Comprar uma bicicleta não é muito diferente de comprar uma roupa de festa: primeiro você pensa no estilo da festa, depois escolhe um modelo que você gosta e, por último, basta escolher o tamanho.
Mas, assim como acontece com as roupas, as bikes também podem (e devem) ser ajustadas. Afinal de contas, mesmo que você compre uma calça que esteja certa na cintura, às vezes ela fica larga na barra.
Por isso, o mundo das bikes também tem o seu equivalente ao alfaiate: o profissional de Bike Fit, processo que visa deixar sua bike perfeitamente ajustada para suas medidas.
Agora, vamos entender como isso funciona.
O que é o bike fit?
O bike fit, ou ajuste postural na bicicleta, é um processo realizado por um profissional gabaritado, que utiliza técnicas e ferramentas especiais para adaptar a bicicleta perfeitamente ao corpo do ciclista.
No processo, braços, pernas e tronco são medidos, e a flexibilidade do ciclista é avaliada. Além disso, o ciclista também será analisado sobre a bike, garantindo que a posição de seu corpo está correta durante a pedalada.
O trabalho costuma durar entre uma e três horas e, no fim, além de ajustar a altura e a posição do banco, componentes como mesa, guidão e o selim podem ser substituídos — tudo para você pedalar bem certinho.
Qual é a vantagem do Bike Fit?
Por colocar seu corpo em uma posição mais acertada para pedalar, o bike fit ajuda bastante a reduzir todas as dores relacionadas ao pedal, inclusive a dor nas costas, nas mãos e na bunda.
Além disso, quem pedala por desempenho também pode se beneficiar do trabalho. Afinal, um corpo livre de dores e com os músculos perfeitamente alinhados permitem que o ciclista renda mais, algo fundamental em qualquer treino ou competição — isso para não falar no menor risco de lesões.
Quem deve fazer um bike fit?
Para muita gente, o ajuste postural na bicicleta é “coisa de atleta”. Mas, nada poderia estar mais longe da verdade. Até porque, atletas passam centenas de milhares de horas pedalando e, pelo máximo que a bike esteja levemente “errada”, o corpo deles está totalmente adaptado. Além disso, para quem compete profissionalmente em qualquer esporte, dores pelo corpo são apenas “ossos do ofício” — se você é amador, certamente este não é o seu caso.