Além do simples prazer de pedalar, o ciclismo coloca em ação vários músculos importantes do nosso corpo.
Nesta rápida leitura você vai entender um pouco do que acontece com o nosso organismo e todo o sistema muscular enquanto pedalamos. Bora?
Uma máquina chamada: corpo humano
Ao começar a pedalar, o corpo humano funciona como uma verdadeira engrenagem.
Os músculos da perna, quando se movimentam com intensidade, ativam os biossensores que ficam localizados por todo o corpo.
Os biossensores são células que emitem mensagens ao nosso cérebro, comunicando-o o começo de um exercício e a necessidade de mais energia.
Ao receber o aviso dos biossensores, o cérebro envia comandos ao sistema respiratório que, por sua vez, torna-se mais rápido (por isso a respiração acelerada) e leva mais oxigênio aos pulmões.
Tendo recebido tantos comandos ao mesmo tempo, o coração intensifica o fluxo de sangue bombeado para os demais membros e acelera os batimentos cardíacos do ciclista.
Enquanto você pedala…
Nos primeiros 10 minutos (etapa da ativação de biossensores), os vasos sanguíneos trabalham mais e acontece a irrigação dos músculos.
Nos primeiros 20 minutos, o corpo começa a se livrar do hormônio causador de estresse, o cortisol
Aos 30 minutos de pedal, o seu sistema cardiovascular já está trabalhando de forma bem mais potente, garantindo eficiência no bombeamento do sangue para todo o corpo.
Aos 50 minutos de pedal, intensifica-se a liberação dos hormônios responsáveis pelo bem-estar: a serotonina e a endorfina.
Com 1 hora de pedal, seu corpo se encontra em perfeito estado de equilíbrio, bem-estar e perda significativa de gordura.
“Pedalar engrossa as pernas?”
Essa é uma das dúvidas mais recorrentes quando o assunto é o resultado na estética corporal.
Somos mesmo preocupados com a nossa forma física. Mas fique tranquilo, pois isso é até bom e a bike com certeza estará com você no auxílio em busca da boa forma.
Se liga…
06 consequências benéficas do pedal para o nosso corpo:
1- Melhora seu condicionamento físico;
2 – Exercita os músculos das pernas, sem necessariamente ter atrito com o solo;
3 – Você trabalha diferentes músculos, desde membros inferiores, como quadríceps, bíceps femoral, gêmeos e sóleo, a outros membros importantes como cintura pélvica (glúteos máximo e médio, iliopsoas, lombar e abdominal inferior), cintura escapular e músculos respiratórios;
4 – Aumento de 50% capacidade cardiorrespiratória;
5 – Aumento de até 40% na sua força;
6 – 10% a mais de flexibilidade;
Com essa quantidade de músculos sendo trabalhados intensa e instantaneamente – sem contar o aumento de força e resistência – os resultados estarão presentes não só na performance, mas também em sua forma física. Pode ter certeza disso. Alinhados a uma boa alimentação então… É sucesso.
Você poderia imaginar que tantas coisas acontecem ao mesmo tempo enquanto estamos nos aventurando por aí com a magrela?
Somos uma máquina em cima de outra máquina. Então continue apostando no ciclismo para uma vida longa e saudável e conte sempre com a TSW Bike para vivenciar os melhores giros.
Tamo junto!
Ótimo!
Boa tarde, comecei a fazer bicicleta hj estou com estresse.💓👏
Sou iniciante e comecei com 32 km linha reta e meu condicionamento está melhorando cada vez mais . Tenho 62 anos e me sinto com 30 anos