Não estamos em tempos de aglomeração, mas é sempre tempo de aprender mais sobre como ter um pedal tranquilo, produtivo e satisfatório.
O giro com aquela galera numerosa e sedenta por alta performance faz parte da vida de todo ciclista apaixonado, afinal, nada melhor que fazer o que amamos, junto de pessoas que partilham da mesma emoção com a bike e de quebra ainda ter chance de vencer competições, bater records…
Mas, a gente só não pode esquecer de que pedalar num grupo com grande número de pessoas também exige de nós muitas técnicas! Quer saber quais?
Então aqui vão 5 dicas de como pedalar em pelotão!
1 – Seja parceiro com os outros ciclistas;
Nada de individualidade nessas horas. Um pedal em pelotão precisa contar com a cooperação de todos os ciclistas envolvidos. Seja cordial com os demais. Não existe essa de “esse é aliado, esse não” até o final do percurso…
A qualquer momento viradas podem acontecer. Seu aliado vira adversário, o adversário aliado e por aí vai.
2 – Saiba posicionar-se no pelotão;
As posições à frente do pelotão são sempre mais favoráveis, mas sabemos que não dá para todos ocuparem as primeiras posições durante o pedal.
Seja frontal, lateral ou diagonal, preocupe-se em ficar nos lugares seguros, onde o ciclista que se encontra à sua frente barre o vento e os das posições laterais estejam em sintonia sem te expor a riscos.
3 – Avise sobre os obstáculos a quem está atrás;
Ainda que todos conheçam o percurso, se estiver nas posições frontais do pelotão, nunca se esqueça de alertar aos parceiros sobre imprevistos que surgirem na estrada.
4 – Não faça movimentos bruscos de repente;
Isso é um grande perigo não só para você, mas para os ciclistas que estão próximos. Se você acelerar, frear, mudar de direção ou tentar “cruzar roda”, outro ciclista pode se chocar com a sua bike. e 25 cm é a distância mínima de segurança
5 – Se tiver problemas com a bike, avise aos parceiros e afaste-se do pelotão;
Imprevistos acontecem, então não se intimide em informar aos demais ciclistas que sua bike está apresentando problemas mecânicos. Sinalize, levante o braço, fale e peça ajuda se preciso.
Por fim, seja um ciclista responsa e inteligente!
O giro em pelotão sempre tem uma carga de competitividade. Mas perceba que se pensar apenas em você, poderá se complicar. Equilibre seus planos estratégicos com o respeito aos demais e vai ver como é simples atingir o resultado que deseja.
Valeu, tamo junto!