Capacete | TSW | Team Plus

Capacete no ciclismo: tudo que você precisa saber

O capacete é um equipamento essencial para a nossa proteção durante os giros. Mas tem muita coisa sobre esse acessório que ainda não temos total conhecimento. 

É hora de apostar numa pedalada segura e literalmente livre de quaisquer dores de cabeça.

“O capacete vai me proteger do quê?”

Se a resposta parece óbvia, calma aí que não é!

Apesar de muitos considerarem o contrário, o capacete é um equipamento destinado a “quebrar” e não a “resistir”. 

Como assim?

O capacete tem a missão de proteger a sua cabeça ao sofrer algum tipo de atrito. Quando ele absorve uma pancada, evita a transferência desse impacto pra sua cabeça, podendo salvar a sua vida!

Por isso, esse acessório pode muitas vezes não resistir à força imposta sobre ele e quebrar. Mas, lembre-se, é a mesma força que te causaria um ferimento caso não o estivesse usando.

Uma informação muito importante:

O capacete é feito pra nos proteger de nada mais, nada menos, que nossas próprias falhas enquanto pedaleiros. Sim, é pra aquele momento em que inesperadamente nos confrontamos com um buraco ou qualquer obstáculo que seja e isso resulta uma queda. 

Por que dar ênfase nisso?

Alguns ciclistas se enganam ao pensar que capacete é apenas um item pra se usar dentro da cidade, no meio do trânsito. Assim, o equipamento seria para amenizar as consequências de um acidente entre ciclista e motorista, por exemplo.

Não está de tudo errado, mas os capacetes não são feitos para esse fim exclusivamente. Esse modo de pensar desvia o foco da relevância que o acessório tem no ciclismo.

Se você pedala sozinho, afastado do trânsito e do tráfego intenso de pessoas, ainda deve utilizar o capacete para a sua própria proteção. Sem contar que, os aventureiros do MTB e até mesmo do Speed, podem topar com árvores e pedras às margens da estrada. 

E se não deu tempo de avistar o obstáculo atravessado no meio do percurso ou numa curva, a ‘topada’ é certeira. Aí é que entra a diferença em estar equipado e bem protegido.

Uma história real: o capacete salva vidas!

Capacete no ciclismo: tudo que você precisa saber 1

O Reginaldo Cristiano é um apaixonado por ciclismo, mas viveu um dos maiores sustos da sua vida durante um pedal no último ano. Ele relatou em nossas redes sociais que sofreu uma queda acidental e o impacto o fez ficar desacordado! 

O acidente resultou em várias complicações físicas que Reginaldo precisou tratar depois, como uma lesão na coluna, mas nada que chegasse perto do risco que a pancada sofrida na cabeça fez o ciclista correr. Pelo resultado do capacete dá pra imaginar…

“Pela pancada tive uma lesão axonal difusa, a mesma lesão que o piloto Shumacher sofreu e ficou em coma…”

A lesão axonal difusa é extremamente perigosa e pode ser letal. No dia 29 de dezembro de 2013, o recordista de Fórmula 1, Michael Schumacher, foi acometido por essa lesão ao se acidentar enquanto esquiava.

Ele bateu com a cabeça numa pedra. O acidente fez o corredor enfrentar um estado de coma e ficar internado por pelo menos seis meses.

Mesmo estando bem após o susto, o ciclista Reginaldo não atribui o livramento que teve apenas à sorte. As palavras da equipe de socorristas deixaram ele bem surpreso.

“Desmaiei no acidente, mas meu companheiro do grupo disse que o discurso do resgate foi que se eu estivesse sem capacete ou com um de baixa qualidade… Não seria a equipe do resgate que ia me buscar, mas sim a equipe do IML. Graças a Deus estou recuperado. E agradeço à TSW, pois se fosse um capacete de má qualidade eu também não estaria aqui hoje.”

Desistir de pedalar depois disso? Negativo. O foco dele é a proteção nos giros e vida que segue!

“Jamais, é amor demais pela bike. Mudou minha vida. O neuro que diagnosticou a lesão me orientou que jamais posso me desanimar do esporte, pois não foi culpa do esporte e sim um acidente. Esse mês já começo cotar um novo capacete TSW pra minha segurança pois ela tem que estar em primeiro lugar!”

Pra entender mais sobre a função deste acessório, saiba aqui os itens que compõem um capacete:

Casco: É literalmente a casca do equipamento. A missão do casco (apesar de quebrar ser o seu destino) é oferecer a robustez necessária para que qualquer outro corpo estranho não perfure o capacete e atinja a cabeça do ciclista.

Forro: É o item que recobre toda a parte interna do capacete, proporcionando conforto e proteção à cabeça.

Além disso, o forro costuma ter demais tecnologias que proporcionam um “reforço interno” ao equipamento, mantendo o casco mais resistente a perfurações e ao “despedaçamento” das peças numa possível quebra por acidente. 

Engate: Essas têm a função de prender o capacete à cabeça do ciclista e também de fazer os ajustes devidos.

As tiras costumam ser feitas de nylon e o fechamento correto delas é essencial para que o capacete se mantenha fixo na sua cabeça.

Carneira: Responsável por proporcionar o encaixe perfeito do capacete sobre a cabeça do ciclista, a carneira é um item de regulagem.

Com essa peça fundamental, você ajusta o capacete ao tamanho correto da sua região craniana, garantindo que o equipamento não fique folgado. 

Lembre-se: o capacete não pode ter um tamanho maior que a sua cabeça, se o acessório estiver “folgado”, verifique e regule para o tamanho certo, beleza?!

E já que o assunto é segurança para o seu pedal, a TSW Bike traz os principais modelos que garantem sua proteção em todos os momentos!

Capacete TSW Team

Capacete no ciclismo: tudo que você precisa saber 2
capacete-team-lateral | TSW

Esse é um dos queridinhos dos ciclistas!

O capacete TSW Team possui sistema de ajuste traseiro em disco, refletores na parte da frente (facilitando a visibilidade), forro interno removível e lavável (para fácil higienização), construção in-mold ( tecnologia que torna o casco mais leve e resistente), dentre outros detalhes ímpares que te proporcionam muito mais segurança nos giros.

Capacete TSW Enduro

capacete-enduro-lateral | TSW
capacete-enduro-lateral | TSW

Também ocupando as primeiras posições na preferência dos apaixonados por MTB, o capacete TSW Enduro é um excelente parceiro para o seu pedal! Principalmente se o seu foco é fazer giros mais radicais.

Essa belezura possui 16 canais de ventilação, tela anti-inseto, sistema de engate em Y ( pra um ajuste prático e fácil) e também conta com espuma interna removível e lavável. 

Capacete TSW Team Plus

Capacete no ciclismo: tudo que você precisa saber 3
capacete-team plus-lateral | TSW

Essas são as armaduras dos competidores que integram o TSW Racing Team. Testado e super aprovado por nossos atletas, o capacete TSW Team Plus é uma versão ainda mais linda, leve, resistente e supertecnológica! 

Além dos recursos apresentados nos modelos anteriores (espuma removível e lavável, In Mold, Regulável, Sistema de engate em “Y”), esse bruto ainda possui faixa refletiva na carneira e 17 canais de ventilação. 

Difícil é saber qual o melhor…

O que a gente sabe, é que sem esse poderoso equipamento você não pode sair pra pedalar, beleza?! Um giro memorável é um giro seguro.

#useocapacete

Valeu, tamo junto!

Comentários (4)

  1. Valter Queiroz de Almeida

    Muito boa a iniciativa de mostrar os equipamentos necessários para um iniciante pedalar. Minha bike e TSW com quadro alumínio AWE. Estou muito satisfeito com ela.
    Gostaria que ensinassem os fundamentos de segurança para pedalar, nos diversos circuitos.
    Obrigado.

  2. Time TSW Bike

    Valeu pelo feedback, parceiro! Pode deixar que vamos trazer mais conteúdos como este.

    É uma alegria saber que está curtindo a sua Awe!

    Estamos aqui à disposição.

    Tmj

  3. KAREN MICHELLE

    Vocês adaptariam capacete para uma pessoa com hidrocefalia?

  4. Time TSW Bike

    Olá, Karen!

    Infelizmente não adaptamos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias