Muitas pessoas não se preocupam tanto e não sabem do risco que estão correndo, mas manter a boa hidratação do nosso corpo é essencial em qualquer atividade física, e isso com toda certeza se estende ao ciclismo.
E já que somos ciclistas responsa, vamos esclarecer aqui algumas informações que todo pedaleiro precisa saber a respeito da hidratação.
Não se trata apenas de matar a sede
Apesar de parecer um ato simples que tem o mero objetivo de saciar a nossa sede, a ingestão de líquido pode salvar a vida de uma pessoa. Assim como a falta da hidratação é sinônimo de risco à saúde, podendo, em situações extremas, levar à morte.
O líquido cumpre um papel importantíssimo para reabastecimento e vitalidade do nosso corpo enquanto praticamos exercícios físicos.
O coração, por exemplo, é um dos primeiros a nos dar sinais de desidratação na hora do agito, pois começa a “trabalhar em dobro” para conseguir bombear o sangue.
Mas não se engane achando que apenas o nosso sistema cardiovascular é afetado. Outros órgãos protagonistas do nosso corpo como: coração, fígado, rins e até mesmo o cérebro, são membros diretamente influenciados pelo nosso nível de hidratação.
Temos que cuidar do nosso corpo por completo! E para isso trouxemos aqui 5 dicas que garantem um pedal hidratado e satisfatório
1 – Intensifique a hidratação pelo menos 24 horas antes de ir pedalar
Assim como a dieta que um atleta segue para manter o físico sempre disposto e resistente, prepare a hidratação do seu organismo antes de se expor à adrenalina.
Lembre-se que além de uma alimentação equilibrada, a hidratação também precisa estar ok. Então beba água e faça muita ingestão de líquidos!
2 – Leve sua caramanhola ou mochila de hidratação
Nada de ficar esperando as paradas de tempo em tempo para procurar um local e beber água. A água deve te acompanhar durante todo o giro.
Por isso, não saia para o pedal sem estar munido com sua caramanhola ou sua mochila de hidratação. Veja qual é melhor pra você. O importante é que esteja sempre prevenido e não passe sede!
E falando nisso…
3 – Não espere sentir sede, hidrate-se com frequência
A sensação de sede é o indicativo de um “estado de alerta” para o seu corpo. Significa que está faltando mais hidratação do que o organismo é capaz de suportar.
Por isso, não espere sentir sede, faça a ingestão de líquido pelo menos a cada 20 ou 30 minutos.
4 – Aprenda a identificar quando seu corpo está desidratado
O suor em excesso decorrente do esforço feito nas pedaladas causa a desidratação e isso te dará alguns sinais, então mantenha-se atento. Alguns desses sinais são:
- Aumento da pulsação
- Circulação sanguínea limitada
- Formigamentos
- Inchaços
- Sede
- Aceleração cardíaca
5 – Reforce com bebidas isotônicas
Por trabalhar tantos membros ao mesmo tempo, a atividade física nos leva a perda de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Essas bebidas são uma ajuda e tanto na hora de repor as vitaminas e sais minerais do nosso corpo.
Valeu, tamo junto!
Foto: @dau_mtb