TSW Bike | Primeira bicleta | Dicas

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta

Chegou o momento tão esperado! Finalmente você decidiu comprar uma nova bicicleta! Talvez, você não pedale desde que era criança, talvez tenha pedalado há alguns anos e, agora, a vontade de andar de bike voltou com força total.

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta 1

Seja como for, você deve ter reparado que o mercado de bicicletas mudou bastante, ganhando centenas de opções diferentes. Por isso, separamos para você algumas informações que prometem te ajudar a achar a bike perfeita – depois, é só subir na sua magrela e sair para curtir a vida!

1 – Defina um orçamento

O primeiro passo para comprar qualquer coisa é verificar o quanto você pode gastar, e para sua nova bike isso não é diferente. Porém, é importante lembrar que, além da bike, normalmente é preciso comprar mais algumas coisas para pedalar com tranquilidade.

Não é preciso dizer que bicicletas avançadas vão apresentar um desempenho melhor, o que faz muita diferença para quem quer treinar ou competir mais a sério. Porém, atualmente, até mesmo bicicletas mais simples apresentam um bom funcionamento – ao menos na TSW, todas as bicicletas foram desenvolvidas para oferecer qualidade e tranquilidade para o consumidor. 

2 – Separe um dinheirinho para acessórios fundamentais

Ao comprar uma bicicleta, não se esqueça que, para andar com ela, é muito importante ter capacete, luvas e óculos de proteção. Apesar de não serem obrigatórios por lei, o uso desses acessórios faz total diferença na sua segurança!

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta 2

Além disso, se for possível, também é legal ter acessórios como uma bomba de encher pneus, ferramentas básicas de bicicleta e uma câmara reserva. Mais para baixo, vamos explicar isso com mais calma.

3 – Invista em uma bicicleta de qualidade

Se você está começando agora no mundo das bicicletas, uma forma de garantir que você está comprando um produto de qualidade é apostar em marcas conhecidas como a TSW Bike.

Todas as bikes da TSW utilizam componentes de qualidade, e foram projetadas por profissionais altamente qualificados, que levam em conta detalhes como ergonomia, peso, preço e durabilidade no desenvolvimento de novas bicicletas. 

Outro ponto importante é evitar modelos super simples, muitas vezes encontrados em supermercados. Além de não serem prazerosas de andar, muitas vezes bicicletas super básicas rapidamente apresentam problemas mecânicos – no fim, é o tipo de barato que sai caro. 

4 – Os principais tipos de bicicleta

A bicicleta é uma ferramenta, e nada como ter a ferramenta correta para fazer o trabalho correto – nem que isso seja se divertir até cansar. Por isso, confira os principais tipos de bicicleta e o uso indicado para cada uma delas. 

Mountain Bikes – As Mountain bikes, ou bicicletas de trilha como a TSW Hunch, são modelos indicados para a prática das pedaladas fora de estrada. Normalmente, elas possuem ao menos uma suspensão dianteira, guidão reto e pneus com cravos como os de um jipe – algumas mais avançadas como a Full Quest Black Edition utilizam suspensão na frente e atrás. 

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta 3

Os componentes deste tipo de bicicleta costumam ser mais robustos, e por isso pesam um pouco mais. Além disso, elas possuem uma posição de pilotagem que permite encarar obstáculos no off-road, e marchas bem leves para subidas super inclinadas. 

Além de serem boas se você quer pedalar nas trilhas, elas também funcionam super bem para pedaladas urbanas, principalmente se você vai passar por ruas mais esburacadas. 

Bikes de estrada – Também conhecidas como bikes de speed, estradeiras ou road bikes, este tipo de bicicleta é indicado para quem deseja andar com velocidade e desempenho no asfalto. Para isso, elas apostam no guidão curvo, nos pneus finos e no projeto que privilegia a aerodinâmica.

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta 4

Modelos modernos, como a TSW TR 10 Plus, são leves e velozes, com marchas mais pesadas para quem deseja desenvolver velocidades maiores. Por outro lado, nas subidas inclinadas, elas exigem um pouco mais de força das pernas.  

Apesar de não serem robustas como uma bike de trilha, a estradeira também aguenta buracos e asfalto judiado, mas o conforto nestas condições fica prejudicado. Até por isso, além de serem ótimas para treinos e competições, elas também funcionam bem nas cidades – principalmente se você anda mais por avenidas com o trânsito mais rápido. 

Urbanas – Bicicletas urbanas, como a TSW Orla, foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar o deslocamento. Por conta disso, elas costumam apostar numa posição de pedalada mais ereta e confortável, que também facilita a visualização do trânsito. 

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta 5

Por conta do uso mais “mundano”, é importante que estas bikes tenham componentes mais simples, porém altamente robustos, o que reduz o tempo e o gasto com manutenção. Além disso, a furação para bagageiro permite tirar a mochila das costas, eliminando o incômodo e o suor. 

5 – Onde comprar uma bicicleta?

Atualmente, existem muitas maneiras de se comprar uma bicicleta, já que além do atendimento presencial, muitas lojas e até mesmo algumas marcas possuem vendas online. Seja lá qual for a maneira que você for comprar, é importante contar com uma boa orientação antes de fechar negócio.

Principalmente em assuntos como escolher o tamanho correto da bike, a loja física ainda apresenta vantagens para quem ainda tem pouco conhecimento sobre o assunto. Afinal, muitas lojas possuem um departamento de bike fit, com um profissional que pode tirar suas medidas e ajudar na escolha da bike certa. 

Você pode encontrar um lojista TSW mais próximo do seu endereço através do nosso site. 

6 – Ferramentas básicas

De preferência, como explicamos acima, é importante que você invista em algumas ferramentas básicas para não ficar na mão durante suas pedaladas. Por isso, antes de sair para seu rolê, convêm comprar:

1 – Um kit de ferramentas específicas para bikes

2 – Jogo de espátulas para tirar pneus 

3 – Câmara de ar reserva

4 – Bomba de ar

Sabendo usar estes itens acima, você será capaz de se livrar de boa parte dos problemas mecânicos que podem acontecer ao longo de qualquer pedalada. 

7 – O quadro é a peça mais importante

O quadro é a “alma” da sua magrela, e também é a peça mais cara e complicada de se trocar. Por isso, vale mais a pena investir em uma bike com um bom quadro e componentes medianos do que fazer o contrário. 

8 dicas para comprar sua primeira bicicleta 6

Os quadros de alumínio da TSW, por exemplo, possuem garantia vitalícia – uma certeza de que você vai poder rodar muito e muitos quilômetros sem dores de cabeça. 

8 – Curta sua nova magrela!

A dica mais importante é aproveitar bastante sua nova bicicleta. Por isso, uma das melhores opções é já conversar com o pessoal da loja, já que muitas delas têm (ou podem indicar) grupos de pedal.

Se este não for o seu caso, aproveite os parques, ruas e ciclovias de sua cidade, ou mesmo as estradas ou trilhas ao redor dela. Seja como for, toda bicicleta nasceu para ser usada. 

Por isso, aproveite e bons pedais!

Menu

Quickview

Fechar

Categorias