Pedalar à noite pode ser uma excelente alternativa pra quem usa a falta de tempo como desculpa para não se exercitar.
Então, se você trabalha ou se ocupa com outras atividades durante o dia, já sabe o que fazer para se inserir no mundo dos aventureiros!
E se você é da turma de pedaleiros que resolveram curtir uma aventura noturna, este artigo é pra você.
Antes de meter o pé, dê uma conferida nestas 6 dicas para um pedal agradável e seguro à noite:
1 – Opte por pedalar em grupo
Qualquer dificuldade que surge no pedal durante o dia, torna-se ainda mais complexa a noite. É preciso que o ciclista tenha o dobro de atenção com o trânsito e com tudo que envolva sua segurança.
Nesta ocasião, o pedal em grupo pode a melhor escolha. Além de favorecer a visibilidade no trânsito, é a garantia de que terá com quem contar em caso de urgência.
Sabe aquele carro ou obstáculo que você não viu? O parceiro da frente ou do lado te dá o ‘alerta’ e ajuda a evitar incidentes!
2 – Os adesivos e refletores serão seus melhores amigos!
Equipe a sua magrela com detalhes chamativos e mostre que você está no trânsito para ser visto e respeitado pelos demais. Alguns pedaleiros não têm noção do quanto um refletor pode ser importante.
Não são poucos os casos de acidentes graves entre veículos e ciclistas motivados pela falta de visibilidade, principalmente a noite. São itens simples que podem salvar a sua vida.
3 – Use óculos de visão noturna
Tão importante quanto ser visto na estrada, é você enxergar bem cada detalhe do seu trajeto.
“Mas a minha visão é ótima, o óculos incomoda”.
Nada de desculpas, ser um ciclista responsa exige de você a visão mais limpa possível do percurso.
Os ciclistas cautelosos sempre contam com os óculos especiais para essas aventuras. Por isso, lembre-se de usar suas lentes de cor laranja!
4 – Use faróis dianteiros e traseiros
Como já mencionamos, as chances de acidentes à noite (pela baixa visibilidade) são maiores.
Além de ver e ser visto, a missão exclusiva dos faróis na bike é a de te fazer enxergar os obstáculos que, muitas vezes, nem as lentes especiais permitem.
Por mais que você conheça o seu percurso, os buracos, pedras e animais (pequenos e grandes) a beira do caminho sempre surgem de forma imprevisível.
5 – Capriche no vestuário!
Refletores ok. Adesivos ok. Faróis ok…
Sua bike já está pronta pra dar aquele rolê noturno!
E você, está? Sim, você é o protagonista do pedal e precisa estar bem “sinalizado”. Se a magrela conta com o auxílio de equipamentos, o ciclista deve contar com um vestuário iluminado.
Se o assunto é segurança, ser discreto demais na hora de escolher a roupa não vale. Aposte em cores fortes e estampas chamativas. Dá pra se vestir corretamente sem sair do seu estilo.
Aqui no site da TSW você encontra uma variedade de opções que atendem a todos os perfis. Então pode apostar no visual sem medo, beleza?!
6 – Percorra trajetos que você conhece
Sabemos que nós, aventureiros de carteirinha, temos tendência a nos sentir tentados em querer desbravar novas rotas por aí. Mas deixe para fazer isso quando puder pedalar durante o dia.
A noite não é o turno mais indicado para que você explore lugares que não conhece. Além dos próprios obstáculos num terreno desconhecido, é melhor não se expor ao risco de assaltos.
Estando atento a cada uma das dicas acima, é só partir para a estrada e aproveitar seu giro noturno!
Valeu, tamo junto!
photo: @lu1zcarlosjr