Campeonato Brasileiro | MTB | TSW Bike | Hercilia Najara Souza

Hercilia Najara defende manto laranja e conquista 3º lugar do pódio no Campeonato Brasileiro de MTB

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO – Cross Country aconteceu no último fim de semana, nos dias 30 e 31/10, no instituto Mairiporã-SP. 

A competição contou com a presença dos principais nomes do ciclismo no Brasil em ambas modalidades (masculina e feminina) e mais uma vez foi palco de muita adrenalina e emoção.

Até porque… Não dá pra falar de MTB sem falar de emoção, não é mesmo?

Por isso, a gente não pode deixar de trazer aqui alguns destaques da disputa entre as ferozes musas do MTB, sobretudo, a alta performance da nossa representante, Hercilia Najara

Detalhes da disputa 

  • A liderança da corrida esteve com a consagrada Raiza Goulão (Audax) desde a partida à chegada, tendo ela, assim, conquistado seu tetracampeonato após cumprir 1h25min29s de prova;
  • Na cola de Raiza Goulão, revezando entre 2º e 3º lugar estiveram Letícia Cândido (Specialized) e Hercilia Najara (TSW Rancing Team);
  • Letícia chegou em 2º lugar com a diferença de 17 segundos da primeira colocada.
Hercilia Najara defende manto laranja e conquista 3º lugar do pódio no Campeonato Brasileiro de MTB 1

Equilíbrio e técnica: o prestígio merecido de Hercilia Najara

Um dia depois de enfrentar a prova de XCC com muita garra, chegando em 4ºlugar, Hercilia conquistou uma posição favorável de largada e aproveitou cada segundo da batalha final.

A atleta, que é natural do Ceará, mas reside em Minas Gerais desde os 7 anos, provou mais uma vez ao cenário do ciclismo que habilidade, técnica e força nos pedais são suas especialidades.

E por falar em força, digamos que este foi o maior ofício de quem alcançou as primeiras colocações da competição. 

Planejamento, preparo físico e foco

Hercilia fez questão de deixar bem claro que estar no Top 3 do MTB brasileiro não foi questão de sorte ou acaso. Uma meta foi traçada pela atleta e atingida com êxito.

Durante o pico da pandemia no Brasil, optei por executar meus treinamentos de março a julho todos indoor (em casa). Na primeira competição após esse longo período confinada, percebi que durante os 4 meses me mantive ativa e não treinada para competir em alta performance. A partir daí, tracei um plano de agosto até a semana do Campeonato Brasileiro de XCO.

Comecei uma corrida contra o tempo para minimizar os meus pontos fracos e potencializar as minhas habilidades. Trabalhei duro! Cheguei à exaustão física em treinos específicos, mas me mantive firme na realização do plano. Treinei a minha mente para se adaptar às adversidades no confinamento e colhi os frutos no momento mais árduo da preparação.

Cheguei para a disputa do brasileiro no auge da minha forma física e mental. Me preparei para entregar a melhor performance nos dois dias de prova. Por isso, ao cruzar a linha de chegada não contive a emoção de ver o quanto o meu plano, dedicação e resiliência me levaram à conquista do meu objetivo de ser top 3 do Brasil. Vibrei, senti e explodi de alegria ao ver meu plano se tornar realidade.” – Hercilia Najara (TSW Rancing Team)

Nem o excesso de lama, nem as descidas íngremes foram capazes de parar a brutalidade da nossa musa do TSW Racing Team.

Hercilia Najara defende manto laranja e conquista 3º lugar do pódio no Campeonato Brasileiro de MTB 2

Assim veio o 3º lugar do pódio!

O trajeto estava em um alto nível de dificuldade, com subidas e descidas regadas a muita lama e com níveis de inclinação desafiadores para qualquer atleta “velho de trilha”.

Hercilia, porém, manteve a concentração e exerceu alto desempenho durante todo o percurso, colocando em prática seu excelente preparo físico e também o raciocínio rápido nos trechos que envolviam dificuldades.

Orgulho nos define.

Hercilia Najara defende manto laranja e conquista 3º lugar do pódio no Campeonato Brasileiro de MTB 3
Raiza Goulão, Letícia Cândido e Hercilia Najara celebraram a conquista merecida do pódio | Foto: Red Bull TV

Você pode acompanhar a transmissão de todo o campeonato ou rever os melhores momentos acessando este link: https://www.redbull.com/br-pt/live/brazilian-championship-women-xco-final

Que essa seja mais uma conquista de inúmeras que ainda virão para a Hercilia, para a TSW e, claro, para o ciclismo brasileiro.

Segue o plano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias