como limpar bike em casa | TSW bike

6 passos para limpar sua bike em casa

Você pode até ter uma bike linda, bem equipada e mega moderna, mas o que vai determinar um giro brilhante é o grau de limpeza da sua máquina. 

Acontece que nem sempre a gente consegue levar  nossa princesa a uma oficina pra ganhar o trato merecido que ela merece. Por isso, recorremos a outras soluções, como:

Já conhece o popular “banho de gato”?

Esse termo é muito utilizado para caracterizar um banho rápido, típico daquele dia em que precisamos economizar água ou tempo.

Neste artigo vamos ajudar você a dar um banhozinho de gato na bike, mas sem deixar de ser um banho de qualidade, beleza?! 

Primeiro, tenha em mente o que será preciso:

Aqui vão 6 passos simples e práticos para você limpar sua bicicleta em casa

  • Procure um local espaçoso, que favoreça todos os movimentos durante a limpeza da bike;
  • Use luvas;
  • Vista uma roupa de soldado pronto para a guerra! hahah Porque com toda certeza irá se sujar… Pode ser aquela roupa velha que todo mundo tem pra essas horas.
  • Sabão em pó ou detergente;
  • Balde com água;
  • Borrifador com água;
  • Um pano e um pincel;
  • Escova;
  • Borrifador com desengraxante;
  • Lubrificante

* Em hipótese alguma utilize esponjas ásperas.

Tudo prontinho? Bora para o dia de princesa da magrela:

Passo #1

Comece borrifando água em todas as áreas que contêm “impregnações” como poeira, barro e demais resíduos acumulados. 

Passe o pano em todas essas áreas e retire o excesso de sujeira, ainda que de forma mais superficial. O intuito é evitar riscos no quadro da bicicleta na hora que você for passar o pano.

Passo #2

Mergulhe o pano na água com sabão em pó ou detergente e comece passando nas partes mais altas da bicicleta (região do canote, tubo, quadro, guidão, etc.) e vai descendo até as partes que se encontram mais sujas.

Lembre-se de manter o pano bem torcido e também de ir virando os lados para não passar a superfície suja de areia na bike e arranhar o quadro.

Passo #3

Vamos às partes centrais…

Para a limpeza da transmissão, mergulhe o pincel no recipiente com água e sabão e vá passando nos cantinhos do cassete, câmbio e eixo.

Para a limpeza da corrente, borrife o desengraxante na própria corrente e nos demais componentes do kit transmissão. Prenda o pano numa região da corrente e gire os pedais para fazer a limpeza de todas as partes.

Passo #4

Lave o pano em água limpa e torne passar em todas as áreas anteriormente higienizadas com água e sabão. O motivo desse cuidado é evitar aquelas manchinhas que a espuma sempre deixa na bike, tranquilo?!

Passo #5

Chegou a vez das rodas!

Se puder, retire-as e dê uma limpadinha leve também nas extremidades da bicicleta onde elas ficam presas. Ali sempre tem uma sujeirinha.

Depois, mergulhe a escova no recipiente com água e sabão e passe nas rodas para retirar a camada mais grossa de sujeira. Enxágue e retire o excesso de água dos pneus antes de ir para a próxima etapa. 

ps: para retirar o excesso, você pode dar leves batidas com o pneu sobre o solo.

Feito isso, conclua o enxugamento com um pano seco ou bem torcido. Passe o pano também pela parte interna da roda, limpando a área das engrenagens.

ps: para a limpeza do cassete, insira o pano entre os pinhões e faça movimentos de ‘zigue zague’ higienizando parte por parte. 

Passo #6

Depois de ter colocado os pneus, lubrifique as correntes.

Este processo é bem simples. Basta injetar uma gota de óleo em cada rolete da corrente enquanto vai girando os pedais. Super tranquilo.

Ah, para garantir que o lubrificante irá encobrir todas as engrenagens, mova os pedais alternando as marchas da bike. Assim, a lubrificação passeia em todos os pinhões.

Se não quiser que o óleo fique pingando no chão após lubrificar a corrente, retire o excesso com um pano e prontinho!

Curtiu as dicas?

Manter a bicicleta limpa é bom porque, além de deixá-la pronta para encarar qualquer rolê, você ainda enaltece a beleza dela.

Pode acreditar, uma magrela higienizada e reluzente nas ruas arranca suspiros por onde passa…

E se você quiser conhecer soluções que te darão um giro higienizado, seguro e de arrancar suspiros, conheça a linha de produtos para manutenção X-Time.

Agora sim, tenha um giro brilhante. 

Tamo junto!

Menu

Quickview

Fechar

Categorias