5 dicas para você limpar sua sapatilha após o pedal 1

5 dicas para você limpar sua sapatilha após o pedal

As sapatilhas de ciclismo são peças mega importantes e costumam ser, sim, bem mais caras! rsrsrs Tudo em decorrência da qualidade e robustez necessárias para nossas aventuras.

Mas a gente tem que concordar: o que exige alto investimento, exige cuidado máximo para ter uma duração satisfatória.

Com as sapatilhas não é diferente, mas alguns ciclistas ainda tem dúvidas sobre como devem fazer para mantê-las em bom estado.

Este artigo vai te dizer como a dar o melhor trato nas belezuras de forma simples e sem cometer estragos nela.

Por isso, confira aqui 5 dicas para a limpeza das suas sapatilhas após o pedal após o pedal 

Dica #1

Com a ajuda de um pano limpo, remova toda a sujeira “grossa” (lama, terra, poeira…) que cobre a sapatilha. Pode ser uma limpeza mais superficial mesmo, para auxiliar os próximos passos, pois um simples pano não é suficiente para retirar toda sujeira ainda.

Dica #2

Agora você vai precisar de um recipiente com água e sabão, uma bucha macia e um balde com água.

Depois de molhar a bucha na água com sabão, passe-a com cuidado em toda a superfície da sapatilha, mantendo atenção às fivelas e encaixes.

ps:  A resistência da sapatilha nas estradas não é sinônimo de resistência a uma lavada feita “de qualquer jeito’’… as peças também podem ser danificadas durante a higienização.

Dica #3

De forma alguma use produtos mais fortes do que o sabão para a limpeza da sua sapatilha. Fazendo isso, você estará condenando o material dela à degradação. 

Por isso, após esfregá-la suavemente com água e sabão, apenas enxágue com água limpa.

Dica #4

Agora, para ajudar na secagem:

Remova as palmilhas da sua sapatilha para que ela seque mais rapidamente;

Afrouxe as línguas e tiras da sapatilha para permitir maior circulação do ar;

Encha a sapatilha com um jornal amassado (semelhante à forma que os sapatos fechados vem na caixa quando compramos), pois o papel ajuda na absorção da umidade.

Dica #5

Retoque a graxa de sua sapatilha.

Você poderá usar graxa ou cera líquida.

No caso das sapatilhas feitas de couro sintético, a cera líquida já atende. O bom da cera é que ela já possui aplicador e não há necessidade de lustrar a sapatilha ao final de sua aplicação.

A graxa é uma ótima alternativa para calçados de aspecto “rugoso”, fabricados com materiais mais grossos que o couro sintético. Basta aplicar a pasta com a ajuda de um paninho ou escova de cerdas macias.

Tanto a cera como a graxa podem ser transparentes ou possuir a cor do calçado – preto, branco ou marrom que são os mais comuns -. 

Após a aplicação, espere secar (coisa de minutos) e lustre com a ajuda de uma flanela ou até mesmo discos de lã específicos para polimento.

Ah, e não se esqueça do spray antiodores! O mau cheiro, além de ser um verdadeiro incômodo, também degrada a sapatilha.

Afinal, se há mau cheiro, há resquícios de suor… E os microrganismos presentes em nosso suor são altamente destrutivos. #ficaadica

Curtiu? Seguindo esses 5 passos, é impossível não manter sua sapatilha com aparência de “novinha em folha” por muuuito tempo! 

Conte sempre com as melhores informações e novidades da TSW Bike aqui no blog e em nossas redes sociais.

Tamo junto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias