústria trouxe para o ciclismo no mundo todo. O que antes era apenas uma alternativa para se transportar, hoje é estilo de vida, esporte e até profissão.

Desde sua invenção, a bicicleta teve participação efetiva em vários momentos históricos, o que facilmente nos renderia um outro artigo… Falar sobre bike tem disso, a cada dia uma nova descoberta.

Curtiu a descoberta de hoje? Conta aqui pra gente nos comentários. Em breve tem mais conteúdo legal por aqui, beleza?! 

Valeu! Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias