Boas para as descidas e para quem quer se divertir, conheça a bike criada para a categoria mais completa do MTB
Se você é do tipo que gosta das descidas, das curvas em alta velocidade e dos obstáculos técnicos, o all mountain é a modalidade do MTB mais indicada para você. Nela, o objetivo de chegar ao topo de uma montanha não é bater o KOM no Strava na subida, mas sim se divertir ao máximo montanha abaixo!
A bike de All Mountain
Para atingir este objetivo, a bike de all mountain terá uma configuração especialmente desenvolvida para as descidas, mas sem perder de vista a importância das subidas. Até porque, é preciso chegar ao topo antes de descer e, quanto menos você se cansar escalando, mais vezes poderá aproveitar a trilha de volta.
Por isso, as melhores bike de All-Mountain como a novíssima TSW All Quest apostam no quadro em fibra de carbono, que garante muita resistência e baixo peso. Mas, a grande diferença neste tipo de bike realmente fica pelas suspensões mais “parrudas”, e pela geometria mais focada em encarar desafios técnicos.
No caso da TSW All Quest, a suspensão dianteira Rock Shox 35 Silver TK tem 150mm de curso, contra 100mm de uma bike “comum” de cross-country. Na traseira, a bicicleta também tem 150mm de suspensão, fruto de um sistema de links super avançados que comprimem o shock Rock Shox Deluxe Select + por cima e por baixo, com o triângulo traseiro em peça única que oferece excelente rigidez e estabilidade.
Com isso, a capacidade da bike em terrenos esburacados é muito maior, mas as diferenças não param por aí. Isso porque, normalmente a bike de all mountain será mais alongada, com a suspensão dianteira ficando mais deitada – o famoso “ângulo de caixa mais aberto”.
Uma geometria assim amplia a estabilidade em altas velocidades, e ainda permite encarar inclinações maiores sem capotar para frente, já que a roda dianteira fica mais longe do centro de massa da bike – é como aumentar a base de um triângulo.
Como não poderia deixar de ser, este tipo de bicicleta também tem pneus mais agressivos, o Vittoria Mezzo 29 x 2.4’’ no caso da All Quest, calçados em rodas montadas com aros WTB Kom Trail mais largos, com 35mm de largura interna, o que proporciona mais estabilidade para o pneu.
Para garantir total flexibilidade nas subidas e também nas descidas, as trocas de marcha são responsabilidade de um grupo Shimano de 12 velocidades, com câmbio traseiro XT M8100.
Para manter o controle mesmo em descidas super inclinadas e longas, a TSW All Quest vem equipada com freios poderosos, que utilizam uma pinça de 4 pistões na frente, mordendo um grande disco de 203mm. Na traseira, onde a potência de frenagem pode ser menor, o disco tem 180mm e a pinça dois pistões, o que ajuda a economizar peso, sem comprometer o desempenho.
Além disso, outra diferença importante da All Quest e de outras bikes de all-mountain é o cockpit, formado por uma mesa curta com apenas 35mm de comprimento, e por um largo guidão de 800mm de largura, tudo para ampliar ainda mais o controle da bike em trilhas agressivas.
Fechando o pacote, assim como toda boa bike de all-mountain ou enduro, a All-Quest vem equipada com canote telescópico, que mantém o banco alto nas subidas e baixo nas descidas e trechos técnicos.
TSW All Quest – Uma bike completa, para a modalidade mais completa do MTB
Como você reparou, uma boa bike de all mountain deve ser completa, sendo capaz de encarar subidas sem dificuldades, e descidas de todos os tipos, mas especialmente aquelas mais desafiadoras.
Por isso, a TSW All Quest 2022 é a bike ideal para quem quer entrar com o pedal direito no incrível mundo de diversão e adrenalina do all mountain e do Enduro!
Nos vemos nas trilhas!