Padrão da furação, número de dentes e outros detalhes que são importantes na hora de comprar uma coroa
Falta de marchas leves na subida, ou de velocidade final nas descidas, ou até mesmo desgaste são alguns dos motivos que podem levar você a querer trocar a (ou as) coroas da sua bike. Mas, assim como qualquer outro componente da bicicleta, é bom ficar de olho em alguns detalhes antes de fazer isso.
Seja qual for o caso, o Grupo JPP tem uma ampla gama de coroas e engrenagens para todos os tipos de bicicleta.
Agora, confira como encontrar a ideal para a sua bike.
Narrow Wide ou Indexada?
Primeiro, observe se sua bike usa ou não câmbio dianteiro. Bikes com apenas uma coroa apostam na tecnologia Narrow Wide para evitar que a corrente caia, mesmo sem o câmbio para guiá-la. Para isso, os dentes da engrenagem tem um desenho especial.
Na Engrenagem Single avulsa MTB, por exemplo, a parte mais fina da corrente se encaixa em um dente mais fino (Narrow), enquanto a parte mais grossa do elo se prende em um dente mais grosso (Wide). Isso impede que a corrente caia com facilidade, mas também impede que ela aceite trocas de marcha.
Já as coroas para uso com câmbio dianteiro como a Engrenagem avulsa para pedivela duplo MTB possuem dentes menores, rampas e recortes que facilitam que a corrente saia de uma coroa para encaixar-se na outra.
Por conta disso, não é possível usar uma coroa dianteira indexada de forma satisfatória sem um câmbio dianteiro, já que a corrente vai ficar caindo – ela foi feita para isso.
Direct Mount ou Parafusos com BCD?
Outro detalhe para ficar de olho é como a coroa vai montada no pedivela. Normalmente, essa interface pode ser por montagem direta (Direct Mount), ou pelos mais tradicionais parafusos e porcas com BCD (Bolt Circle Diameter ou Diâmetro do Círculo de Parafusos.
Se o sistema for de montagem direta, é importante prestar atenção ao padrão, já que Shimano e SRAM apostam em padrões diferentes. Modelos como a Engrenagem Direct Single avulsa MTB padrão SRAM não possuem os buracos dos parafusos, sendo presas diretamente por uma flange com desenho especial.
Engrenagens com BCD
Caso sua bike utilize uma pedivela com parafusos, é preciso medir o BCD antes de comprar uma coroa nova.
Hoje, boa parte das engrenagens tem apenas 4 parafusos, o que deixa essa tarefa super simples – basta medir a distância entre dois parafusos da coroa como mostra a imagem abaixo, que mostra uma Engrenagem Single avulsa com BCD de 96mm.
Tamanho da coroa
O tamanho da coroa terá relação direta com o terreno que você anda e com sua forma física. Por isso, se você pedala em locais com muitas subidas inclinadas ou não está em super boa forma, vale a pena investir em coroas menores. Nesses casos, 30 ou 32 dentes podem ser uma boa pedida.
Agora, se você está mais acostumado com trechos de alta velocidade, principalmente em estradões, onde pedalar na marcha mais pesada é importante, aposte em coroas maiores, que costumam ter 36, 38 e até mesmo 40 dentes como este modelo da XTime.
As coroas de 34 dentes ficam bem no meio do caminho e, quando utilizadas em grupos de 12 velocidades, costumam oferecer um bom meio termo para quase todo mundo. Seja como for, a escolha da coroa é algo bastante pessoal.
Off-set
Outro detalhe que é preciso ficar de olho é o off-set da coroa para relações 1x, que vai variar de acordo com o espaçamento do eixo traseiro da sua bike. É bem importante prestar atenção neste detalhe para que sua linha de corrente fique certa, evitando desgaste e baixo desempenho da relação da bike.
Para isso, siga a regrinha abaixo:
-Bicicletas 1X com espaçamento padrão de 142mm normalmente utilizam coroas com 6mm de off-set.
-Bicicletas 1X boost, com eixos de 148mm normalmente utilizam coroas com off-set de 3mm.
-Bikes 1X com central BB30 normalmente utilizam coroas com 0mm de off-set.
Atenção: A melhor forma de garantir que o off-set está correto é verificar a especificação no próprio componente que veio com sua bike, ou com o fabricante dela.
Jamais compre uma coroa sem ter total certeza de que ela é compatível com sua bike. Em caso de dúvidas, vale a pena visitar um mecânico de confiança.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre coroas de bicicleta, fique de olho aqui no Blog da TSW e aprenda mais sobre os outros componentes da sua bicicleta!
Nos vemos nas trilhas!