pedalar | sozinho | TSW Bike

Não vá pedalar sozinho sem seguir estas 6 instruções!

Já se perguntou quando é que você viverá a emoção de um pedal aglomerado novamente? 

Se sentimos falta de um pedal no dia a dia, imagina a saudade que ficamos dos nossos giros animados com a galera… Afinal, nada melhor que a companhia dos parceiros de aventura que também podem ser o nosso socorro na estrada!

Mas, na falta desse socorro… 

O que fazer quando você resolve ir pedalar sozinho?

Essa pode não ser a alternativa mais indicada por nós, mas ainda assim alguns ciclistas preferem. Sem contar que as limitações apresentadas por um cenário de pandemia contribuem pra que o ciclista opte em praticar giros mais “solitários”.

Mas atenção!

Como já dito, pedalar sozinho não é uma recomendação. A decisão de encarar as estradas sem uma companhia vai exigir de você alguns cuidados redobrados.

Caso contrário, você pode acabar passando por alguns perrengues bem estressantes e a gente sabe que o objetivo do seu rolê com a bike está longe de ser o estresse. 

A boa notícia, amigo ciclista, é que você pode garantir um pedal mega tranquilo se seguir estes 6 passos que trouxemos aqui. 

Então vamos às dicas:

1 – Faça uma vistoria na sua bike antes de meter o pé!

TSW Bike | Mecânico

A manutenção já é indispensável em qualquer situação e ninguém merece passar por certos incidentes no meio do pedal estando sozinho…

Por isso, verifique peça por peça, confira o estado de lubrificação das correntes, eficiência do freio, marchas, pneus e etc. 

Só parta pra estrada após certificar-se de que está tudo ‘ok’ com a sua máquina, tranquilo?!

2 – Pra onde vai e por onde andará?

Quer evitar sustos?

Não vá pedalar sozinho sem seguir estas 6 instruções! 1

Defina o seu trajeto e pesquise sobre ele. Conhecendo bem o percurso, você terá uma noção básica de como lidar com o terreno e até mesmo de como é a segurança dos ambientes onde irá passar. 

Opte por lugares que têm um fluxo considerável de pessoas, evite estradas desertas demais para sua própria segurança.

3 – Carregue um kit emergência

Espátulas | TSW Bike

Câmara de ar reserva, mini bomba de ar, espátula, kit chaveiro ou “canivete” e kit remendo são alguns itens que podem te salvar sem ocupar tanto espaço na bolsa.

Bomba de ar (mini) | TSW Bike
Bomba de ar (mini) | TSW Bike

Você também vai sentir fome e/ou sede, então é essencial que carregue consigo uma mochila de hidratação e alimentos leves.

Além disso, leve com você algumas peças repositoras da bike, você nunca sabe quando um imprevisto pode surgir. 

4 – Avise tudo aos seus amigos e familiares 

Mantenha as pessoas que são próximas a você informadas. Fale o horário que irá sair e a hora que pretende estar de volta. Explique também o trajeto que fará e se existem possíveis variações que o mesmo percurso pode fazer.

Uma simples atitude que faz total diferença caso precise de ajuda.

5 – Equipamentos de segurança mais do que nunca!

Use todos os acessórios possíveis para a sua proteção. Capacete, óculos, bermuda, luvas, sapatilhas são acessórios básicos e imprescindíveis.

Afinal, não é só por um casual “acidente”, mas para que você não precise enfrentar dores ou quaisquer desconfortos que te façam interromper o pedal no meio do caminho. 

E se isso for necessário, pare sempre em lugares movimentados.

6 – Em hipótese alguma saia sem seus documentos.

Está aí uma coisa que todos estamos sujeitos a esquecer… Quem nunca? Por isso a nossa sexta e última dica é: leve seus documentos com você sempre, inclusive no pedal.

Lembre-se de guardá-los num local protegido do suor ou de qualquer infiltração. Estar bem identificado é um alívio em qualquer momento.

O ideal é que a gente esteja sempre na companhia daqueles que partilham do mesmo amor pela magrela, mas se isso não for possível, se atente às dicas. 

Desejamos a você um giro tranquilo e responsa!

Valeu, tamo junto!

Menu

Quickview

Fechar

Categorias