Se o seu rendimento está estagnado, talvez seja hora de investir em equipamento
Uma dúvida muito frequente entre os atletas que estão subindo de nível é: “até onde compensa fazer upgrade na bike?” e “quando é a hora de trocar de bike?”. Não existe uma resposta universal, um ponto chave que a bicicleta atinge para que o ciclista deixe o upgrade de lado e invista em uma bike nova. Como quase tudo sobre ciclismo, é relativo.
O ideal é que você conheça seu equipamento e também o seu corpo e treino para entender o melhor momento para uma atualização dos componentes ou troca da bicicleta. Se você sente que seu treino estagnou e não está gerando os resultados que busca, pode ser o momento de fazer alguma mudança.
Se liga nos tópicos que separamos para você!
Conhecendo sua máquina
Mas você deve estar pensando: “o que eu devo considerar na bicicleta para melhorar o rendimento?”. Primeiro você precisa se perguntar qual a resposta quer que a máquina te dê: é uma bike mais veloz? Mais resistente? Com essa resposta em mente, deve considerar se a que você tem possibilita essa mudança.
Pedais
Um dos principais responsáveis pelo rendimento do atleta é um pedal firme, leve e que adere bem à sapatilha. Investir em um clip além de poder diminuir o peso da bike, também melhora o rendimento do atleta, ao evitar a perda de energia pelo encaixe mal feito do pé no pedal.
Guidão
Um guidão largo possibilita ao atleta maior controle da direção, porém dependendo do material, pode ser (literalmente) um peso para a bike. Investir em um guidão de material mais leve, como fibra de carbono, por exemplo, pode diminuir o peso da bike sem perda do controle da direção.
Pneus
Caso sua intenção seja ter uma maior velocidade com a bicicleta, vale a pena investir em pneus mais finos, mas caso precise de estabilidade, pneus mais largos serão seus maiores aliados, mas é claro, sempre pensando na proposta da bike e se atentando se ela suporta o tamanho.
Além disso, é preciso ficar atento ao tipo de terreno que a sua máquina vai enfrentar e escolher um pneus com os cravos que aderem melhor ao solo: trilhas, estradas, asfalto, etc. A escolha do pneu errado pode até mesmo causar acidentes, por isso tenha muita atenção e não caia em nenhuma furada!
Rodas
As rodas são um peso para o seu bolso, mas se você precisa de maior velocidade em trilhas curtas, investir em aros mais leves é essencial! Aros de carbono e com uma aerodinâmica bacana podem potencializar seus treinos e resultados, porém não será compatível com qualquer bicicleta. Por isso é uma decisão que deve ser considerada com muito cuidado e atenção.
Tá, mas eu devo ou não trocar de bicicleta?
Considerando todos os fatores e atualizações possíveis para um melhor desempenho nas trilhas, ainda fica aquela pergunta: “trocar ou não trocar de bicicleta?”. Bem, agora você deve considerar um dos pontos mais importantes para o seu rendimento, o quadro da sua bike.
É hora de pensar se a geometria do seu quadro suporta as atualizações, caso suporte, mudar os componentes será o suficiente? Considere se é um quadro para nível iniciante, intermediário ou avançado. Para melhores resultados, o quadro precisa estar de acordo com a proposta do seu pedal, que pode não ser a mesma de quando você adquiriu a bike.
Por isso, se você quer uma máquina para acompanhar seu ritmo, talvez seja a hora de investir em uma bicicleta de carbono, ao invés de trocar componentes que trarão um avanço a curto prazo, porém com um quadro que não suportará atualizações futuras.
Por que carbono? É só porque é leve?
Leveza não é tudo, mas com certeza é um diferencial que os componentes de carbono têm. Porém, além disso, outro diferencial das bikes de carbono são as possibilidades de geometrias. Por ser um material mais flexível e maleável do que o alumínio, os quadros de carbono podem ser mais ousados nesse sentido.
Outro ponto que enche os olhos dos ciclistas é o design dos quadros de carbono, com um visual mais clean, essas máquinas gritam tecnologia em cada parte do projeto.
E aí, já está pronto para subir de nível com uma bicicleta de carbono?
Conheça as nossas bicicletas de carbono:
- Evo Quest Starter
- Evo Quest Fast
- Evo Quest Advanced
- Full Quest Starter
- Full Quest Advanced
- Full Quest TR
- All Quest
- E-Quest






Para mais cliques incríveis, nos siga no Instagram (@tswbike)!