Já conhece os componentes de uma bike Speed? 1

Já conhece os componentes de uma bike Speed?

Vai comprar uma road bike ou dar aquela turbinada no seu foguete dos asfaltos? Antes disso, confira quais são as peças principais que a compõem e garanta as melhores opções para a sua bicicleta.

Entendendo a configuração das road bikes

Seja para um passeio, um pedal à longa quilometragem ou competições, a modalidade Speed preza pela velocidade nas estradas. Por isso, os elementos que compõem uma bike de asfalto têm o objetivo de torná-la o mais leve possível. 

Transmissão/Relação de marchas;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 2

O sistema de transmissão das bikes speed costumam ter um número menor de marchas quando comparado às mountain bikes.

Acontece que, diferente do MTB, o pedal de asfalto é focado em performar nos terrenos planos e nas subidas. Os grupos de marchas das road bike podem ter 16v, 18v, 20v e 22v.

Pedivela e pedais;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 3

Nas road bikes, as pedivelas costumam ter duas coroas. A coroa grande é usada para impulsionar a velocidade e pode chegar a 53 pinhões/dentes.

Enquanto a pequena pode variar entre 34 e 39 dentes e tem por objetivo performar em velocidades menores, como nas subidas. 

Quadro;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 4

Quando se fala em geometria e design numa speed, a palavra da vez é: aerodinâmica. A geometria do quadro precisa contribuir para a composição de uma bike leve, veloz, confortável, moderna e, claro, bonita! 

Assim como no MTB, o quadro das road bikes podem ser feitos de alumínio ou fibra de carbono. Além do material adotado, uma das prioridades do fabricante deve ser a confecção de um quadro resistente a impactos, já que as bikes de asfalto não possuem suspensão.

Ah, e lembre-se de conferir as medidas do quadro em relação ao seu tamanho!

Cassete e corrente;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 5

O cassete é a peça localizada na roda traseira da bike que atua na alternação das marchas e pode variar entre 7 e 11 velocidades. O número de engrenagens acopladas ao cassete corresponde ao número de velocidades. 

No caso das speeds, identificamos o cassete ideal para o objetivo do ciclista com base no número de pinhões/dentes da menor e da maior engrenagem. Ex: num cassete de 11×28 dentes, a menor engrenagem possui 11 dentes e a maior 28.

Sistema/manete de freios;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 6

Os freios são acionados por essa peça que chamamos de “manete”. O sistema de frenagem mais comum no universo do speed é a ferradura. É considerado um sistema mais leve, simples de manter e facilmente encontrado em BikeShops.

Também podemos encontrar road bikes de freio à disco, apesar de ser menos comum. É inegável o quanto os ciclistas valorizam e confiam nesse sistema de frenagem para as bikes.

Pneus;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 7

Os pneus speed são bem estreitos, lisos e possuem um tamanho padrão de 700 mm. A espessura pode variar entre 20 e 28 mm e quanto mais largo o pneu, mais confortável é o giro. 

Outro cuidado que os pneus de uma road bike exigem, é a calibragem na medida certa. Quanto maior é a sua espessura, menor a pressão.

Selim e canote;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 8

Esse conjunto é planejado de modo que proporcione conforto e agilidade na movimentação das pernas do ciclista. O selim é bem mais fino e comprido, para que a parte interna das coxas não esbarre nas extremidades e dificulte a pedalada.

Não se esqueça que o canote deve combinar com o tipo de selim escolhido e estar bem ajustado à sua altura.

Guidão e mesa de guidão;

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 9

Muitos ciclistas não sabem, mas a mesa de guidão também é projetada para contribuir com a postura, velocidade e desempenho do usuário sobre a bike.

Existem, inclusive, diversos formatos e medidas de suporte. O tipo escolhido vai depender se o seu objetivo é pedalar numa postura ereta ou curva. 

O guidão, por sua vez, é curvo e coberto por uma fita que garante o conforto das mãos do ciclista. 

Garfo

Já conhece os componentes de uma bike Speed? 10

O garfo é o elemento que conecta a mesa de guidão à roda da bicicleta e garante a qualidade da direção. Os garfos também possuem vários modelos e medidas que vão de acordo com o perfil de cada pedaleiro. 

Tudo certo? Agora é só dar um giro aqui pelo nosso site e escolher a sua speed ou a peça que vai dar um up grade responsa na sua magrela. 

Valeu, tamo junto!

Siga-nos no instagram e fique por dentro das novidades.

Comentários (4)

  1. Luciano

    Tenho interesse na bike

  2. Roberto

    Muito top a speed !!!… Preço….?

  3. Time TSW Bike

    Valeu, amigo! Para informações sobre valor, procure um lojista mais próximo de você, pois os preços variam de acordo com a região. Ou pesquise nossos revendedores virtuais pelo Mercado Livre.

  4. Time TSW Bike

    Opa! Para adquirir uma bike é só consultar um lojista mais próximo de você ou lojas virtuais que revendem nossos produtos, beleza?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias