Hercília Najara é um dos nomes de maior destaque no cenário nacional do Mountain Bike Cross-Country. A atleta de 32 anos, que corre pela TSW Racing Team, tem em seu currículo resultados importantes como o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Cross-Country Olímpico em 2020, resultado obtido a bordo de sua TSW Full Quest de geração anterior.
Agora, preparando-se para muitas outras conquistas, a mineira de Belo Horizonte terá a sua disposição uma nova parceira de treino e competições: a TSW Full Quest 21/22, que chega totalmente renovada, em uma versão exclusiva para a atleta.
Quadro Monocoque Full Carbon com suspensão integral
O coração da bike que será utilizada por Hercília Najara é o mesmo que será utilizado na nova geração da TSW Full Quest para cross-country. Com o incrível acabamento Camaleão, o novo quadro aposta em uma suspensão traseira com sistema horst-link com 115mm de curso, 4 barras e sem pivô traseiro, que usa a flexibilidade do SeatStay para garantir o bom funcionamento, usando o eixo como pivô – tudo para remover peso e diminuir a manutenção.
“A primeira vista, o cartão de visitas da Full Quest é uma pintura com efeito rainbow, popularmente camaleão. Ela realça uma variedade de cores, a partir dos vários ângulos de observação da bicicleta. Simplesmente maravilhosa!”, comentou Hercília.
A bike vem equipada com o remote OneLock da SRAM, que aciona o travamento do shock e da suspensão simultaneamente. Por falar nisso, o garfo é o super leve e eficiente SID Select+ com 100mm de curso.
“Quando o assunto é alto rendimento, a nova geometria proporciona agilidade nas trilhas e favorece uma pilotagem veloz, em todo tipo de terreno. O que me chamou a atenção foi a performance da Full Quest nas subidas. A geometria e o sistema de trava das duas suspensões proporcionam rigidez nos momentos em que as subidas se tornam mais íngremes e exigentes”, avaliou a atleta da TSW Racing Team.

A bike da Hercilia utiliza um quadro tamanho S, que tem a caixa de direção em 69.3 graus para manter a agilidade. O alcance fica na casa dos 422.7mm e a rabeira curta de 438mm garantem a agilidade em alta nos percursos técnicos e apertados das pistas de XCO do Brasil. O diferencial é a nova posição do canote de selim, mais “alta”, com 75.5º, equilibrando o centro de gravidade e tornando as pedaladas mais eficientes.
A nova cinemática da suspensão traseira tem objetivo de deixar o ratio (razão) de retorno da suspensão próximo e de 2.9, que na prática deixa a suspensão mais “rígida” e diminui o uso de trava e perda de energia em trechos mais suaves.
“Nas descidas, a combinação de uma geometria agressiva torna a bike arisca, no bom sentido, é claro. As rodas com aro de 30mm e o excelente sistema de amortecimento das suspensões potencializam o estilo agressivo de pilotagem nas descidas, e favorecem a transposição de todo e qualquer tipo de obstáculo como terrenos acidentados, pedras, drops, cascalho, terra solta, rampas, etc. A Full Quest garante conforto, agilidade e um mix de boas sensações durante a pilotagem”, explicou Hercília.
Pacote de componentes super avançado
Além do quadro super moderno e eficiente, a Full Quest da Hercília conta com um pacote super avançado de componentes, formado por peças leves, confiáveis e precisas. Um dos primeiros destaques fica na transmissão montada com componentes Shimano XTR e XT de 12 velocidades, mas a brincadeira não para por aí.
Isso porque, além das trocas de marcha imediatas, a atleta também contará com um conjunto super inteligente de freios, que aposta na pinça de 4 pistões na frente, permitindo frenagens mais poderosas, com uma de 2 pistões atrás, que ajuda a reduzir o peso da bike e a massa não suspensa da balança traseira.
Toda a ergonomia da atleta e o controle da bicicleta ficam a cargo de um conjunto de mesa e guidão integrados super leves, com o avança tendo 70mm e o guidão 800 mm de largura.
Além disso, os aros WTB largos de 30 mm montados em cubos Shimano XTR servem como a base perfeita para os pneus Vittoria Barzo 2.35’’ na dianteira e Mezcal 2.25’’ na traseira, ambos com composto de grafeno e carcaça de 120 TPI – tratam-se de pneus de ótima rolagem, mas com um desenho agressivo, que proporcionam uma ótima aderência em todas as condições de terreno.
Com certeza, a nova Full Quest é uma bike de altíssimo rendimento. É a companheira perfeita para quem, assim como a Hercília, quer muita performance para alçar voos cada vez mais altos!