Nos anos 1970, a Califórnia, nos Estados Unidos, foi palco do nascimento do esporte que hoje tornou-se o mountain biking. Na época, alguns malucos lendários como Joe Breeze e Gary Fisher “depenavam“ bicicletas cruiser de passeio, colocavam pneus mais largos e partiam para as montanhas.
A brincadeira chamava-se “repack downhill”, e o objetivo era descer as estradas de terra no menor tempo possível. Na época, as bikes usavam freios de contra-pedal e, com a alta temperatura, era preciso recolocar graxa nos componentes depois de uma ou duas descidas – repack, em inglês, significa “recolocar”.
Agora, mais de 50 anos depois, o que começou com algumas bicicletas adaptadas transformou-se em um esporte super variado, com bikes desenvolvidas para diferentes modalidades e situações de trilha.
Por isso, vamos explicar para você as diferenças entre as bikes de cross-country, trail e All-Mountain. Assim, você encontra a que mais se encaixa no seu estilo de pedal.
Cross-country, a bike para quem gosta de desafiar o corpo
O cross-country é a modalidade do mountain biking mais amplamente praticada no Brasil. quando falamos em esporte, o XC divide-se em duas categorias principais: o Cross-Country Olímpico, realizado em circuitos com cerca de 4Km onde os competidores precisam completar algumas voltas, e o cross-country maratona, quem costuma ser realizado em trilhas e estrada de terra, com os competidores dando apenas uma grande volta em um trajeto pré-determinado.
Nestas modalidades, a bike precisa ser leve e rápida nas subidas como a nova Full Quest da atleta Hercilia Najara, mesmo que isso cobre mais habilidade do piloto nas descidas. A bike de XC normalmente tem geometria e componentes voltados para o rendimento. Por isso, suas suspensões têm entre 100 e 120mm de curso, com os pneus sendo leves e privilegiando a velocidade de rolamento.
Na “XCzeira”, o piloto vai em uma posição mais baixa, ideal para fazer força nas ladeiras. Mas, justamente por isso, nem sempre este tipo de bicicleta é o mais indicado para quem quer apenas passear de bike, chegar até a cachoeira ou curtir uma trilha descompromissada com os amigos.
Sim, a bike de cross-country também pode ser utilizada para pedaladas mais tranquilas, e a bem da verdade boa parte dos ciclistas no Brasil costuma usar bicicletas desta categoria para todos os tipos de pedal. Porém, fazer isso é como usar um carro esportivo para ir trabalhar – nada impede, mas atualmente existem opções mais adequadas.
Por isso, se você é do tipo atleta ou quer pedalar com mais foco em desempenho, a legítima “xczeira” pode ser a opção mais adequada para o seu perfil.
All-Mountain, a modalidade de quem gosta das descidas
Diferente da bike de XC, que sacrifica um pouco do rendimento nas descidas para privilegiar a velocidade nas subidas, bicicletas de all-mountain como a nova TSW All Quest foram criadas para quem deseja chegar ao topo da montanha com um único objetivo: voltar lá para baixo no menor tempo possível, passando por obstáculos técnicos e desafiadores como saltos e rock-gardens.
Fora do Brasil, o all-mountain e sua versão competitiva, o Enduro, são as modalidades mais praticadas do mountain biking. Principalmente na Europa e nos Estados Unidos, até mesmo as trilhas são adaptadas para estas modalidades. Diferente do Brasil, onde boa parte das trilhas é “natural”, lá fora existem muitas trilhas construídas especificamente com a prática do mountain biking – nesta situação, a bike de all-mountain é uma ótima opção.
Para ser rápida nas descidas, este tipo de bike possui suspensões com bastante curso, normalmente ficando entre 150 mm e 170 mm na frente e atrás. Além disso, a geometria da bicicleta privilegia os obstáculos nas descidas, com a caixa de direção sendo bem “aberta” e o tubo superior bem longo, o que deixa o piloto no meio da bike – além de ter mais controle em altas velocidades, isso permite encarar descidas super inclinadas sem o risco de capotar para frente.
Com pneus grossos e aderentes, canote retrátil e freios poderosos, a bike de all-mountain será mais pesada do que um modelo para cross-country. Porém, ela ainda é totalmente capaz de encarar qualquer subida – a única diferença é que você vai demorar mais para chegar ao topo.
Curiosidade: na competição de enduro, os ciclistas precisam pedalar até o topo da montanha sem ajuda externa. Porém, apenas os trechos de descida são contabilizados – o vencedor é aquele que tem a menor somatória de tempos nas especiais, que são justamente as descidas cronometradas.
Trail, o modelo ideal para quem quer subir e descer com o máximo de diversão
Bikes trail como a nova TSW Full Quest TR Starter ou a nova TSW Full Quest TR Fast estão no meio do caminho entre um modelo de all-mountain / enduro e uma “XCzeira”. Normalmente, elas têm curso de suspensão entre 120mm e 140mm tanto na frente quanto atrás. Mas, o que realmente define uma bike trail não é o curso de sua suspensão, e sim sua geometria, que deve ser feita para encarar bem as subidas, mas com foco em descer com total compostura.
Apesar de não descer tão bem quanto uma bike de enduro, a trail bike é muito mais confortável e eficiente nas descidas do que a bicicleta de cross-country. Por passar muito mais confiança para o piloto em situações técnicas, elas são bastante indicadas para quem está começando a pedalar e não quer passar sufoco em nenhuma situação.
Nas subidas, a bicicleta de trail vai perder um pouco de terreno para a XC, principalmente por conta dos pneus mais “parrudos” e do peso um pouco maior. Porém, como uma boa “faz tudo”, ela é capaz de subir com bastante eficiência – outro detalhe importante é a posição de pilotagem mais confortável, ideal para quem deseja passar o dia inteiro nas trilhas sem forçar demais as costas e os braços.
Com estas características, a trail bike é considerada o canivete suíço das bicicletas. Com ela, você tem uma companheira para quase todas as ocasiões. Com pneus mais leves, dá para encarar uma prova de XC sem grandes dificuldades e, com algumas alterações e uma dose extra de habilidade, é possível descer trilhas super técnicas, que dificilmente seriam pedalaveis com um modelo de cross-country.
Bikes de XC, All-Mountain e Trail com a qualidade TSW
Atualmente, a TSW Bike possui uma das linhas de bicicletas mais completas do Brasil, com modelos criados para atender ao gosto de diferentes tipos de mountain bikers, sempre desenvolvidas para acompanhar as últimas tendências e novidades do mercado.
Por isso, confira sempre as nossas redes sociais, fique ligado nas novidades e venha pedalar com a gente, seja em uma prova de cross-country, em uma competição de Enduro ou mesmo naquela trilha super especial com os amigos no fim de semana!