Dicas| Pedalar à noite | TSW Bike

Dicas para pedalar à noite com mais segurança

De manhã, à tarde ou à noite, andar de bike é sempre uma delícia. Afinal, independente do horário, a sensação de liberdade e a praticidade da magrela são sempre as mesmas. 

Porém, quando as luzes dos postes acendem, todo ciclista deve tomar alguns cuidados adicionais – tudo para não deixar a segurança ficar no escuro.

Por isso, separamos aquelas dicas e acessórios fundamentais para que você rode tranquilo com a sua bike.

1 – Iluminação de árvore de Natal

Juntamente com o capacete e óculos com lentes transparentes, as luzes de sinalização da bike são itens fundamentais para a segurança, principalmente se você roda na cidade ou por estradas. Por isso, mesmo que dezembro ainda esteja meio longe, pedale sempre com aquela iluminação “de árvore de Natal” – invista em um bom conjunto de lanternas e refletores, e tenha o costume de mantê-los ligados mesmo durante o dia.

Dicas para pedalar à noite com mais segurança 1

Se você só anda por locais bem iluminados, mesmo um farol mais simples já é uma ótima ajuda. Para economizar bateria e aumentar suas chances de ser visto, deixe tudo ligado na função pisca-pisca. 

Agora, se você pedala por locais sem iluminação nenhuma, um modelo mais forte, de 600 lumens ou mesmo um de 900 lúmens, pode ser uma pedida melhor –  neste caso, eles funcionam como o farol de um carro. 

Outra dica é investir em um refletor leve, que pode ser colocado no capacete. Em cruzamentos, você pode virar o rosto em direção aos outros veículos, o que facilita a visualização.  

A luz traseira deve ser sempre vermelha, e muitas vezes vale a pena ter uma no canote e outra atrás do capacete – a vantagem é que a luz vem de um ponto mais alto, melhorando a visibilidade do ciclista. 

2 – Reflexivos a mil

Pedais, capacete, mochila, jaquetas, blusas e até mesmo alforges, como o da foto abaixo, podem ter tiras de material reflexivo. Por isso, se for pedalar à noite, preste atenção neste detalhe antes de comprar um novo acessório para sua magrela.

Dicas para pedalar à noite com mais segurança 2

3 – Atenção especial em dias e horários de risco

Quem costuma ir e voltar de bike do trabalho a semana inteira já deve ter percebido que as noites de quinta-feira, e principalmente da sexta-feira, costumam ser mais conturbadas, especialmente por conta do “happy-hour” e da pressa que muita gente tem de chegar em casa para aproveitar o fim de semana.

Por isso, nestes dias, convém não demorar demais para sair do trabalho. Também é legal evitar vias mais movimentadas e bairros mais boêmios – infelizmente, o assunto é chato, mas o risco existe. 

3 – Conheça o percurso

Na cidade, conhecer a rota que você vai fazer à noite é extremamente útil, até para evitar avenidas mais movimentadas, valetas, buracos e outros pontos de risco maior. Agora, se seu objetivo for fazer trilha a noite, definitivamente fazer um pedal de exploração no escuro não é a melhor das ideias.

4 – Devagar se vai ao longe

Mesmo que a rua seja bem iluminada e você tenha um bom sistema de luzes, é importante desacelerar o ritmo a noite, principalmente por conta da pior visualização de buracos e outros obstáculos.

Se estiver pedalando na trilha, é importante ir devagar, mesmo em locais que você conheça como “a palma da mão”. Lembre-se que é fácil esquecer um buraco e que muitos animais têm hábitos noturnos – pode ter certeza que, no escuro, a adrenalina de pedalar é maior, mesmo com a velocidade sendo menor.

5 – Conheça seus direitos e deveres como ciclista

É extremamente importante saber tudo o que você pode e não pode fazer com a bike segundo o código de trânsito brasileiro. Afinal, só de conhecer os artigos você já aprende uma coisinha a mais sobre segurança.

Uma dica importante é não pedalar muito no cantinho. No escuro, é fácil calcular mal o tamanho das coisas, e o risco de você tomar uma fina é maior. Por isso, siga o código de trânsito e ocupe o bordo da pista, que é mais ou menos ⅓ de uma faixa. 

6 – Esteja preparado para problemas mecânicos

Isso vale para o dia e para noite: tenha sempre consigo um kit básico de ferramentas e todos os outros equipamentos que você deve ter comprado junto com sua bicicleta. Caso você tenha dificuldades em enxergar no escuro, aquela lâmpada que nós recomendamos para colocar no capacete ganha mais uma utilidade – focar a claridade onde o problema aconteceu. 

Dicas para pedalar à noite com mais segurança 3

7 – Prefira ciclovias e ciclofaixas

Muitas vezes, vale a pena desviar seu percurso noturno para pedalar em vias que tenham estrutura específica para ciclistas, mesmo que isso signifique pedalar um pouco mais. Se isto não for possível, tente ao menos desviar para ruas de bairro.

Avenidas movimentadas à noite podem ser uma armadilha. Nelas, a atenção dos motoristas fica dividida entre diversas fontes de luz, e isso torna a visualização do ciclista mais complicada – a maior diferença de velocidade entre os veículos também não é um bom sinal em caso de contatos imediatos de quarto grau. 

8 – Seja mais de um

A união faz a força, e isso vale muito para quem está de bike (principalmente à noite). Por isso, se você for sair para um pedal noturno, tente achar aquela companhia infalível para aproveitar o passeio.

Se estiver pedalando sozinho pela cidade, muitas vezes pedalar perto de outro ciclista é uma vantagem, especialmente do ponto de vista da visualização e do respeito.

Pedalantes do mundo, uni-vos! 

Às vezes no silêncio da noite…

Andar de bike à noite é uma delícia, principalmente se você gosta de um pouco mais de silêncio e tranquilidade. Além disso, por conta do menor volume de carros, o “escurinho” é uma das melhores horas para conhecer sua cidade.

Agora que você já sabe as principais dicas para curtir sua magrela no escuro, vamos encerrar este texto com uma ideia muito legal:

Que tal juntar alguns amigos e montar um grupo de pedal noturno? Além da diversão, este tipo de grupo sempre chama a atenção – é uma ótima maneira de conhecer gente nova, saudável e com os mesmos interesses que você. 

Temos certeza que você vai adorar!

Menu

Quickview

Fechar

Categorias