TSW Bike | Bicicletas | MTB

Por que as bicicletas precisam ganhar cada vez mais espaço?

Lazer, deslocamento, esporte, turismo e contato com a natureza. Sem sombra de dúvidas, a bicicleta é uma das ferramentas mais versáteis já desenvolvidas pelo ser humano. Criada há mais ou menos 200 anos, ela evoluiu ao lado da sociedade, com a importância de seus papéis ficando cada vez maiores e mais diversificados.

Com isso, é fácil imaginar que, no futuro, a bike deva ganhar cada vez mais espaço, inclusive sendo parte fundamental na busca pela sustentabilidade, algo que deve tornar-se cada vez mais prevalecente em nosso contexto social – porém, a bike vai muito além disso.

Mais espaço no esporte

Do ponto de vista esportivo, a bike é uma ferramenta extremamente importante. Nas olimpíadas, por exemplo, modalidades como o ciclismo de pista, que possui diversas categorias, podem ser uma grande fonte de medalhas individuais, assim como o MTB e as modalidades de estrada. 

Por que as bicicletas precisam ganhar cada vez mais espaço? 1

Lembre-se que medalhas conquistadas em esportes em grupo contam como uma só, e que treinar uma equipe com dezenas de atletas costuma custar caro. 

Se a ideia for falar do amador, basta dizer que a bike é um dos poucos esportes que proporcionam ação, adrenalina e atividade física ao mesmo tempo, sendo uma modalidade extremamente atrativa para diversos perfis de pessoas. 

Os viciados em emoção, por exemplo, vão se sentir em casa no Enduro e no Downhill, enquanto os aficionados pela superação física podem se divertir em maratonas no XCO e no ciclismo de estrada. No meio deste caminho, ainda existem aqueles que só querem passear no parque, ir até a cachoeira pela trilha, rodar na estrada ou se divertir com os amigos – como vimos, a bike pode ser uma atividade física atrativa para muita gente.

Mais do que isso, os esportes com bicicleta tem tudo para arrebatar os mais jovens. Afinal, praticar uma atividade que faz bem para o corpo e ainda diverte a mente é tudo o que uma criança precisa para se apaixonar.

Mais espaço no transporte   

Limpa, silenciosa, prática e ecológica, a bicicleta já deixou de ser o veículo do futuro para se transformar no do presente. Afinal, ao redor do mundo, sua presença é cada vez mais comum, até mesmo aqui no Brasil, onde o progresso não costuma acontecer rapidamente. 

Mesmo em grandes capitais, prefeitos de diferentes orientações políticas já perceberam que a bike veio para ficar. Com isso, apesar de ainda tímida, a malha cicloviária brasileira cresce a cada dia. Com cada vez mais ciclistas nas ruas, mais e mais pessoas ficam convencidas dos benefícios da magrela como meio de transporte.

Por que as bicicletas precisam ganhar cada vez mais espaço? 2

Vale dizer que as vantagens da bike no deslocamento são muitas, e variam de pessoa para pessoa. Para alguns, o atrativo é a agilidade no trânsito, para outros a simplicidade de parar em qualquer lugar – podemos falar ainda nos benefícios para a saúde física e mental de pedalar, ambas amplamente comprovadas pela ciência. 

Seja como for, a bicicleta não para de ganhar espaço em cidades ao redor do mundo, quase sempre ligada a uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. Trata-se de um caminho sem volta, até pelo forte apelo ecológico da bike – basta dizer que, em algumas cidades mais avançadas, o uso de veículos movidos com combustíveis fósseis já está sendo limitado, deixando como alternativa apenas os elétricos e as bicicletas.

Mais espaço na evolução social

A bicicleta pode ser usada como ferramenta de evolução social, e isso já aconteceu mais de uma vez na história. No início do século passado, por exemplo, ela foi fundamental na divulgação do Sufrágio Universal na Inglaterra, tornando-se um símbolo da democracia e também da emancipação feminina. 

Além disso, projetos como o Qhubeka, que distribui bicicletas para crianças carentes na África, facilitando o acesso à saúde e educação, provam que a bicicleta pode ter muitas aplicações na evolução da sociedade como um todo.  

Além disso, vale dizer que o esporte com bicicleta ensina humildade, dedicação e um importante senso de companheirismo, afinal um ciclista não deixa outro na mão. Todos estes fatores contribuem para a formação de uma sociedade mais justa. 

No contexto urbano, a bicicleta muda a relação das pessoas com suas cidades. Quem pedala vive a cidade, e até por isso preza por sua evolução. Acredite: pedalar por ruas limpas, bonitas e arborizadas é bastante agradável, e o ciclista quer ver isso acontecendo. 

Por último, mas não menos importante, a cultura do trail-building, que preza pelo respeito pelas trilhas, pela natureza e principalmente pela comunidade local, ainda é outra forma que a bicicleta pode funcionar como ferramenta de progresso. 

E no fim?

A verdade é que, se parar para pensar, este texto poderia seguir quase que de forma indefinida, sempre com mais e mais exemplos e motivos pelo qual a bike pode, e vai, ganhar cada vez mais espaço em nossas vidas.

Por isso, se você ainda não faz parte de algum dos diversos mundos da bicicleta, fica o nosso convite.

E se você está chegando agora, seja muito bem-vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias