pedalar, bem-estar, saúde

Qualidade de vida: saiba como pedalar pode proporcionar mais bem-estar e saúde

Vento no rosto, sensação de liberdade, descomplicação e muita diversão. Com certeza, andar de bicicleta é uma verdadeira delícia. Mas, por incrível que pareça, muita gente ainda associa o uso da magrela com coisas não tão positivas como ficar cansado, suado ou até mesmo atrasado para os compromissos diários. 

Qualidade de vida: saiba como pedalar pode proporcionar mais bem-estar e saúde 1

Por isso, da próxima vez que você for conversar com uma pessoa que ainda pensa desta maneira, confira alguns argumentos que provam por A mais B que a bike pode ser uma das melhores aliadas para quem busca mais bem-estar, saúde e qualidade de vida. 

Corpo saudável

A prática frequente de atividades físicas é uma das melhores coisas que você pode fazer para manter sua saúde em ordem. Por isso, um estudo feito pelo renomado jornal Aging Cell e reproduzido pelo periódico britânico The Guardian afirma que andar de bike ajuda a manter o corpo tinindo. 

A pesquisa mostrou que ciclistas preservaram a massa muscular e a força, mesmo com o envelhecimento, mantendo estáveis os níveis de gordura corporal e colesterol. Em homens, os níveis de testosterona também demoram mais para cair. 

Os efeitos do ciclismo também aparecem no sistema imunológico. Um órgão chamado timo, que produz células de imunidade, normalmente começa a encolher a partir dos 20 anos. Mas, no caso dos ciclistas, ele continuou gerando tantas células quanto das pessoas mais jovens com o passar dos anos. 

Segundo o The Guardian, outras pesquisas já haviam revelado o benefício do ciclismo, apontando que pedalar reduz o risco de câncer e problemas no coração em 45%. Especialistas também acreditam que o esporte aumenta a saúde mental, a felicidade e deixa as pessoas menos propensas à depressão.

Rápida no trânsito

Para se deslocar em uma grande cidade, qual veículo é o mais eficiente? Se você pensou em carro, moto, metrô ou helicóptero, pode ter certeza de que você está errado, ao menos se você levar em conta os resultados do Desafio Intermodal, “disputa” que acontece todos os anos na cidade de São Paulo e coloca lado-a-lado diversos meios de transporte, inclusive a bicicleta.

Em quase todas as edições do desafio que acontece desde 2013, segundo os organizadores, a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente e rápido. Mesmo o helicóptero, que já chegou a ganhar em algumas ocasiões, acaba perdendo no quesito eficiência justamente por conta de seu custo proibitivo. 

A parte mais legal é que o desafio compara ciclistas de diferentes níveis, andando por vias rápidas ou lentas, e mesmo assim a bike costuma ser a mais rápida – ou seja, você não precisa ser atleta da TSW Racing Team para ser rápido na cidade usando uma magrela. 

Lembre-se que menos tempo no trânsito significa mais tempo para curtir o que você gosta de fazer, seja assistir um filme, ir ao restaurante ou…ANDAR DE BIKE! 

Uma ótima atividade física

Sim, existem outros esportes que fazem super bem para o corpo, mas a bike tem uma grande vantagem sobre quase todos eles: andar de bicicleta envolve pilotar, fazer curvas, frenagens e pegar subidas e descidas. Por isso, a bike é uma atividade divertida de se praticar, o que facilita demais a adesão ao esporte – algo muito importante, principalmente para os mais jovens. 

Qualidade de vida: saiba como pedalar pode proporcionar mais bem-estar e saúde 2

Além disso, a bicicleta não gera impactos nas articulações, o que permite que ela seja utilizada por muitos e muitos anos, sem causar danos ao corpo. 

A bicicleta também pode ser uma atividade física versátil, que pode ser praticada por horas em baixa intensidade, ou por alguns minutos em treinos intervalados de alta intensidade – o treino adapta-se aos interesses e ao gosto do freguês. 

Além disso, segundo este relatório produzido pelo governo australiano, quem anda de bike ainda reforça os músculos, os ossos, melhora a flexibilidade das articulações, sofre menos com o estresse e ainda tem menos gordura corporal.

Por isso, para manter o corpo em forma, poucas atividades físicas são tão eficientes quando dar umas voltas de bike com frequência.

Mais contato social

Os ciclistas profissionais de estrada profissional costumam dizer que “o ciclismo é o esporte individual mais coletivo que existe”. Isso porque, no ciclismo, ninguém ganha sem ter uma equipe forte para ajudar  e, mesmo sem equipe, normalmente você depende da velocidade de outros ciclistas para andar rápido – é o famoso efeito do vácuo no pelotão. 

Mas, mesmo quando não estamos falando em competições como o Tour de France, andar de bike é algo que normalmente fazemos  acompanhados, seja com mais dois ou três amigos na trilha, ou com dezenas de outras pessoas em um pelotão de estrada.

Por isso, normalmente, quem anda de bike sempre está em contato com outras pessoas, praticando uma atividade saudável, divertida e, de quebra, ainda gastando algumas horas de conversa com outras pessoas com interesses parecidos com os seus – no fim de semana, o que poderia ser melhor?

Se você realmente quer melhorar seu bem-estar e sua qualidade de vida, temos certeza de que a bike é provavelmente sua melhor aliada. Com ela, você vai praticar um esporte divertido, em contato com o mundo externo e, de quebra, ainda melhora sua saúde por diversos motivos.

Portanto, realmente não dá pra comprar felicidade, mas dá pra comprar uma bike e ser mais feliz com ela. 🙂

Por isso, venha pedalar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias