5 cuidados que você deve ter com seu quadro de carbono 1

5 cuidados que você deve ter com seu quadro de carbono

Um quadro de carbono deixa a bike super leve e favorece muito o ciclista que gosta de apostar na velocidade. 

Por essas e outras razões, este modelo de quadro é muito requisitado entre atletas, principalmente de MTB.

É óbvio que ninguém pretende adquirir um quadro de carbono já pensando na perda do material. Mas devemos considerar, assim como as vantagens deste quadro, os cuidados que ele exige.

Bora lá?

Benefícios do quadro de carbono

5 cuidados que você deve ter com seu quadro de carbono 2
Foto: instagram @rodrigomreus

A fibra de carbono é um material com muitas singularidades que a tornam muito valorizada no cenário da fabricação e montagem de bikes.

O peso da bicicleta é uma das características mais consideradas pelos esportistas e nessas horas o carbono é uma peça-chave!

Além do peso reduzido, existem também as vantagens estéticas. 

Sabemos o quanto os ciclistas são exigentes quando o assunto é “soldas em evidência” no acabamento da bike.

Pois bem, os quadros de carbono, além de mais leves, permitem soldas quase invisíveis e eliminam de vez essa preocupação.  

Você precisa ter bem claro seu objetivo ao adquirir um quadro de carbono. É necessário saber manusear a bike corretamente e não submetê-la ao mau uso.

Os benefícios referentes ao peso, visual e desempenho, não anulam o fato de os quadros de carbono serem mais vulneráveis ao mau uso por parte do ciclista, podendo vir a trincar ou até mesmo romper-se.

Conheça agora os 5 cuidados essenciais que você deve ter com seu quadro de carbono:

1 – Se for dar um “up-grade”, evite incluir componentes incompatíveis com a configuração original da bike

Você pode fazer melhorias na sua bike, desde que não tente adaptar componentes que ultrapassam o limite suportado pelo quadro, pois para cada nível do ciclismo existe uma configuração correspondente. 

Ex: Você pratica XC, mas agora deseja ter uma bike mais trail. Não se trata de apenas trocar a suspensão e o kit por um mais robusto…

É bem provável que o quadro não suporte essa mudança brusca ou não se adapte a um novo formato. Neste caso, é recomendada a troca da bike.

2 – Respeite o “limite de toque” ao fazer os apertos das peças (como parafusos de freios e suporte de caramanhola)

Na hora de montar ou fazer ajustes na bike, fixe as peças sem esforço excessivo e, se possível, conte com produtos específicos para ajudar na fixação.

Apertar demais os parafusos causa um rápido desgaste na região e ocasiona a quebra. 

Procure saber o limite de toque suportado e não ultrapasse pensando que vai estar fazendo um bem ou contribuindo para que as peças durem mais tempo. 

3 – Evite que o quadro tenha contato com derivados de petróleo

As substâncias derivadas do petróleo são altamente agressivas aos quadros de carbono, enfraquecendo a estrutura e prejudicando a estética do material. 

Um contato até mesmo acidental, se não for removido imediatamente, pode resultar no derretimento ou deformação do quadro.

Portanto, evite o contato com esses produtos em quaisquer hipóteses, beleza?!

4 – Respeite a medida mínima de inserção do canote no quadro

O canote precisa estar devidamente encaixado no quadro, respeitando o limite mínimo de inserção. Subir o canote – para torná-lo mais alto por conta própria – , deixando apenas uma pequena parte para dentro do quadro, fará você depositar uma força desproporcional sobre o quadro, ocasionando a quebra. 

5 – Para limpeza, utilize apenas água e sabão neutro

Assim como os produtos derivados de petróleo, qualquer outro produto que ultrapasse uma composição “básica” de limpeza pode ser altamente corrosivo ao carbono. 

Por isso, o menos é mais. Quando for limpar a sua bike, conte com os velhos e eficazes aliados: água e sabão!

Mantenha seu quadro sob os cuidados certos e aproveite as vantagens de pedalar uma bike de carbono. Dê um giro aqui no site se quiser conhecer os modelos de carbono da TSW. 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias