Full Quest 12 v. Freio dianteiro

Descubra o tipo de freio para sua bike e como mantê-lo

Você costuma se lembrar de cuidar dos freios da sua magrela? 

Os maiores responsáveis por manter a bicicleta sob seu controle possuem particularidades que todo ciclista deve conhecer. Vamos nessa?

Entenda os tipos mais comuns de freio:

Freio V. Brake

Descubra o tipo de freio para sua bike e como mantê-lo 1
Freio V. Brake de aço| Mitsu

Por ser preferência dos ciclistas iniciantes, os freios V. Brake são muito utilizados nas bikes de entrada. 

Os freios V Brake trabalham sobre o aro da bike. A configuração desse modelo de freio conta com duas hastes que lembram um formato de ‘V’ e um cabo de aço que aproxima uma da outra. 

Trata-se de um modelo bem mais simples para fazer manutenção e que possui um ótimo custo benefício.

Freio à disco hidráulico

Descubra o tipo de freio para sua bike e como mantê-lo 2
Freio à disco hidráulico | Grupo JPP

Os freios hidráulicos são mais fortes e muito utilizados em modalidades carregadas de obstáculos que exigem técnica e resistência. 

No caso de um à disco hidráulico, a manete do freio atua como uma espécie de “injetor”. Isso acontece porque junto com a manete há um reservatório onde fica armazenado o óleo.

Na medida em que você pressiona a manete, um pistão bombeia o óleo, fazendo-o percorrer a mangueira e então executar a frenagem.

Por consequência da robustez que oferecem, os freios hidráulicos são bem mais pesados e mais caros que os demais. Além disso, quem adere aos freios hidráulicos deve ter um cuidado redobrado com a manutenção.

Freio à disco mecânico

Descubra o tipo de freio para sua bike e como mantê-lo 3

O freio à disco mecânico tem a capacidade de ser tão eficiente quanto o hidráulico. Contudo, precisa ser muito bem instalado e ter as pastilhas perfeitamente ajustadas ao disco. 

O acionamento da frenagem é feito por um cabo que, diferente dos outros, movimenta apenas uma das pastilhas. 

A pastilha fixa fica posicionada bem próxima do disco, enquanto a pastilha móvel é responsável por pressionar o disco, levando-o à outra extremidade da roda para, então, executar a frenagem.

Como fazer a manutenção básica dos freios?

Manutenção dos freios V. Brake:

Se os freios V. Brake da sua magrela começarem a apresentar um certo vibrado, barulho e até falhas ao ‘brecar’… É porque chegou a hora da manutenção.

Para fazer uma regulagem básica, gire o regulador no sentido horário até que as sapatas se aproximem do aro.

É importante que você confira se elas estão na mesma distância e se ao acionar a manete elas se movimentam juntas (não uma de cada vez). 

Para que isso aconteça, é necessário que os parafusos estejam igualmente regulados.

Se um estiver mais apertado que o outro, a movimentação da mola tende a inclinar-se para o lado mais apertado, prejudicando a performance da frenagem.

Manutenção dos freios à disco hidráulicos:

Para realizar a manutenção básica num freio hidráulico, basta retirar as pastilhas e dar uma “lixada” para retirar os grudes de sujeira que se acumulam com o tempo.

Já para a troca de óleo, é melhor que retire todo o freio da bike. O motivo desse cuidado, é que as pastilhas absorvem facilmente qualquer tipo de contato com óleo e podem ficar impregnadas.

É mais para não prejudicar seu trabalho, beleza?! 

Ou, se quiser, você pode levar a um mecânico profissional e garantir um procedimento de seguro de troca do óleo.

Manutenção dos freios à disco mecânicos:

Os parafusos de fixação da pinça possuem uma arruela lisa e que já vem presa à peça ou arruelas orbitais.

Quando o disco está encostando em alguma das pastilhas (móvel ou fixa), o recomendado é que você solte um pouco o cabo de aço do freio. Esse processo pode ser feito na manete ou na própria pinça mesmo, se for possível.

Se o disco estiver encostando muito na pastilha fixa, é bom que você com a ajuda de uma chave allen 5 mm, mova a pastilha para a parte mais interna da pinça. 

Mas tenha cuidado para não recuar a pastilha por completo, pois isso pode fazer com que a roda encoste na pinça durante a frenagem.

Curtiu as dicas?

Muitos ciclistas já tiveram suas vidas salvas graças à eficiência de uma “brecada”! Então lembre-se que a qualidade dos seus freios vai determinar a qualidade do seu giro. 

Conte com a TSW Bike para um rolê tranquilo e seguro. 

Tamo junto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias