Quando investimos pesado no ciclismo, logo ansiamos participar de provas e corridas de grande visibilidade no nosso país. Mas, para quem nunca participou, sempre há dúvidas sobre como devemos nos preparar para ela.
Para isso, trouxemos 6 dicas que vão te ajudar a participar da sua primeira competição de MTB com grande estilo!
E a última dica é da atleta Iara Caetano da Equipe @tswsramteam!
1° – Prepare o seu psicológico
Se a sua cabeça não estiver no lugar, saiba que o seu pedal também será afetado.
Cuidar do psicológico é essencial em qualquer situação e esporte – principalmente no ciclismo.
Como as provas de MTB são regadas de muita pressão e adrenalina, é comum ficarmos ansiosos com o desenvolvimento nas pistas. No entanto, toda essa preocupação que, às vezes, não é necessária, pois já estamos mais que preparados, muito nos atrapalha durante o pedal.
Por isso, cuide bem dele. Faça atividades de lazer durante os treinos e antes da competição, escute uma música, converse com os amigos, medite e faça atividades que te acalmam, mas com moderação.
2° – Tenha uma boa alimentação
Você já deve saber que uma dieta regrada para ter energia e saúde para suportar os trancos e barrancos do MTB é essencial. No entanto, você sabia que fugir dessa alimentação alguns dias antes ou no dia da competição pode alterar o seu desempenho?
É recomendado que você consuma os alimentos de costume da sua dieta até mesmo no dia da competição para evitar que o seu organismo reaja negativamente.
3° – Treine para a sua competição
Mesmo que sejam pesados, os treinos do dia a dia possuem suas diferenças em relação aos treinos que realizamos para as competições.
Durante as provas você terá que lidar com outros ciclistas correndo com você, tentando ultrapassá-lo e ainda terão os fatores clima e local que serão desafiadores.
Por isso, indicamos que você comece a treinar focado na competição alguns meses antes para que o seu corpo e o seu psicológico se preparem corretamente. Para isso, treine em um terreno que seja parecido com as pistas da prova e corra a mesma quantidade de voltas que você fará na competição.
4° – Faça o reconhecimento de pista
Tudo depende da organização do evento, mas, geralmente, você tem liberdade para correr nas pistas do evento alguns dias antes da prova para fazer o reconhecimento de pista. Esse processo é essencial para ter bons resultados no dia da competição.
É no reconhecimento de pista que você e sua bike melhor se adequa ao que deve e não deve ser feito na corrida, em quais trechos deve-se acelerar, reduzir, trocar as marchas, realizar desvios e assim por diante.
Lembramos que o reconhecimento da pista deve ser feito até o dia que antecede a competição e, nesse dia, você deve realizar apenas treinos leves e poupar energia para a competição do dia seguinte.
5° – Você está lembrando da sua bike?
Lembre-se que você não vai competir sozinho.
Parece óbvio, mas cuidar da sua bike antes da corrida é essencial para evitar quaisquer contratempos durante a competição.
O ideal é que seja realizada uma boa revisão na bike e que sejam feitos vários testes nela para saber se vocês estão no mesmo ritmo para a corrida.
Além da bike, também deve-se lembrar dos seus equipamentos de emergência e os essenciais para o seu pedal, sendo pneus e câmara de ar reserva, bomba de ar, kit multi-ferramentas, capacete, luvas, óculos e outros..
6° – Dica da Iara Caetano: faça alongamentos e medite!
Fazer alongamentos e meditação no dia a dia, antes e depois dos treinos é um ótimo meio de colocar o corpo e a mente no lugar para as provas.
“Consigo realizar os exercícios com mais exatidão e a mente fica bem mais leve e concentrada!!” ~ Iara Caetano.
E aí! Gostaram das dicas? Nos marque no Instagram @tswbike para vermos como vocês estão se saindo nas competições.