TSW | Vantagens do MTB

10 benefícios da prática do MTB

O esporte se popularizou entre os apaixonados por pedal, ficando conhecido pelo nome de Mountain Bike (Bicicleta de Montanha), e passou a ter destaque no Brasil em meados de 1989. De lá pra cá, o MTB só cresceu e atraiu mais atletas das várias modalidades do ciclismo, chegando a  tornar-se para muitos um verdadeiro estilo de vida. 

E os benefícios trazidos por este esporte não se limitam apenas a reconhecimentos e premiações mundo afora. Praticar MTB é sinônimo de ganhos em todas as áreas dentro do cotidiano de quem se aventura nessa modalidade.

Das estradas para a vida: 10 benefícios do MTB

1 – O MTB aumenta sua condição cardiorrespiratória

É muito normal que a gente fique facilmente cansado ao praticar uma atividade que nos exija grande esforço, não é? Principalmente se não estamos habituados a praticar tal atividade. Mas se você quer mudar de vez essa condição, o Mountain Bike é super indicado!

Os principais atributos do MTB são os trajetos marcados por obstáculos, subidas, além do longo percurso. Pouco a pouco você vai pegando o jeito e se aventurando em trilhas mais atrevidas a cada pedalada. E claro, o melhor de tudo é que você pode contar o auxílio de bikes preparadas para o seu percurso e tipo físico, colaborando ainda mais para o seu desempenho e aumento da sua qualidade cardiorrespiratória. Uma junção perfeita. Com o passar do tempo você vai se sentir muito mais resistente e com fôlego de sobra para qualquer desafio diário, dentro ou fora das trilhas.

2 – Você vai ficar bem mais forte!

A bike de MTB naturalmente convida você a explorar muito mais a sua força. Isso porque, diferente das bicicletas mais leves, esta é uma bike montada com intuito de preparar o ciclista para grandes obstáculos. 

O atleta de MTB é desafiado a todo momento a transpor empecilhos na estrada como pedras, inclinações, raízes, dentre outras irregularidades do solo. A consequência disso é o aumento gradativo da capacidade de força. Por isso, a quem pratica o Mountain Bike, chamamos de brutos!

3 – Autoconfiança não vai faltar

Nada melhor do que ter a certeza do seu potencial diante dos desafios do dia a dia, não é mesmo? Ainda mais quando não se trata de um desafio qualquer. Afinal, Mountain Bike é pra quem tem coragem e está disposto a se superar constantemente.

Diferente de uma pedalada a passeio pelas ruas do seu bairro, o MTB vai te apresentar o lado aventureiro e atrevido dos pedais. E encarando desafios dessa proporção, você com certeza vai se considerar preparado e até estimulado para outras atividades que exijam mais da sua ousadia. O segredo é não desistir!

4 – Incentiva a sua capacidade de organização

Sabendo que o MTB é um esporte que exige bastante da sua dedicação, você precisará ter tempo para incluí-lo em sua rotina. Dessa forma, você vai praticar também o planejamento dos exercícios no seu dia a dia, respeitando os os horários destinados aos treinos, pedaladas nas trilhas e às demais obrigações que precisa cumprir todos os dias.

5 – Você também aprende a trabalhar em equipe

Apesar de ser um esporte em que as atrações principais são você e sua bike, o MTB é um convite a quem deseja aprender viver em equipe, pois trata-se de uma atividade praticada muitas vezes em grupo, principalmente durante os treinos e pedaladas do final de semana. Antes de se tornar um atleta em tanto, o ciclista exercita a sua capacidade de ser parceiro de pedal nas estradas. Assim ele adquire experiência para seguir ensinando e aprendendo com os demais.

6 – Conexão com a natureza

Se você ainda não sabe a diferença que o contato com a natureza causa em nossa vida, pratique MTB e verá!

As obrigações que temos que cuprir diriamente, a correria para o trabalho, estudos, resolução de questões familiares, tudo isso são itens que enchem a nossa mente e nos deixam no “piloto automático”, desatentos à nossa própria existência. A conexão com a natureza faz com que a gente se lembre de quem somos e da paz que necessitamos experimentar para recarregarmos as energias e darmos conta de enfrentar situações complexas com serenidade.

7- Impossível não fazer grandes amigos!

Como já dissemos antes, o MTB te leva a praticar muitas atividades em grupo e te faz aprimorar ainda mais seu potencial de trabalhar em parceria, de modo que todos possam sair ganhando. Dos treinos e competições, surgem aquelas “pedaladas extras”, que serão por puro hobby e desejo de passar um tempo a mais com a galera praticando esse esporte que faz tão bem. Quando menos perceber, o ciclismo já vai ter entrado em sua vida e com ele, as pessoas que compartilham da paixão por esse esporte. Afinal, amizades são sempre bem vindas!

8 – Que tal se livrar do stress?

Ninguém, absolutamente ninguém, consegue viver sem ter que passar por alguma situação de stress no dia a dia. Mas o lado bom é que há inúmeras maneiras de fazer com que a tensão não te domine e atrapalhe o funcionamento da sua mente e corpo. Nada melhor do que praticar uma atividade que te faça movimentar, se conectar com a natureza e estar perto de pessoas que você gosta. Vai se sentir completamente renovado!

9 – Seu metabolismo será outro

É muito comum as pessoas reclamarem sobre a dificuldade que possuem para emagrecer, ganhar massa e ter um físico não só esteticamente bonito, mas saudável. Se você deseja melhorar o seu metabolismo e enxergar o resultado de seus esforços para manter a “boa forma”, o MTB é um esporte muito indicado. É claro, tudo precisa estar equilibrado a uma boa alimentação e um estilo de vida que colabore para esse processo. Estando tudo ok, terá seu corpo funcionando a todo vapor!

10 – Um vício do bem

Na busca pelo alívio do nosso sofrimento diário, sempre buscamos um refúgio ou aquela “válvula de escape” para nos sentirmos bem em meio aos problemas da vida. Não é novidade que a partir daí surgem as dependências, que são inúmeras, e muitas prejudiciais à saúde. A boa notícia é que praticar MTB também vicia, mas será um vício que te trará muita qualidade de vida, pode ter certeza! Ainda mais agora, com tantas naves lindíssimas e potentes sendo lançadas o tempo todo para atender ao que você deseja experimentar com o esporte. Escolha sua máquina vá pedalar por aí!

Você tem vontade de começar a praticar o Mountain Bike, mas ainda não sabe como ou com qual bike?

A gente te indica uma aprovadíssima e também muito linda que vai te fazer sentir o gostinho de ser um aventureiro. Conheça a Hunch 27v, a bicicleta ideal pra você dar “aquele pontapé” nas suas aventuras.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias