Dia do Ciclista | 19 de agosto | TSW

19 de agosto. Dia nacional do ciclista

Os aventureiros apaixonados merecem ter um dia só deles, com toda certeza! 

A data de hoje poderia ser marcada apenas por nossa enorme paixão, mas carrega uma história nem tão feliz que serviu de lição e incentivo ao respeito no trânsito. Vamos conhecer mais sobre o dia nacional do ciclista?

“Por que o dia 19 de agosto?”

Essa data foi escolhida em memória a Pedro Davison, um ciclista brasiliense que foi vítima de um acidente fatal aos 25 anos, em 2006. Pedro foi atropelado durante um pedal no Eixo Sul.

19 de agosto. Dia nacional do ciclista 1
Pedro Davison | Fonte: Programa de Atendimento Multidisciplinar às Vítimas de Violência

Para quem não conhece, o Eixo do Sul – também conhecido como “Eixão do lazer” – é uma via expressa de Brasília que aos domingos é destinada apenas ao lazer e, por isso, proíbe o tráfego de automóveis no local.

O Eixão do Lazer, em Brasília, é uma "ciclovia operacional". Foto ...
Eixo Sul ou “Eixão do Lazer”| Fonte: mtbbrasilia.com.br

O motorista que atropelou Pedro, além de estar circulando num espaço indevido, também estava embriagado. 

Sabemos da luta que enfrentamos diariamente para termos nosso lugar respeitado no trânsito.

Por isso, muito mais do que uma data comemorativa, o dia 19 de agosto é uma data para enfatizarmos a conscientização de todos os cidadãos que precisam ir e vir em seus veículos de grande ou pequeno porte. A vida dos ciclistas sempre será defendida nesta data.

Nossa forma de lutar por um trânsito melhor para os ciclistas é… pedalando!

19 de agosto. Dia nacional do ciclista 2
Foto: instagram @lu1zcarlosjr

Exatamente! Somente mostrando todo amor e responsabilidade com a bike conquistaremos gradativamente grandes feitos a nosso favor.

Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, é um claro exemplo desse compromisso com a evolução do ciclismo e também do mercado.

Com o registro do aumento da quantidade de ciclistas no Brasil, a Aliança Bike apresentou 10 propostas para estimular o uso e o mercado de bicicletas no Brasil

Dentre as propostas, estão a oferta de mais áreas de lazer para ciclistas e a ampliação das redes de ciclovias, ciclofaixas, bicicletas compartilhadas e bicicletários permanentes.

Já chegamos a lugares que nem imaginávamos e, com o crescimento do ciclismo no Brasil, as instituições que trabalham por melhorias no trânsito tendem a olhar ainda mais para as necessidades de quem pedala.

Então saiba que você, só por ser um ciclista, já é um guerreiro e também colaborador deste propósito que é fazer o nosso estilo de vida ter o máximo de respeito e apoio merecidos. Não podemos desistir da nossa missão, hein!

Parabéns pelo seu dia, pedaleiro. Tamo junto!

Foto destaque: instagram @rosinei_pimentel

Menu

Quickview

Fechar

Categorias