Peso da bike x performance: quanto mais leve melhor? 1

Peso da bike x performance: quanto mais leve melhor?

O peso da bike é uma das maiores preocupações dos ciclistas de MTB, principalmente competidores.

A explicação por trás disso é que quanto mais leveza, maior a facilidade de performar em alto nível. Uma bike leve torna seus movimentos rápidos, o que favorece a sua velocidade nas estradas.

Mas… Como saber se você está analisando esse critério do jeito correto?

Não se trata de apenas tornar a magrela mais leve.

A qualidade do giro vai depender também de outras características (precisão, transmissão de potência, durabilidade, robustez, etc.) que não podem ser comprometidas com a retirada de elementos da bike.

Quanto mais leve melhor?

Vamos por partes…

Antes de se preocupar com o peso geral da bicicleta, tente se informar de onde vem esse peso, de quais itens específicos.

É muito importante que você preste atenção às peças móveis, pois são bem mais simples de substituir por outras para a redução de peso. São alguns exemplos:

Cada item desses acima possui um peso que pode ser bem significativo para o rendimento da sua bike nas trilhas. O que determina se tais componentes são mais leves ou pesados é o material usado na configuração. 

Ex; carbono, alumínio, aço, ferro, as correntes podem ser fechadas ou vazadas… 

Enfim, são detalhes incontáveis. Priorize o que for mais acessível, prático e eficiente.

Qual é o peso que mais influencia no desempenho da bike?

Alguns ciclistas focam em considerar o peso do quadro como fator mais importante. Porém, apesar de ter influência na performance, não é o quadro o total centro das atenções nessa avaliação.

Atenção ao peso das rodas:

TSW Bike | Peso | Roda | Black Edition

A roda é um elemento composto por vários itens (pneu, câmara,aro, fita, raios, disco de freio, cubo) e, cada um, possui um peso determinado, certo?

A soma desses pesos vai ditar a qualidade rotacional, que é a principal função da bike. Por exemplo, após uma frenagem – seja brusca ou não -, o ciclista tende a demorar um pouquinho para retomar a velocidade. 

Se as rodas são pesadas, o tempo de retomada de velocidade se estende e você tem perda de performance. Mas se as rodas são leves, você não perde o embalo e recupera a velocidade em bem menos tempo. 

Tudo vai depender do seu objetivo

Se a sua modalidade é o MTB e você precisa de habilidade e rapidez nas trilhas, ter uma bike leve pode ser crucial ao seu resultado nos giros e competições.

Agora, se você ainda não compete ou não pratica pedais que exigem desempenho e velocidade acima da média, foque em ter uma bike de qualidade, independente do peso, beleza?

Aqui no site da TSW Bike você encontra lindas bikes tanto para a velocidade do MTB/Speed, quanto para a modernidade de um giro urbano. Consulte e conheça nosso modelos quando quiser!

Tamo junto.

Foto destaque: instagram @ararabikefsa

Comentários (1)

  1. ROMULO ROSTAND DE ARAUJO RODRIGUES

    “Tudo vai depender do seu objetivo” fecharam com chave de ouro!
    Quando quis comprar minha primeira Mountain Bike, pensando apenas em ter uma atividade física regular, recorri a consulta junto aos amigos praticantes do pedal. Havia pré escolhido um modelo um degrau acima das de entrada e que pesa por volta de 15 kg. Só vi expressões de desprezo aí saberem do peso. Certamente não consideraram meu objetivo e se deixaram se envolver pela obsessão da leveza extrema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Quickview

Fechar

Categorias