Antes de tudo, precisamos definir o que é uma bike assistida. Um equívoco comum quando se fala de bike assistida, é confundi-la com uma bike elétrica. Apesar de terem alguns princípios semelhantes, em muito elas se diferenciam. Enquanto o princípio da bicicleta elétrica é que ela pode rodar sozinha, independente do auxílio do pedal do ciclista, a bicicleta assistida tem um motor que é acionado em conjunto ao pedal, tornando o esforço menor e melhorando a performance.
Sendo assim, o ponto comum entre a bike elétrica e assistida é que ambas possuem um motor recarregável a partir de energia elétrica. O foco da bike assistida, porém, está em potencializar a performance do ciclista, ao invés de substituir o pedal por um diferente tipo de tração.
Mas afinal, o que é uma bike assistida?
Pois bem, agora que já destacamos que bicicleta assistida e elétrica não são a mesma coisa, vamos falar um pouco mais sobre como funciona a assistência desse tipo de bike e tirar algumas dúvidas comuns entre os amantes do pedal. Confira abaixo algumas perguntas comuns e suas respostas:
- Como funciona esse pedal? Precisa acionar alguma coisa?
Acionar a assistência da bicicleta não é nenhum bicho de sete cabeças. Após ligar o motor, a própria bike já entende o momento que o ciclista começa a pedalar e a assistência no pedal começa. Isso é tecnologia, não é mesmo?
- Precisa de carteira de habilitação para pedalar uma máquina dessas?
A resposta é simples: não precisa! O principal “motor” da bicicleta assistida ainda é a tração do ciclista, por isso elas não são entendidas como um veículo motorizado. Mesmo com tantas vantagens, ainda é uma bike!
- Existe um limite de velocidade na bike assistida?
Sim, existe. De acordo com a legislação brasileira, a velocidade máxima permitida nas vias urbanas é de até 25km/h. Correr é só na trilha, respeite o limite de velocidade!
E os benefícios da bike assistida para o pedal?
Agora que você já sabe tudo sobre a bike assistida, já até imagina alguns benefícios de ter uma para chamar de sua. Se liga nos detalhes eletrizantes dessa tecnologia:
- Te proporciona assistência nas subidas mais íngremes;
É quase como ter uma marcha ainda mais leve naquela subida que suga a sua energia. Ufa, é aquele fôlego extra que a gente precisava para pedalar por mais tempo, não é mesmo?
- Ela auxilia na força do deslocamento;
Mas não é só nas subidas que a gente precisa daquele gás. Por isso, a bike assistida auxilia você o tempo todo, assim você pode continuar o pedal até o corpo voltar a se ligar no 220v.
- Evita o trânsito e já te engrena em um exercício físico;
Como destacamos, a bike assistida não faz todo o trabalho por você, né? Assim, você foge dos congestionamentos e ainda garante a atividade física do dia!
- Você pedala mais, mais rápido e não se cansa!
O maior benefício do pedal assistido com certeza é o aumento de rendimento no treino. Já que você vai pedalar mais rápido, por mais tempo e se cansar menos. Só tem benefícios!!
Conheça a TSW E-quest
Curtiu essa tecnologia? Venha conhecer a nossa TSW E-quest. Com componentes de ponta e uma configuração de altíssimo nível, a MTB assistida da TSW vai dar uma eletrizada no seu pedal!
Confira alguns detalhes da configuração dessa máquina!
- Quadro de carbono com cabeamento interno e direção tapered, Boost, 150mm de curso.
- Câmbio traseiro: Shimano Deore XT RD-M8100 com 12 Velocidades
- Alavanca e Cassete: Shimano Deore com 12 Velocidades
- Canote retrátil Quest, 100 mm de curso
- Pedivela: FC-EM600 Braço 170mm, 1×12 velocidades
- Coroa: 34 dentes
- Suspensão dianteira: RockShox 35 Silver TK 150 mm, com Trava remota One-lock
- Suspensão traseira: RockShox 230X60 3T RS
- Cubos: Boost Shimano MT400B e MT 410
- Aros: WTB Kom Trail i 35, 35mm interno, tubeless ready
- Pneus: Vittoria Mazza 29 x 2.4”, Tubeless Ready e Câmara de ar Arisun
- Conjunto de freios (hidráulico): dianteiro Shimano XT M8120, pinça com 4 pistões; e traseiro Shimano XT M8100, pinça com 2 pistões
- Cokpit: Quest em Alumínio 800 x 45 mm Rise Bar
- Peso: 23.95kg
Motor e a bateria
- Motor: EP800 SHIMANO, peso total: 2,6 kg e 36% menos arrasto (4 modos de assistência: Walk*/Eco/Trail/Boost)
- Adapt. para carregamento externo: BT-E803x, SM-BTE80
- Bateria tipo integrada para tubo inferior (630 Wh). Tensão: 36 V, Capacidade: 17,5 Ah, 630 Wh, 50% da carga em 2,5 horas e carga total em 6 horas
- Bateria durável que mantém a capacidade máxima por mais tempo (60% da capacidade após 1000 cargas)
- Botão satélite do carregador compatível com bateria BT-E8035/BT-E8036
- Botão e chave satélite ligar/desligar EW-SW300
Confira a ficha completa da E-Quest clicando aqui.
Não deixe de nos seguir em nosso Instagram (@tswbike), para não ficar por fora das novidades e conteúdos quentinhos diariamente!