Seja para um pedal antes do amanhecer do dia ou após o anoitecer, a boa iluminação é fundamental para um giro seguro. E o papel dos faróis e refletores é essencial neste momento.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera obrigatório o uso de sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais. Você sabia disso?
Muitas vezes, o ciclista só fica por dentro dessas informações após sofrer algum incidente.
Esperamos que não seja o seu caso, por isso está aqui. E, para facilitar sua vida…
Trouxemos algumas dicas sobre faróis e refletores para a sua bike. Se ainda tem alguma dúvida, este artigo vai te ajudar!
Faróis

Temos como os modelos mais populares de farol:
Lâmpadas de LED:
A tecnologia Led é uma das mais aclamadas pelo mercado de iluminação e a indústria do ciclismo não exitou em inserir esse recurso no poderoso e indispensável equipamento que garante a boa visão e segurança do ciclista.
Os faróis de led são os mais populares entre os pedaleiros, pois atendem às necessidades com eficácia e ainda possuem um bom custo benefício. Nada melhor, não é mesmo?!
Existem três detalhes que devem ser avaliados num farol de led na hora da escolha, pois irão determinar a eficiência do equipamento em sua execução. São estes:
Quantidade de lúmens;
Dentre as diferenças entre os faróis para bike, está a variação de intensidade da iluminação, que pode ser: forte, média, baixa, intermitente lenta e intermitente rápida.
Essa distinção se dá pelo nível de produção de luz de cada farol, o que está diretamente relacionado ao lúmen. Trata-se da unidade de medida, cuja abreviação é ‘Im’, que mensura o grau de luminosidade de uma lâmpada.
Lembre-se, para saber as medidas de luminosidade de um farol, verifique a quantidade de lúmens e não de volts.
Tempo limite de consumo / Autonomia;
Cada farol tem um prazo limite que é estipulado pelo fabricante. Por isso, dependendo da modalidade ou distância que o ciclista irá percorrer, precisará de uma lâmpada que dure mais.
Atente-se a essa especificação na hora de escolher o seu equipamento e evite quaisquer frustrações durante o percurso. As lâmpadas mais eficientes podem durar em luz forte por até 3 horas!
Recarregáveis ou à pilha?
As lâmpadas recarregáveis tendem a ser mais econômicas, mas exigem um certo cuidado por parte do ciclista quanto ao seu tempo de carga e durabilidade.
Afinal, se pegarmos a estrada sem a informação certinha do tempo em que a lâmpada esteve carregando, estamos correndo risco de passar por momentos “trevosos”. E ligar carregador no meio do rolê não dá…
Os faróis à pilha, por outro lado, são menos econômicos. A necessidade de troca constante fará você abrir mais o bolso, pois sempre precisará ter consigo uma pilha reserva caso a atual acabe.
O lado bom é que esse modelo é bem mais prático. Em caso de esgotamento de energia durante o pedal, basta trocar as pilhas e pronto, tudo novo! É só seguir viagem.
Lâmpadas com dínamo:

Os modelos com dínamo possuem um grafismo que lembra muito a década de 70. Esse tipo de farol tem a energia gerada a partir da movimentação dos pneus da bike.
Ou seja, a energia mecânica que o ciclista transfere ao pedalar, torna-se energia elétrica para a bicicleta. Isso faz com que o pedal fique “pesado”, pois a qualidade da iluminação dependerá unicamente do esforço do ciclista.
Por se tratar de um modelo mais elaborado, a instalação desse farol é um pouco mais complexa também. Em grande parte dos casos, são usadas lâmpadas de automóveis, com uma luz até mais “amarela”.
Além disso, o investimento por parte do ciclista tende a ser maior.
Refletores

Os refletores podem ou não emitir luz elétrica, pois existem as lâmpadas sinalizadoras e também os adesivos refletivos.
Esses elementos já tem por objetivo proporcionar mais segurança ao ciclista no trânsito pela alta visibilidade. Isso facilita a visão, principalmente dos motoristas, e evita acidentes.
Alguns detalhes que você deve avaliar ao comprar um refletor são:
- Potência (watts ou lúmens)
- Cor da luz (branca, amarelada, verde ou coloridas)
- RGB ou com sensores de presença (detecta movimentos próximos)
Priorize instalações mais práticas!
Isso mesmo. As peças sinalizadoras da bike também necessitam de manutenção e, neste momento, quanto mais simplificada a instalação, melhor para o ciclista.
Os faróis e refletores já costumam vir com suas peças próprias de engate e as demais informações sempre constam no seu manual de instruções.
Vale lembrar, amigo ciclista, que muitas informações (como o tempo de carga do farol, por exemplo) podem variar de item para item, de acordo com a quantidade de lúmens.
Então sempre consulte o lojista e siga à risca as recomendações do seu manual!
Onde posso comprar faróis e refletores para minha bike?
Você pode encontrar em Bike Shops da sua região ou em lojas virtuais! Os preços podem variar de R$ 10,00 (básico, iniciante) a até mais de R$ 300,00 (ciclismo profissional) conforme a qualidade do equipamento, beleza?!
Valeu, tamo junto!
Muito legal seu conteúdo. Parabéns pelo seu site 🙂
Valeu, Ricardo! Esperamos ter ajudado.
Boa noite!
Eu gostaria de saber o que é o refletor lateral ?
Boa noite!
O onde que coloca o refletor lateral ?
Muito útil