Quando se trata de pedal, uma bike com bons componentes, uma vestimenta de qualidade, sapatilhas confortáveis, luvas no tamanho ideal e um capacete robusto são os pré-requisitos indispensáveis. Mas, além desses acessórios, quais outros itens são obrigatórios no pedal de um ciclista de respeito?
Pensando em um pedal de maior qualidade, segurança e conforto, separamos 5 apetrechos que vão te salvar quando sua bike te deixar na mão. Bora lá? O último é o mais importante!
Imagine que você vai fazer um pedal durante o pôr do sol e com o passar de alguns minutos, o céu se escurece e a noite chega. Você não enxerga nada e o local que você está não possui uma iluminação adequada. São nesses momentos que você precisa ter um bom farol instalado na sua magrela.
Além de ser útil para iluminar o local, ele e as luzes refletoras ainda promovem a sua segurança nos períodos noturnos, informando a sua presença para quem está na contramão.
Ah! Reforçamos que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) julga como obrigatório no pedal o uso da sinalização noturna dianteira, traseira e lateral.
Clique aqui para saber mais sobre faróis e refletores
Quem não quer marcar o tempo, a quilometragem rodada e a velocidade média feita no percurso?!
O velocímetro facilita que o seu pedal renda dados certeiros, auxiliando em um resultado numérico mais conciso.
Não é só isso! Para a segurança do ciclista, a velocidade máxima permitida para circular em ciclofaixas ou ciclovias é de 20 km/h. Assim, o velocímetro pode ser um grande amigo para te ajudar a andar na linha.
Caramanhola ou Mochila de Hidratação
A hidratação é tudo em todos os momentos (principalmente no pedal!)
Para se manter sempre hidratado é importantíssimo levar consigo uma ou duas caramanholas para o pedal e para facilitar o deslocamento da squeeze é indicado o uso de um suporte de caramanhola localizado no quadro na magrela.
Além da caramanhola, outro meio de se manter hidratado é carregando uma mochila de hidratação pequena e leve que tem como diferencial a facilidade para beber água. Ela leva a água até a sua boca através de um pequeno tubo, evitando que você precise parar a bike ou que você tire as mãos do guidão para se hidratar.
Agora você não tem desculpas para não se hidratar no pedal, hein!
Bolsas para selim, quadro ou guidão
Queremos ficar livres quando estamos no pedal. Só você, a bike e a estrada. Mas nem sempre é assim. Precisamos levar o celular, um lanchinho energético, ferramentas de socorro e algumas outras tranqueiras. É aí que te perguntamos: onde vamos levar tudo isso?
A resposta é simples: em uma bolsa de selim, quadro ou de guidão!
As bolsas que fixamos em locais específicos das magrelas são uma mão na roda para carregarmos tudo o que precisamos para o pedal. Tais itens podem ser câmaras de ar, kit de ferramentas multifunção, espátulas e outros. E quem vê o tamanho das bolsas não imagina que é possível encontrar até uma frigideira nelas.
Imagine que você está no pedal e, de repente, sua válvula dá um b.o ou o pneu fura. A raiva vem e toda a paz vai embora. Cá entre nós, isso é um baita pé no saco.
São em situações como essa que ter uma bomba de ar quebra um baita galho. Dependendo do que houve com o seu pneu, elas vão encher a câmara de ar e você vai voltar para a paz do pedal; e, caso o seu pneu estiver furado, você pode encher o pneu e empurrar a bike de volta para casa sem danificar os demais componentes da roda. Ah! Se você tiver uma bolsa de selim com uma câmara de ar reserva, já será possível realizar os reparos necessários, encher o pneu e correr pro abraço!
E aí, qual desses itens você vai levar para o seu próximo pedal?
Lembrando que além dos acessórios destacados aqui, a roupa adequada, capacete, joelheiras e luvas são itens obrigatórios para o pedal, hein!