cuidados com componentes de carbono

5 cuidados com os componentes de carbono da sua MTB

É sempre o mesmo dilema: ou você tem uma bike com componentes de alumínio por se sentir mais seguro na pilotagem, ou você procura por uma bike em carbono por ser mais leve e ampliar o seu desempenho. Nesse caso, se você escolher uma bike com componentes em carbono, saiba que há alguns cuidados extras que se deve ter com os componentes deste material.

Se liga no zelo que você precisa ter com seus componentes de carbono:

  • Cuidado ao limpar os seus componentes!

Sair para o pedal com a bike limpinha e voltar suja é um clássico no MTB brasileiro. Não tem como fugir disso, mas você deve se atentar à forma como limpa os seus componentes após o treino e aos produtos que usa para isso.

5 cuidados com os componentes de carbono da sua MTB 1

Por isso, o ideal é usar produtos de limpeza que sejam próprios para os componentes de carbono ou aqueles que sejam “neutros”; e sempre evitando o contato com solventes e lubrificantes em áreas inapropriadas. Além disso, também é importante não jogar fortes jatos de água nos componentes, pois isso pode vir a interferir na qualidade e na vida útil dos mesmos.

  • Parece bobo, mas você precisa proteger sua bike contra os raios solares

Sabe aquele momento que você chega em casa depois do pedal e “larga” a bike naquele cantinho? Pois é, saiba que você não pode deixar ela em qualquer lugar, principalmente após um treino pesado.

O sol e os raios ultravioletas em excesso podem interferir na qualidade dos componentes e, até mesmo, deteriorá-los. Por isso, guarde sua bike em um local com sombra ou proteja ela dos raios solares diretos.

5 cuidados com os componentes de carbono da sua MTB 2

Um detalhe importante é: caso sua bike esteja exposta ao sol e você queira lavá-la, tire-a do sol e espere que todos os seus componentes voltem a uma temperatura ambiente para evitar o choque térmico entre a água fria e a bike aquecida. Uma ação contrária pode vir a  resultar negativamente na qualidade dos componentes.

  • Você toma cuidado com quedas, impactos e já observou o seu chainstay?

Ser cuidadoso com uma bike que foi projetada para receber impactos parece até ironia, né?

Mas acontece que existem os impactos corretos que a bike pode receber e os que ela não pode receber. Quando falamos de componentes de carbono, devemos lembrar que eles são ótimos para promover o desempenho do ciclista, mas que, também, podem ser sensíveis a impactos extremos, principalmente daqueles vindos de quedas.

Além disso, você já observou como está o chainstay da sua bike? Essa é uma parte muito específica da sua bike que está sempre vulnerável a impactos e, também, às batidas da corrente que podem vir a causar danos. Por isso, indicamos que seja usado um protetor para evitar que essa parte tão importante do seu quadro de carbono não se danifique. Esse é apenas um dos cuidados que você deve ter com o seu quadro de carbono.

5 cuidados com os componentes de carbono da sua MTB 3
  • Faça o torque no aperto ideal!

Se liga nessa: nada em excesso é bom, inclusive o torque feito nos seus componentes. Nunca, jamais, em momento algum, nem sonhe em fazer os apertos e ajustes nos componentes da sua bike além daqueles que são indicados pelo fabricante. Para melhor se orientar, o torque ideal costuma estar gravado em algumas peças da bike.

5 cuidados com os componentes de carbono da sua MTB 4

Mas porque não posso apertar demais os torques? É simples. Se você pressionar demais os seus componentes, eles podem vir a sofrer rachaduras e quebras durante o uso.

  • Por último, mas não menos importante: faça a manutenção na sua bike

Manutenções e inspeções regulares são essenciais para manter a vida útil dos seus componentes. Por isso, não espere que algum deles chegue ao seu extremo para verificar a qualidade do mesmo. 

E aí! Gostaram das dicas? Nos marque no Instagram @tswbike para vermos como vocês estão se saindo nas competições.

Menu

Quickview

Fechar

Categorias