Farol | Led | TSW

Tudo que o ciclista deve saber sobre faróis e refletores para bicicleta

Seja para um pedal antes do amanhecer do dia ou após o anoitecer, a boa iluminação é fundamental para um giro seguro. E o papel dos faróis e refletores é essencial neste momento. 

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera obrigatório o uso de sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais. Você sabia disso?

Muitas vezes, o ciclista só fica por dentro dessas informações após sofrer algum incidente. 

Esperamos que não seja o seu caso, por isso está aqui. E, para facilitar sua vida…

Trouxemos algumas dicas sobre faróis e refletores para a sua bike. Se ainda tem alguma dúvida, este artigo vai te ajudar!

Faróis

Tudo que o ciclista deve saber sobre faróis e refletores para bicicleta 1
Farol | TSW | Led

Temos como os modelos mais populares de farol:

Lâmpadas de LED: 

A tecnologia Led é uma das mais aclamadas pelo mercado de iluminação e a indústria do ciclismo não exitou em inserir esse recurso no poderoso e indispensável equipamento que garante a boa visão e segurança do ciclista. 

Os faróis de led são os mais populares entre os pedaleiros, pois atendem às necessidades com eficácia e ainda possuem um bom custo benefício. Nada melhor, não é mesmo?!

Existem três detalhes que devem ser avaliados num farol de led na hora da escolha, pois irão determinar a eficiência do equipamento em sua execução. São estes:

Quantidade de lúmens;

Dentre as diferenças entre os faróis para bike, está a variação de intensidade da iluminação, que pode ser: forte, média, baixa, intermitente lenta e intermitente rápida.

Essa distinção se dá pelo nível de produção de luz de cada farol, o que está diretamente relacionado ao lúmen. Trata-se da unidade de medida, cuja abreviação é ‘Im’, que mensura o grau de luminosidade de uma lâmpada. 

Lembre-se, para saber as medidas de luminosidade de um farol, verifique a quantidade de lúmens e não de volts.

Tempo limite de consumo / Autonomia;

Cada farol tem um prazo limite que é estipulado pelo fabricante. Por isso, dependendo da modalidade ou distância que o ciclista irá percorrer, precisará de uma lâmpada que dure mais. 

Atente-se a essa especificação na hora de escolher o seu equipamento e evite quaisquer frustrações durante o percurso. As lâmpadas mais eficientes podem durar em luz forte por até 3 horas!

Recarregáveis ou à pilha?

As lâmpadas recarregáveis tendem a ser mais econômicas, mas exigem um certo cuidado por parte do ciclista quanto ao seu tempo de carga e durabilidade.

Afinal, se pegarmos a estrada sem a informação certinha do tempo em que a lâmpada esteve carregando, estamos correndo risco de passar por momentos “trevosos”. E ligar carregador no meio do rolê não dá…

Os faróis à pilha, por outro lado, são menos econômicos. A necessidade de troca constante fará você abrir mais o bolso, pois sempre precisará ter consigo uma pilha reserva caso a atual acabe.

O lado bom é que esse modelo é bem mais prático. Em caso de esgotamento de energia durante o pedal, basta trocar as pilhas e pronto, tudo novo! É só seguir viagem.

Lâmpadas com dínamo:

Bicicleta Lâmpada Dínamo - Foto gratuita no Pixabay
Lâmpada com dínamo | fonte: Pixabay

Os modelos com dínamo possuem um grafismo que lembra muito a década de 70. Esse tipo de farol tem a energia gerada a partir da movimentação dos pneus da bike. 

Ou seja, a energia mecânica que o ciclista transfere ao pedalar, torna-se energia elétrica para a bicicleta. Isso faz com que o pedal fique “pesado”, pois a qualidade da iluminação dependerá unicamente do esforço do ciclista.

Por se tratar de um modelo mais elaborado, a instalação desse farol é um pouco mais complexa também. Em grande parte dos casos, são usadas lâmpadas de automóveis, com uma luz até mais “amarela”.

Além disso, o investimento por parte do ciclista tende a ser maior. 

Refletores

Tudo que o ciclista deve saber sobre faróis e refletores para bicicleta 2
Refletor | TSW | Led – 50 lúmens

Os refletores podem ou não emitir luz elétrica, pois existem as lâmpadas sinalizadoras e também os adesivos refletivos.

Esses elementos já tem por objetivo proporcionar mais segurança ao ciclista no trânsito pela alta visibilidade. Isso facilita a visão, principalmente dos motoristas, e evita acidentes.

Alguns detalhes que você deve avaliar ao comprar um refletor são:

  • Potência (watts ou lúmens)
  • Cor da luz (branca, amarelada, verde ou coloridas)
  • RGB ou com sensores de presença (detecta movimentos próximos)

Priorize instalações mais práticas!

Isso mesmo. As peças sinalizadoras da bike também necessitam de manutenção e, neste momento, quanto mais simplificada a instalação, melhor para o ciclista.

Os faróis e refletores já costumam vir com suas peças próprias de engate e as demais informações sempre constam no seu manual de instruções.

Vale lembrar, amigo ciclista, que muitas informações (como o tempo de carga do farol, por exemplo) podem variar de item para item, de acordo com a quantidade de lúmens.

Então sempre consulte o lojista e siga à risca as recomendações do seu manual!

Onde posso comprar faróis e refletores para minha bike?

Você pode encontrar em Bike Shops da sua região ou em lojas virtuais! Os preços podem variar de R$ 10,00 (básico, iniciante) a até mais de R$ 300,00 (ciclismo profissional) conforme a qualidade do equipamento, beleza?!

Valeu, tamo junto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias