Bateu a dúvida, né?
Quando o assunto parte para configuração da bike, componentes, kit’s… Chega dar uma canseira na hora de decidir. Um pode ser mais em conta, enquanto outro pode atender melhor sua necessidade e assim vai.
Mas, pouco a pouco a gente vai te explicando o porquê da escolha de determinado item pra sua magrela. Afinal, é por amor a ela que estamos aqui.
A conversa que teremos agora é: tipos de suspensão

Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual a função das suspensões numa bicicleta. Entender o papel que esse componente executa é fundamental pra que possa então decidir qual modelo adotar na sua bike.
A suspensão é a peça (localizada na roda dianteira) responsável pelo ‘amortecimento’ dos impactos sofridos pela bike em terrenos irregulares. Consequentemente, é um item que torna seu pedal bem mais confortável!
A indústria do ciclismo trabalha com diferentes tipos de suspensões. Conheça cada um:
Suspensão de molas e elastômeros x molas e óleo:
A mola e o elastômero trabalham juntos na bicicleta. O elastômero funciona como uma rolha que passa pela parte interna e executa um papel de apoio para a mola.
A suspensão de mola é indicada para terrenos menos ‘atrevidos’, como espaços urbanos.
Quando em conjunto com o óleo, o resultado é ainda melhor. Mola + óleo auxiliam no desempenho da bike sobre o solo e continuam tendo um custo-benefício favorável.
Apenas mola
Essa suspensão é composta por uma mola extensa em cada lado. Trata-se de uma versão duplicada da que foi descrita acima (c/ elastômero), só que, dessa vez, sem o reforço das rolhas.
Uma bike com suspensão de mola também pode percorrer estradas, desde que o solo não seja tão irregular e agressivo. Afinal, a manutenção que pesa menos no bolso é a combinação do uso de materiais mais acessíveis e um pouco menos resistentes que os demais.
Suspensão a ar e óleo:

Nesse sistema, a câmara de ar fica depositada na ‘canela’ esquerda, enquanto o óleo fica do lado direito.
O ar executa a função e o efeito de “mola” na suspensão, é o que oferece rigidez e estrutura à bike.
Toda a proporção da rigidez vai depender da quantidade de ar que preenche a suspensão.
O benefício mais aclamado desse tipo de suspensão é a boa leitura do terreno. Portanto, se o foco é atrevimento e bom desempenho nas estradas, nada melhor do que apostar nesse modelo de suspensão.
Curtiu?
Fique de olho no nosso blog, em breve a gente traz mais novidades e informações sobre o mundo do ciclismo.
Valeu,
Tamo junto!