Quadro Carbono x Alumínio: saiba as diferenças e vantagens de cada um 1

Quadro Carbono x Alumínio: saiba as diferenças e vantagens de cada um

Carbono ou Alumínio: Qual quadro é melhor? Qual a diferença entre eles e o que isso tem a ver com o nível de desempenho nas estradas? 

São dúvidas que inquietam a mente de muitos ciclistas…

As perguntas são infinitas, mas temos respostas para todas elas (ou quase todas), fique tranquilo.

Para começar, vamos à diferenciação dos quadros:

Fibra de Carbono

São fios de carbono unidos e trançados que formam uma espécie de “rede” robusta e duradoura. 

Existem vários materiais que são feitos com fibra de carbono, e diante das tantas vantagens que veremos abaixo, o mercado do MTB e de outras modalidades do ciclismo aderiu a esse modelo de quadro e vem popularizando a eficiência do material entre os ciclistas.

Benefícios do carbono

A fibra de carbono é um material cheio de particularidades, sobretudo positivas. Sabemos que o peso da bike é um detalhe que os aventureiros consideram muito na hora da montagem de suas máquinas. 

Quanto mais leves os itens, melhor o desempenho. Se a bike tiver um quadro leve então, é certeza de total otimização e performance! 

Um quadro de carbono tende a ser superleve e isso favorece muito o ciclista que prioriza o atrevimento numa trilha pesada mantendo a velocidade.

Além do peso reduzido, existem também as vantagens estéticas, já que o acabamento da bike não fica cheio de soldas aparentes.

Uma observação importantíssima: 

Você precisa ter bem claro seu objetivo ao adquirir um quadro de carbono. É necessário saber manusear a bike corretamente e não submetê-la a riscos indevidos.

Os benefícios referentes ao peso, visual e desempenho, não anulam o fato de os quadros de carbono serem mais vulneráveis a pancadas muito fortes e ao mau uso por parte do ciclista. 

Em casos extremos, o quadro pode vir a trincar ou romper-se. Tenha cuidado, beleza?!

Alumínio

Os quadros confeccionados pelas ligas de alumínio já são mais populares no ciclismo. 

São itens que oferecem muita resistência e possuem um preço bem mais acessível em comparação aos quadros de carbono. 

Em contrapartida, o alumínio é um material mais pesado, o que não impede a bike de performar, mas não proporciona a mesma leveza do carbono.

É super indicado a você que opta por um pedal recreativo ou um cicloturismo, e quer, ao mesmo tempo, contar com um equipamento arrojado e duradouro.

Isso não quer dizer que o alumínio fica por fora das modalidades mais radicais. 

A qualidade e eficiência dos quadros de alumínio são indiscutíveis.

Acontece que, boa parte dos atletas que ‘contabilizam’ de forma mais séria questões de competição, métrica, performance e velocidade, optam por uma bike bem leve, e, consequentemente, escolhem os quadros de carbono. Tudo vai depender do seu objetivo, apenas.

O quadro de alumínio também requer cuidados! 

Apesar de ser feito com um material mais resistente a rompimentos, 

o mau uso ou exploração em subidas e descidas muito pesadas pode acabar prejudicando seu quadro causando torções. 

A TSW Bike oferta modelos variados que combinam com o seu perfil e exaltam as vantagens de cada material, seja carbono ou alumínio…

Não existe o quadro que é “melhor” ou “pior”. 

Por isso, quando for adquirir sua bike, peça ao lojista para te explicar com detalhes a respeito da composição de cada uma e a qual perfil se encaixa. Aqui no nosso site você também pode pesquisar à vontade.

Quem sabe você encontra a sua parceira ideal das estradas?!

Inclusive, vamos listar aqui para você alguns dos “xodós” mais aclamados pelos ciclistas, a começar pela incrível linha de carbono.

Quem curte o bom e velho atrevimento nas estradas e montanhas, pode contar com as lindas máquinas: Rocket 12 v., Evo Quest, Full Quest e para o nível nível hard da brutalidade, temos a Full Quest Black Edition! 

Já as nossas queridinhas dos quadros de alumínio, além de lindas, modernas e brutas, também são cobertas pela vantagem da garantia vitalícia. São algumas delas: Hurry Plus 12 v., Hurry Ultra 22 v., Hunch, Stamina e Jump.

É conhecer e se apaixonar!

Independente de qual seja o quadro, ambos têm todo o potencial que você necessita para explorar tudo de bom que o ciclismo oferece. 

Valeu, 

Tamo junto!

Menu

Quickview

Fechar

Categorias